Cinco-marias

por Eugênia Pickina

Tarefas escolares. Como os pais podem ajudar a criança?


Para ser eficaz, uma atividade pedagógica deve consistir em ajudar a criança a avançar no caminho da independência. 
Maria Montessori

 

Muitos adultos ficam sem saber como conduzir as tarefas escolares das crianças. Com a vida corrida, sem esquecer a crise sanitária, há muitos aspectos implicados: falta de tempo, cansaço, inexperiência didática, impaciência etc.

Obviamente, os deveres de casa aspiram a determinadas metas, como, por exemplo, ajudar a criança a revisar/assimilar o conteúdo aprendido em sala de aula, incentivar a criação do hábito de estudar...

Pais ou responsáveis  devem entender que precisam servir de suporte, auxílio, incentivo, mas nunca ocupar o lugar da criança na resolução das atividades escolares.

Pensando nisso, há algumas sugestões que podem ser valiosas no dia a dia, pois favorecem a resolução das tarefas escolares de maneira adequada.

Confira.

Escolha um ambiente tranquilo

A lição de casa deve ser feita em um lugar que incentive a concentração. Portanto, isso implica distância de brinquedos, televisão, videogame etc.

Horários fixos para a realização de tarefas

Para oferecer a melhor ajuda nas tarefas escolares, seu filho precisa entender esse momento como parte integrante e indispensável da rotina. Consequentemente, o dever de casa deve ser feito sempre em um mesmo horário! Se o filho chega da escola muito cansado, é melhor deixar a lição para o dia seguinte. Se estuda no período matutino, o ideal é almoçar, descansar, mas procurar fazer as tarefas ainda no início da tarde.

Incentive, dê suporte, mas deixe a criança trabalhar sozinha

Ao oferecer apoio nas tarefas escolares, os pais precisam entender que o dever de casa pertence à criança. Importante, então, não ceder à tentação e decidir resolver o problema para a criança. O papel do pai, da mãe ou do responsável  é facilitar a compreensão, às vezes relendo com a criança o enunciado de um exercício, mas nunca lhe furtando a autoria.

Guarde jornais e revistas

Apesar da Internet, revistas e jornais servem como fonte de informação, pesquisa e também para as etapas de alfabetização/leitura dos anos iniciais.

Paciência e tolerância estimulam o hábito do estudo em casa

Antes de se dedicar às tarefas de casa das crianças, procure fazer uma pausa para respirar e se inspirar. Adultos pacientes e tolerantes motivam concentração e confiança para as crianças fazerem as tarefas da escola no ambiente doméstico.

Seja parceiro da escola

A parceria entre pais e escola é fundamental para o aprendizado seguro da criança. Sendo assim, como mãe/pai ou responsável, mantenha-se informado e participe das reuniões escolares – até mesmo para entender o modo como a escola do seu filho conduz o processo de aprendizagem.

 

Notinha

Uma rotina de estudo é fundamental para crianças e adolescentes que já possuem idade suficiente para terem autonomia na hora de estudar sozinhos. Já crianças menores, até os 7 anos, dependem da supervisão de um adulto. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a criança começa a ser alfabetizada no 1º ano do fundamental, terminando a alfabetização no 2º ano, com 7 anos de idade. Então, na faixa etária dos 0 aos 7 anos, a autonomia de estudos é mais restrita. Nesse caso, o acompanhamento por parte de um responsável é imprescindível para orientar a resolução das tarefas.



 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita