Artigos

por Waldenir A. Cuin

 

Uma visão mais otimista


“Provas, aflições, problemas e dificuldades se erigem na existência, como sendo patrimônio de todos. O que nos diferencia, uns diante dos outros, é a nossa maneira peculiar de apreciá-los e recebê-los.” (Emmanuel, no Livro “Rumo certo”, item 10, psicografia de Francisco C. Xavier.)


No atual estágio evolutivo em que nos encontramos, ainda diante da falta de maturidade espiritual e consciência plena de que somos herdeiros do que fizemos ao longo do tempo, com frequência permanecemos no pessimismo e na lamentação, mesmo observando diariamente imensa quantidade de acontecimentos positivos.

É incontestável que estamos mergulhados em grandes desafios, obstáculos e situações desagradáveis, no entanto, não podemos ignorar os inúmeros benefícios e oportunidades valiosas que a vida nos oferece para que, com esforço, superemos os momentos menos felizes, rumando na direção segura da prosperidade.

Sendo Espíritos eternos, aportamos na Terra com a firme proposta de realização de conquistas que nos atestem progresso e avanços, permitindo que nos dias do futuro possamos desfrutar de uma condição mais saudável e serena.

Cultivando, no quotidiano, uma visão mais otimista, podemos reconhecer que possuímos uma família, nosso porto de segurança onde encontramos, nos afetos do coração, a base de sustentação dos nossos sentimentos, aconchegados nos laços das afinidades.

Na vida social, tão necessária ao exercício das nossas faculdades humanas, podemos contar com o apoio e carinho de amigos diletos, colaboradores que enriquecem os nossos dias.

Pensando no desenvolvimento da nossa cultura, temos à disposição, notáveis educandários e exímios professores capacitados a nos oferecerem a quantidade de informações que buscamos para o melhor aparelhamento da nossa intelectualidade.

Livros com valiosos conteúdos se multiplicam aos milhares para o nosso deleite, bem como para o enriquecimento da nossa vida.

Empregos, mesmo que rudes, possibilitam que ganhemos, com o suor do nosso rosto, os recursos financeiros que nos sustentam e ainda enobrecem o nosso caráter.

Tecnologia disponível de largo alcance e profundidade, nos meios de comunicação, nos conectam com o mundo, oferecendo uma gama imensa de benefícios e dando voz a todas as criaturas.     

Engenhos e equipamentos sofisticados facilitam a nossa movimentação e confortam as nossas ações e atividades, dando-nos plenas condições de melhor aproveitar o tempo.

Recursos médicos, caracterizando-se como hospitais, profissionais de saúde, aparelhos e remédios nos garantem a saúde e proporcionam o bem-estar físico de que todos precisamos para que cumpramos nossos objetivos na presente existência.

O Evangelho de Jesus Cristo, esse exemplar manual da boa convivência e portador de imprescindíveis lições, que, se praticadas, nos assegurarão plena felicidade e grandes realizações, guiando-nos da animalidade para a angelitude.

Portanto, usando a racionalidade e o bom senso, não será difícil encontrar outros tantos recursos diários a nosso favor. Citamos apenas alguns deles mais visíveis e perceptíveis.

Sim, a vida não é fácil, compõe-se, diariamente, de inúmeros obstáculos que desafiam as nossas forças, no entanto, usando boa dose de otimismo, sustentado pelo idealismo e determinação, conseguiremos observar o lado bom da vida, na esteira da objetividade.

Reflitamos...

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita