Cartas

Ano 15 - N° 738 - 12 de Setembro de 2021

De: Maria Pascoaleto (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 3 de setembro de 2021 às 22:45:59
Ainda tenho dúvidas: o Espírito estagiou ou não em todos os reinos, até chegar onde estamos?

Maria

 

Resposta do Editor:

Sim. A evolução da alma – a chamada evolução anímica – é fruto de longo e demorado esforço, no qual a passagem do princípio inteligente pelos reinos inferiores da criação é um fato citado por vários autores, como Galileu (Espírito), Gabriel Delanne e André Luiz, entre outros.

O tema foi examinado em inúmeras oportunidades nesta revista, como, por exemplo, na edição 362, que a leitora pode acessar clicando neste link

 

De: Luiz Carlos Marchiori (Itajaí, SC)

Sexta-Feira, 3 de setembro de 2021 às 13:14:51

Boa tarde.

Gostaria de adquirir alguns livros da obra de André Luiz, como fazer?

Abraços.

Luiz

 

Resposta do Editor:

Várias distribuidoras de livros espíritas comercializam livros de André Luiz, inclusive a Livraria da própria FEB, que publicou a maioria das obras desse autor. Uma ligeira busca nas páginas da internet lhe indicará o melhor caminho.

Quanto a nós da revista O Consolador, todos sabem que não comercializamos livros, apenas os divulgamos.

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)

Quarta-feira, 8 de setembro de 2021 às 09:41

Assunto: Chico Xavier é homenageado pela União

No dia 6 de setembro deste ano foi sancionada pelo Poder Executivo federal a Lei 14.201 que determina seja inscrito o nome do médium Chico Xavier no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília-DF.

Antônio Carlos

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Quinta-feira, 9 de setembro de 2021 às 09:31

Assunto:

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

Você conhece a seção Foi Assim do Correio Fraterno? É um espaço reservado no jornal para que as pessoas contem suas experiências relacionadas ao Espiritismo.
Na atual edição comemorativa de número 500, publicamos uma história bem interessante, relatada em 1980 pelo escritor e médium Jorge Rizzini sobre uma sessão mediúnica realizada na casa de J. Herculano Pires.
“Eu e ele, apenas. E manifestavam-se espíritos muito queridos, como Cornélio Pires (primo de Herculano), Guerra Junqueiro, Carmen Cinira”, conta Rizzini: 
www.bit.ly/HerculanoERizzini

Em uma dessas sessões, apareceram os espíritos Pedro Granja e Carlos Imbassahy. Herculano logo se animou, querendo conversar com eles. Mas surgiu uma dificuldade para o médium Rizzini.
Saiba o que aconteceu, como Herculano reagiu e o que, depois, descobriram.

Espero que você goste!

Até a próxima,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Domingo, 5 de setembro de 2021 às 20:33

Olá!  

Caros amigos.  

Saudações Kardequianas.

O Movimento Espírita Brasileiro (MEB) segue com todo o vigor, levando adiante a chama dos ensinos imortais do além-túmulo que foram trazidos para o Codificador do Espiritismo (Allan Kardec). 

Estaremos trabalhando com novos materiais. Sobre a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE) pós-Allan Kardec (1870 a 1890) e o seu término. 

Sinopse: A SPEE quando criada (1858) por Allan Kardec tinha por finalidade se transformar em um grande laboratório de experiências com além-túmulo e que por sua vez gerou as obras do Pentateuco Espírita, obras anexas e finalmente as Revistas Espíritas. Com o desencarne de Allan Kardec e a criação da Sociedade Anônima, a SPEE perdeu sua finalidade dentro desta nova instituição criada por Allan Kardec. A SPEE acabou se desvinculando da S/A e procurando os seus caminhos próprios. Passando por vários endereços: Rue Molieri (27), Galerie Valois (167), Rue Saint Denis (183). Sendo que foi acompanhado por grandes gigantes que conviviam com Allan Kardec na SPEE. Sr. Emile Blin, Sr. Boiste, Sr. Bourgès, família Chaigneau (Pai, Filho, Neto) e outros que jamais deixaram apagar a chama do mestre de Lyon. 

Na linha do tempo a SPEE teve altos e baixos. Um dos últimos presidentes foi o neto de Jean Alexandre Chaigneau (SPEE), o Sr. J. Camille Chaigneau. 

O Sr J. Camille Chaigneau, tendo a presidência nos anos 1888-1889, acabou se desviando do mestre de Lyon atacando no Congresso Internacional de Paris de 1889. Mostrando que a 1ª parte do Livro dos Espíritos não alimentava a razão. Pois tinha ojeriza à questão religiosa no Espiritismo. E o Comitê de Divulgação do Espiritismo acabou demitindo-o de suas funções. (Ver sua biografia e suas ideias na página.)

Vindo do Lyon (1885) um dos maiores gigantes de sua época, Adolphe Laurent de Faget toma a frente do Movimento Espírita Francês e traz um novo vigor ao Espiritismo na França e no mundo. 

Em 15/10/1890 a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (Société Parisienne des Études Spirites) desaparece e reaparece com uma nova denominação, Sociedade do Espiritismo Científico (Société du Spiritisme Scientifique), tendo Adolphe Laurent de Faget na presidência desta instituição; e que estavam localizados na Rue Saint-Denis 183, o mesmo endereço da antiga sede (SPEE). E serve de ponte dos grandes espíritas que vieram em períodos posteriores e falece em 1912. 

OBRAS: 

- Règlement de la Société parisienne des études spirites Paris (1870) (Fr.) 

- La Pensée libre - Bulletim de La Société Parisienne des Études Spirites (1885 - 1886) (Fr.) 

- La Pensée nouvelle - Organe de recherches psychiques et de philosophie expérimentale (1887 - 1888) (Fr.) 

- Florentino Barrera - A Sociedade de Paris (OBRA RARA TRADUZIDA) 

LINK  -  Para acessar, clique aqui 

A luta segue com força total.

Wanderlei

 

De: Irene André de Souza (São Paulo, SP)

Terça-feira, 7 de setembro de 2021 às 20:30:03

Assunto: Especial 311 - Isabel, a princesa que amou o Brasil

Me emociono com estes espíritos que tão grandemente amaram e contribuíram para que o Brasil se tornasse esta pátria amada e acolhedora.

Irene

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita