Artigos

por José Reis Chaves

 

Fomos criados de graça, mas a salvação não

 
Paulo ensinou as doutrinas da fé, da graça, de sacrifícios agradáveis a Deus e do Pecado Original antes da existência dos ensinos dos Evangelhos, pois ele foi o primeiro a escrever os textos do Novo Testamento. E ele e o teólogo inglês Pelágio polemizaram muito a respeito delas. E Lutero, que se juntou a Santo Agostinho, as incrementou muito. Nessa questão, a Igreja ficou mais com o teólogo inglês Pelágio, pois ela não aceitava acabar com seus rituais e sacramentos. Mas, ultimamente, para mais entendimento com os protestantes e evangélicos, ela passou a aceitá-las discretamente.

E algumas doutrinas antigas vêm caindo num esvaziamento, pois se tornaram insustentáveis. Sempre houve padres, bispos, cardeais e até papas contrários a uma só vida nossa terrena, mas os líderes religiosos atuais evitam falar nisso de público, pois não querem prejudicar sua profissão. E, nesse sentido, alguns se desabafam comigo. Para saber mais: meus dois livros Best Sellers (editados também em Inglês nos Estados Unidos): “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”.

A doutrina da fé (do grego: “pistia” e do latim: “fides”), muitas vezes, seria melhor essa palavra ser traduzida por ‘fidelidade’, como fazem alguns tradutores modernos. Aliás, ela tem também esse significado. De fato, não basta crer em Jesus, é preciso que se tenha fidelidade a Ele, pois, crer por crer em Jesus, até os demônios maus creem nele.

Por oportuno, esclareço aqui que é comum as pessoas misturarem demônios com diabos. Diabo não é Espírito, mas símbolo do pecado (adversário dos Espíritos que somos). Assim é que Jesus tirava demônios das pessoas, mas nunca tirou delas diabo e nem satanás, cujo significado é semelhante ao de diabo, e não é, também, pois, demônio, que é Espírito humano ainda atrasado em sua evolução, enquanto que os anjos, ao contrário, são também Espíritos humanos, mas muito evoluídos.

A doutrina da graça, creio que ela só vale para a nossa criação. Mas criados que fomos, com intelecto e livre-arbítrio, passamos a ser responsáveis pelos nossos atos e, consequentemente, por nossos méritos e deméritos da lei de causa e efeito, que é manipulada por nós mesmos e não por Deus ou qualquer outro ser, já que colhemos o que semeamos.

Por falta de espaço, numa outra matéria, falaremos sobre o Pecado Original.

Se a nossa salvação fosse de graça, o reino dos céus não seria tomado por esforço. Realmente, passar pela porta estreita não é fácil. Da parte de Deus e Jesus, tudo já foi feito do modo mais perfeito possível. Cabe-nos fazer a nossa parte, ou seja, a vivência do Evangelho. Ou será que o Nazareno no-lo trouxe, como se diz, só pra inglês ver?



 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita