Cartas

Ano 15 - N° 726 - 20 de Junho de 2021

De: Léo Martins (Gravataí, RS)

Domingo, 13 de junho de 2021 às 11:03:28

Como o espírito reage e se comporta, quando o corpo físico encontra-se em estado vegetativo, conforme informe esclarecimento médico.

Léo


Resposta do Editor
:

No livro Plantão de Respostas – Pinga Fogo II, publicado em 1995 pela Editora CEU, Emmanuel, valendo-se da mediunidade de Chico Xavier, respondeu a uma pergunta semelhante, expressa nos seguintes termos: “O que se passa com os Espíritos encarnados cujos corpos ficam meses, e até mesmo anos, em estado vegetativo (coma)?”

Eis a resposta constante da obra mencionada:

“Seu estado será de acordo com sua situação mental. Há casos em que o Espírito permanece como aprisionado ao corpo, dele não se afastando até que permita receber auxílio dos Benfeitores espirituais. São pessoas, em geral, muito apegadas à vida material e que não se conformam com a situação.

Em outros casos, os Espíritos, apesar de manterem uma ligação com o corpo físico, por intermédio do perispírito, dispõem de uma relativa liberdade. Em muitas ocasiões, pessoas saídas do coma descrevem as paisagens e os contatos com seres que os precederam na passagem para a Vida Espiritual. É comum que após essas experiências elas passem a ver a vida com novos olhos, reavaliando seus valores íntimos.

Em qualquer das circunstâncias, o Plano Espiritual sempre estende seus esforços na tentativa de auxílio. Daí a importância da prece, do equilíbrio, da palavra amiga e fraterna, da transmissão de paz, das conversações edificantes para que haja maiores condições ao trabalho do Bem que se direciona, nessas horas, tanto ao enfermo como aos encarnados (familiares e médicos)”. 

 

De: Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 14 de junho de 2021 às 08:35

Assunto: Aniversário, projetos e ações em entrevista com presidentes e dirigentes USE-SP

No dia 12 junho, sábado, o canal Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes entrevistou a nova presidente e ex-presidentes da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. O órgão federativo paulista completou 74 anos de fundação no dia 5 pp e no dia seguinte elegeu a nova diretoria. Esse programa entrevistou e promoveu um diálogo com os ex-presidentes Antonio Cesar Perri de Carvalho e Júlia Nezu (atual vice-presidente), a presidente Rosana Gaspar e o vice-presidente Pascoal Bovino. A presidente e os dois vices recém-eleitos informaram sobre a proposta “trabalho e fraternidade” para o triênio. Em seguida, o ex-presidente Perri comentou destaques históricos da USE e se desenvolveu um diálogo cordial entre os quatro entrevistados. A presidente Rosana informou sobre o recente lançamento pela USE, em forma de e-book, de tradução de “A Gênese”, a partir da 4ª edição, publicada enquanto Kardec estava encarnado. Os convidados responderam a várias perguntas formuladas pelas coordenadoras do programa, Renata Cunha Melo e Fátima Mantello.

Para acessar o vídeo, clique aqui-1

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier 

 

De: AME Brasil (São Paulo, SP)

Domingo, 13 de junho de 2021 às 18:39

Assunto: Eleição da nova Diretoria para o biênio 2021/2023

A Associação Médico-Espírita do Brasil realizou Assembleia Geral Ordinária no dia 6 de junho de 2021, ocasião em que os associados elegeram a nova Diretoria, cujo mandato se estenderá até junho de 2023.

A nova Diretoria executiva ficou assim composta: Presidente: Dr. Gilson Luís Roberto (RS); Vice-Presidente: Dra. Kátia Maria Marabuco (PI); 1º Secretário: Dr. Fábio Nasri (SP); 2º Secretário: Dr. Ricardo dos Santos (AL); 1ª Tesoureira: Dra. Márcia Regina Colasante Salgado (SP) e 2º Tesoureiro: Dr. Paulo Rogério Dalla Colletta de Aguiar (RS).

Por fim, aproveitou-se o momento para a confirmação do MEDNESP 2022, congresso médico-espírita realizado bienalmente pela AME-Brasil, a ser realizado em plataforma virtual em decorrência da atual pandemia e com data para junho de 2022.

Direção da AME Brasil 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 15 de junho de 2021 às 21:02

Assunto: A vida pulsa no planeta

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Você tem ideia de quantas pessoas estão nascendo no mundo neste exato instante?

Arriscaria dizer? Arriscaria dizer o número de seres que chegam no planeta por dia?

A quantidade é impressionante. Estima-se que cerca de trezentos e oitenta mil Espíritos reencarnam na Terra por dia, atualmente, segundo os dados oficiais da ONU e UNICEF.

Isso significa por volta de duzentos e sessenta bebês por minuto, ou um pouco mais de quatro crianças por segundo.

Ao final destes cinco minutos de Momento Espírita, por exemplo, terão retornado ao cenário terrestre cerca de mil e trezentos irmãos nossos.

Mil e trezentas almas recebendo nova chance de crescer e aprender aqui.

Que movimento fabuloso! Que planejamento complexo e extremamente bem organizado, pois nenhum desses nascimentos escapa à atenção da Espiritualidade Superior, dos setores responsáveis pelo processo grandioso da reencarnação.

Em todos os casos há programação. Em todos os casos há um acompanhamento, cuidado extremo para que a nova investida seja bem sucedida.

Isso mesmo. Ninguém vem à Terra destinado ao mal, destinado a fracassar. Todos trazemos planos, objetivos e compromissos.

Todos vêm para a escola para aprender, para daqui saírem melhores do que chegaram.

Nem todos conseguem, infelizmente. Alguns desistem antes da hora. Alguns saem do mesmo jeito que chegaram. Alguns esquecem o valor que tem essa incomparável morada passageira de aprendizagem.

Curiosamente, por mais que nos assustemos com os flagelos, com as doenças, com as catástrofes, o número de chegados ao planeta por minuto ainda supera em muito o número dos que partem.

Somos um mundo de nascidos, um mundo de velhas almas recebendo roupagens novas sempre.

Com cada criança que nasce, independente de onde, independente das condições socioeconômicas, nasce um plano, uma estratégia, um caminho.

Mas, por que umas com tantas oportunidades e outras com tão poucas? - Questiona a visão materialista.

Oportunidade é uma palavra mais ampla e bela do que imaginamos. Ela não se limita à esfera dos recursos e possibilidades materiais e emocionais que estarão disponíveis em nossas vidas.

Assim, a falta de algo, a ausência de estrutura emocional nos que compõem o entorno, o ambiente hostil, tudo é oportunidade, por mais estranho que nos possa parecer.

Cada um desses duzentos e sessenta nascimentos por minuto se dá no momento certo, no lugar certo e seguindo as Leis maiores do Universo.

Todos chegam para progredir. Todos trazem na bagagem o que já foram e nos planos o que desejam se tornar.

O planeta Terra é a escola dos renascimentos. O planeta Terra é a escola das provas e das expiações, que logo mais irá evoluir para uma instituição de regeneração.

Renascemos da água e do Espírito. Renascemos todos os dias nos tornando mais fortes e mais próximos de nossa essência.

* * *

Segundo os especialistas, o coração de um feto, de um bebê, dentro da barriga da mãe, pode chegar a cerca de duzentas batidas por minuto em determinada fase da gestação.

O coração do planeta também bate forte. A vida canta exultante a mais de duzentos nascimentos por minuto.” (Redação do Momento Espírita.)

Jornal Mundo Maior 

 

De: Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 14 de junho de 2021 às 08:52

Assunto: Lançamento no CCDPE do livro Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões

Novo livro de autoria de Antonio Cesar Perri de Carvalho, Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões, será lançado em evento virtual no dia 19 de junho (sábado), em transmissões por canais do YouTube da Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes e da Rede Amigo Espírita. Os prefaciadores e apresentadores – Divaldo Pereira Franco, André Marouço (SP), Manuel Felipe Menezes da Silva Júnior (AP), Hélio Ribeiro Loureiro (RJ) -, da obra e também Charles Kempf (dirigente francês) estarão interagindo a distância com o autor. A transmissão com a presença do autor será feita a partir do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo, onde colabora. Aos que puderem comparecer mas atendendo às orientações sanitárias, haverá momento de autógrafos. A editora Cocriação - que já lançou livro do autor sobre Benedita Fernandes -, publicou a nova obra que é composta de três livros em um, autobiográfico, com relatos de ideias, projetos, atitudes e ações ao longo de sete décadas da vivência de Perri sobre a família, atividades profissionais e espíritas e as interrelações entre elas. A educação, no sentido amplo da palavra, é um traço em comum, um laço de união entre as tarefas de gestão acadêmica e espírita. O livro é uma autêntica contribuição à história de episódios de Araçatuba, do Estado de São Paulo, do país e de momentos internacionais.

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier 

 

De: Wanderlei Santos (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 14 de janeiro de 2021 à 01:03

Assunto: Mais uma obra traduzida 

Olá, caros amigos. 

Saudações Kardequianas 

O Movimento Espírita Brasileiro segue com força total. Estamos buscando explodir pedras. Para trazer da poeira do túmulo, os personagens que foram diferenciais perante o Espiritismo. 

Na década de 1920, o Movimento Espírita Internacional na figura de Jean Meyer tomou as rédeas. Expulsou a linhagem dos Leymaries. Um período de luzes invadiu o mundo espírita mundial. Grandes gigantes espíritas surgiram na busca de Allan Kardec e do Espiritismo. A França se transformou no grande sol para iluminar o Espiritismo.   

Estamos trazendo esta semana um grande personagem de grande quilate que veio no período da época de ouro no Espiritismo, o Dr. Raoul Montandon. Uma figura ímpar. Um grande escritor espírita. Um pesquisador tenaz na busca da comprovação da imortalidade da alma. Conhecido como o “Allan Kardec Moderno”, esteve junto dos grandes gigantes do passado, Léon Denis, Gabriel Delanne, Eugene Osty, Gustave Geley e outros. 

Perto de sua morte, na entrada do ano de 1950, escreveu ele a Hubert Forestier, diretor de "La Revue Spirite", com data de 3 de Janeiro: 

"Sabemos que a vida aqui embaixo não é um espetáculo de prazer e que muitas vezes as sombras dominam a luz! Na minha idade, caminha-se para a grande metamorfose e cada Ano Novo dela me aproxima. Isso não é motivo para entristecer. Enquanto a saúde me permite trabalhar, esforço-me para permanecer fiel aos meus ideais." 

Com a idade de 73 anos, desencarnou em Onex, Suíça, às três horas da madrugada de 4 de Setembro de 1950, o Dr. Raoul Montandon, cognominado o Allan Kardec moderno e, como este, teve morte repentina, em plena atividade. 

Estamos trazendo diversas obras raras que o site espírita francês “Centre spirite lyonnais Allan Kardec” presenteou ao mundo. Eis uma delas: Raoul Montandon, o “Allan Kardec Moderno”. Para acessar, clique aqui-2 

Outros vídeos para os nossos leitores: 

1) O Sentido Religioso do Espiritismo, com Ery Lopes: clique aqui-3 

2) Os Bastidores da Codificação Espírita, com Carlos Seth Bastos (parte 2): clique aqui-4 

3) Os Bastidores da Codificação Espírita, com Carlos Seth Bastos (parte 1): clique aqui-5 

4) As Expiações Coletivas, com César Sátiro, de Sherbrooke, Canadá: clique aqui-6 

5) Centro Espírita, pilar da Nova Era, com César Sátiro, de Sherbrooke, Canadá: clique aqui-7 

A luta segue, com força total.

Wanderlei 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita