Artigos

por Fernando Rosemberg Patrocinio

 

Inspirações de Nosso Lar


Tudo, do Universo físico e astronômico, caminha para Frente e para o Alto. Tudo se movimenta, e, portanto, o próprio Mundo que habitamos se agita por Leis eternas, perfeitas e imutáveis, se movendo pelos “espaços vazios” ao seu entorno, se rotacionando, e, pois, se transladando em órbitas incríveis, de uma matemática perfeita, donde o próprio Sistema Solar, nossa Galáxia, bem como Tudo o mais, também se agitam e se movimentam, provando a mim, a você e a todos nós, que a Ordem de Tudo à nossa volta prova a existência de um Sábio Criador, Matemático por Excelência, mas também Pai Generoso, seja de mim, de você, de todos nós.

Mas dizíamos: se movendo pelos “espaços vazios” ao seu entorno, numa expressão algo descabida, pois que “O Livro dos Espíritos” (1857-AK) já nos garantira no Século 19, ao seu Item 36, que:

“Nada é vazio; o que te parece vazio está ocupado por matéria que escapa aos teus sentidos e instrumentos”. (Opus Cit.).

Logo, tudo à nossa volta, além de sua limitada atmosfera, está ocupado por algo mais ainda, de caráter não limitado, e a própria Ciência mundana já está desconfiando de tal fato, de tal possibilidade. E, pois, o Espiritismo, seja com Kardec, com Chico ou com Divaldo Franco, bem como por muitos outros mais, vem garantindo o mesmo: que não estamos sós no Universo aparentemente vazio à nossa volta, pois que tem mais, e, muito mais.

E, estes, pois, são os nossos afetos ou desafetos, amigos ou inimigos da zona espiritual mais próxima dos humanos, zona umbralina que nos circunvolve a tudo e a todos, indubitavelmente...

Mas que não se engane, pois que, em tudo: há Lei, Ordem, Vigilância, provando, pois que:

“As áreas do espaço, às vezes enormes, ocupadas por legiões de criaturas padecentes, ou desequilibradas, ESTÃO CIRCUNSCRITAS E POLICIADAS, por maiores que sejam, funcionando à maneira dos sítios terrestres, utilizados por grandes instituições para a recuperação dos enfermos da mente”. (Vide: “E a Vida Continua”, 1968-André Luiz-Feb.)

Logo, nunca estamos sós!

Porém, nossas companhias espirituais são boas ou más, excelsas ou trevosas, conforme nosso comportar terreno, nosso psiquismo elevado ou rebaixado, com o Evangelho ou fora dele, pois já se sabe que “semelhante atrai semelhante”, fazendo valer, pois, a máxima do Cristo: “Orai e vigiai”, para não cairdes em tentação.

Todavia, gostaríamos de expressar algo mais ainda.

Aliás, de um ensino extraído da excelente “Colônia Espiritual de Nosso Lar”, localizada acima do “Umbral” que circunvolve os habitantes terrenos; donde André Luiz observa, após sua recuperação médica e psicológica, que:

“O espetáculo apresentava-se soberbo! Habituado à reclusão hospitalar, entre grandes árvores, ainda não conhecia o quadro maravilhoso que a noite clara apresentava, ali, nos vastos quarteirões do Ministério do Auxílio. Glicínias de prodigiosa beleza enfeitavam a paisagem. Lírios de neve, matizados de ligeiro azul ao fundo do cálice, pareciam taças de caricioso aroma”. (Vide: “Nosso Lar”, 1943-AL-Feb.)

E acrescentava, maravilhado, mais adiante:

“Nunca presenciei tamanha paz!”. (Opus Cit.)

E, mais adiante, UMA INSTRUÇÃO QUE NOS CABE A TODOS OS HABITANTES DO MUNDO TERRENO, com suas mazelas, suas tristezas, suas guerras: bélicas ou mentais, enfim, sua desarmonia, sua dolorosa provação involutiva num plano expiatório quase infernal.

Informa André Luiz que:

“Há compromisso entre todos os habitantes equilibrados da Colônia, NO SENTIDO DE NÃO SE EMITIREM PENSAMENTOS CONTRÁRIOS AO BEM. Dessarte, o esforço da maioria se transforma numa PRECE QUASE PERENE. Daí nascerem as vibrações de paz que observamos”. (Opus Cit.)

E o fato é que:

A Ordem e a Estrutura Organizada da cidade espiritual de Nosso Lar servem de modelo exemplar para o que, amanhã, produziremos MENTALMENTE no Mundo terreno, e, pois, cá comigo, fico a imaginar quando a Terra toda, com seus inúmeros habitantes, mais conscientes, e, pois, mais evolvidos, puderem fazer justamente o que fazem os habitantes daquela cidade.

NÃO SE PERMITINDO A NENHUM DE NÓS: QUAISQUER PENSAMENTOS CONTRÁRIOS AO BEM. Donde teremos uma Nova Terra, ordenada e pacificada em Cristo Jesus.

Que tal iniciarmos ISTO por hoje mesmo.

BONS E MAIS SAUDÁVEIS PENSAMENTOS!

BONS E MAIS SAUDÁVEIS EXERCÍCIOS, ATOS E FEITOS PARA COM O NOSSO PRÓXIMO, NOSSO SEMELHANTE, NOSSO IRMÃO!

Com isso, creio eu, haveremos de inspirar outros irmãos nossos a fazerem o mesmo, para que possamos, mais hoje, mais amanhã, atingirmos o mesmo nível mental de Nosso Lar, ordenado pelo Evangelho de Jesus!
 
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita