Cartas

Ano 15 - N° 736 - 29 de Agosto de 2021

De: Maria Clara (Esteio, RS)

Sábado, 21 de agosto de 2021 às 23:15:05
Crianças que morreram e foram para o plano espiritual não são mais consideradas crianças?

Maria Clara


Resposta do Editor
:

Há Espíritos de crianças que, logo após a morte corpórea, voltam à condição anterior como adultos. Mas essa regra não é geral, o que explica o fato de muitos autores falarem da existência de crianças e de escolas no plano espiritual em que elas se preparam para as experiências que virão.

Eis algumas dessas obras:

Revista Espírita de janeiro de 1859

Entre a Terra e o Céu, de André Luiz, obra psicografada por Chico Xavier

Voltei, de Irmão Jacob, obra psicografada por Chico Xavier

A vida no outro mundo, de Cairbar Schutel

Cânticos do Coração (vol. II), de Yvonne A. Pereira

Mensagem do Pequeno Morto, de Neio Lúcio, obra psicografada por Chico Xavier

Escola no Além, de Cláudia Pinheiro Galasse, obra psicografada por Chico Xavier

Crianças no Além, de Marcos, obra psicografada por Chico Xavier

Resgate e Amor, de Tiaminho, obra psicografada por Chico Xavier.

No livro Entre a Terra e o Céu, de André Luiz, ele registrou o que a instrutora Blandina lhe disse a respeito do assunto:

“A criança desencarnada retoma de imediato sua personalidade de adulto? Em muitas ocasiões, é o que acontece. Segundo Blandina, quando o Espírito já alcançou elevada classe evolutiva, assumindo o comando mental de si mesmo, adquire o poder de facilmente desprender-se das imposições da forma, superando as dificuldades da desencarnação prematura. Diz ela que muitos renascem na Terra por brevíssimo prazo, simplesmente com o objetivo de acordar corações queridos para a aquisição de valores morais, recobrando, logo após a desencarnação, a apresentação que lhes é costumeira. Para a grande maioria das crianças desencarnadas o caminho não é, contudo, o mesmo. Almas ainda encarceradas no automatismo inconsciente, acham-se relativamente longe do autogoverno e são conduzidas pela Natureza, à maneira das criancinhas no colo materno. Não sabendo desatar os laços que as aprisionam aos rígidos princípios que orientam o mundo das formas, exigem tempo para se renovarem no justo desenvolvimento. É por isso que não podemos prescindir dos períodos de recuperação para quem se afasta do corpo denso, na fase infantil, uma vez que, depois do conflito biológico da reencarnação ou da desencarnação, para quantos se acham nos primeiros degraus da conquista de poder mental, o tempo deve funcionar como elemento indispensável de restauração. E a variação desse tempo dependerá da aplicação pessoal do aprendiz à aquisição de luz interior, através do próprio aprimoramento moral.” (Obra citada, cap. X, pp. 64 e 65.)

 

De: Lúcia Valente de Mesquita (Pelotas, RS)

Domingo, 22 de agosto de 2021 às 12:48:07
Boa tarde. Gostaria de uma explicação sobre a diferença entre vibração e padrão vibratório. Tenho dificuldade para entender.

Lúcia


Resposta do Editor
:

Vibração [do latim vibratione] significa movimento vibratório; oscilação. Pensamentos, sentimentos, emoções são por nós irradiados automaticamente em torno de nós e constituem o que, em linguagem espírita, chamamos de vibrações, que podem ser positivas ou negativas, elevadas ou de baixo teor.

vibração espiritual diz respeito à forma como nos relacionamos com o mundo. Quando estamos felizes e animados, ela tende a estar alta e estabelece uma ótima sensação de bem-estar que afeta a nós e aos outros.

O padrão vibratório indica o nível com que essa irradiação é feita. O padrão vibratório pode ser bastante elevado ou muito baixo, refletindo assim a qualidade espiritual da pessoa.

No meio espírita é fato sabido que a mudança estrutural, a elevação do padrão vibratório de uma pessoa e, evidentemente, do seu veículo espiritual, decorre do conjunto de três fatores: bons pensamentos, bons sentimentos e bons atos.

É por isso que as vibrações que nos vêm de pessoas altamente espiritualizadas nos fazem um imenso bem. Bem diferente é o caso das vibrações que nos vêm de Espíritos maus e que nos querem prejudicar. Elas nos causam mal-estar e podem, muitas vezes, dar origem a doenças na pessoa que as recebe. 

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Segunda-feira, 23 de agosto de 2021 às 22:40

Assunto: Vislumbrando um momento de decisão, quando setembro vier

Senhor Editor

Fim de agosto de 2021. (1)

Há intolerância, desrespeito, psicopatia. Alguns se acham poderosos, uma minoria, Mas, podem atentar contra a liberdade da maioria. Pode-se até argumentar contra uma normal decisão. Decisão que caminha livre dentro das quatro linhas da Constituição. Argumento tosco, mas garantido. Princípio da Liberdade de Expressão. (2)

Lutar não só contra o errado, defender o que é certo é a motivação. (3)

A arbitrariedade desaba diante da maioria, em ordeira manifestação.

Links que se relacionam com o texto acima:

(1) Link-1

(2) Link-2

(3) Link-3

Votos de paz a todos.

Luiz Carlos Formiga 

 

De: Administrador do Kit Evangelho (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 19 de agosto de 2021 às 13:02

Assunto: Novidades para Evangelização

O hábito da leitura espírita infantil dá asas à imaginação, permite viagens sem sair de casa e amplia a visão de mundo espiritual das crianças.

Confira os novos livros espíritas que estamos preparando para incentivar valores, ajudar na evangelização e estimular a espiritualidade.

Faça parte do www.kitevangelho.com e receba todo mês na sua casa os grandes ensinamentos espíritas em forma divertida e didática. Os 12 primeiros Kit Evangelho já estão disponíveis.

Pais e Evangelizadores, os livros podem ser utilizados na evangelização no lar.

Quer assinar e ainda tem dúvidas? Envie uma mensagem: WhatsApp (21)920028050

Siga nosso Instagram @kitevangelho

Administrador do Kit Evangelho

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 24 de agosto de 2021 às 09:49

Assunto: Vida e obra de Hermínio C. Miranda

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Como comentamos na semana passada, fizemos um trabalho especial de pesquisa para comemorar a edição 500 do Correio Fraterno.

Uma das surpresas mais legais que encontramos no acervo do jornal foi uma entrevista com o escritor Herminio C. Miranda.

Só pra você ter uma ideia, a gente teve muita dificuldade para fazer os cortes, editando o material no formato atual do jornal. Tudo era interessante! Que sabedoria tinha Herminio! Mas acho que conseguimos extrair o principal de tudo o que ele falou.

Você também vai gostar de conhecer os bastidores dos seus estudos e pesquisas, sua opinião sobre a vida de Jesus e as descobertas que fez com base no Espiritismo de sua provável participação na época das pesquisas de Allan Kardec:

www.bit.ly/HerminioVidaObra

Aproveite a leitura!

Até a próxima,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita