Entrevista

por Orson Peter Carrara

No sertão do Nordeste,
um estudo sério e aprofundado da doutrina

Natural de Currais Novos e residente em Acari, ambos no Rio Grande do Norte, Rodrigo Raniere de Oliveira (foto), nosso entrevistado de hoje, é bacharel em Ciências Contábeis pela UFRN e, nas lides espíritas, é o atual presidente do Grupo Espírita Sementes do Cristo, de Acari (RN), e subcoordenador da Área de Assistência e Promoção Social da Comissão Regional Espírita do Seridó, vinculada à Federação Espírita do Rio Grande do Norte. Na presente entrevista ele nos fala, entre outros assuntos, sobre o movimento espírita de sua cidade.

Quando e como se tornou espírita?

Desde criança meu pai realizava Evangelho no lar, o que me fez crescer dentro da doutrina espírita, algo que aflorou agora na idade adulta.

Situe sua cidade para conhecimento dos nossos leitores.

Acari localiza-se no interior do Rio Grande do Norte, a 210 km de Natal, a capital do estado. A cidade faz parte da região do Seridó, no sertão do estado. Acari é berço do falecido cardeal Dom Eugênio Sales e é considerada a cidade mais limpa do Brasil, segundo o prêmio INOVACIDADE que lhe foi concedido no ao de 2015.

Como é o movimento espírita na cidade?

Possuímos aqui apenas o Grupo Espírita Sementes do Cristo, que promove anualmente a Jornada Espírita de Acari, com palestras realizadas no prédio da Câmara Municipal de Vereadores, algo que atrai bastante a atenção do público em geral.

O que mais se lhe destaca do conteúdo da doutrina espírita?

A Justiça Divina. No Espiritismo encontramos respostas para perguntas que todos fazemos deste tempos imemoriais: quem somos? de onde viemos? para onde vamos? o que fazemos aqui? por que sofremos?

Das atividades espíritas a que se dedica, a divulgação é a que mais se destaca, mesmo antes da virtualidade provocada pela pandemia?

Antes da pandemia nosso Grupo Espírita Sementes do Cristo dedicava-se ao estudo sistematizado da doutrina espírita (ESDE), além de um Estudo semanal do Evangelho segundo o Espiritismo e as palestras públicas, com posterior aplicação de passes e água fluidificada. Com a pandemia, tivemos que suspender as atividades e concentramos nossos estudos e atividades por meio de lives pela internet.

Fale-nos sobre o canal Estudando Kardec que o grupo mantém no YouTube.

No canal Estudando Kardec temos estudos diários sobre as obras básicas da codificação. Nas segundas, quartas e sextas presento os estudos de O Livro dos Médiuns, O Livro dos Espíritos e O Céu e o Inferno. Nas terças, nosso companheiro Gilberd Soares apresenta o estudo do livro A Gênese e nas quintas Rosana Silva apresenta O Evangelho segundo o Espiritismo.

Na programação do canal quais os destaques?

Todos são destaques, pois o estudo sério e aprofundado da doutrina espírita é essencial para nossas atividades enquanto pessoas na vivência cotidiana.

Indique o link para inscrição no canal.

Para acessar o canal Estudando Kardec, clique aqui

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Também sou integrante do canal Seridó Espírita, onde apresento todas as quartas feiras, às 18 horas, o programa “Falando de Espiritismo”, com diversos convidados e convidadas de todas as partes do nosso País.

Suas palavras finais.

Quero aqui agradecer imensamente a oportunidade desta entrevista e dizer que nosso esforço, embora pequeno, é como uma pequena luz em meio à escuridão da ignorância. O Movimento Espírita Brasileiro necessita, mais do que nunca, do fortalecimento da sua base segura que é Allan Kardec. Levando isso em consideração, vamos fazendo nossa parte como um trabalho de formiguinha, a fim de divulgar o Consolador Prometido para cada vez mais corações em sofrimento.


 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita