Artigos

por Altamirando Carneiro

 

Em torno da Páscoa


Jesus desceu à Terra a fim de trazer às criaturas humanas uma mensagem de paz e amor, consubstanciada nos Evangelhos.

Porém, ele não foi compreendido, tendo sido traído, preso e flagelado e tendo, por fim, que transportar nos ombros pesada cruz, na qual foi crucificado no cimo do Calvário.

Não fora o sacrifício na cruz e o Cristianismo não se consolidaria da maneira como aconteceu na Terra, e os ensinamentos de Jesus Cristo não teriam alcançado a penetração tão rápida no seio da Humanidade. O sentimento lastimável de sua crucificação serviu para incutir nos corações humanos a sua mensagem imorredoura de vida eterna, fazendo com que em um reduzido número de séculos, o Cristianismo abalasse a estrutura do paganismo, que proliferava no mais poderoso império do mundo de então: o Império Romano.

A circunstância de ter sido crucificado, fez com que algumas religiões da posteridade passassem a ver nesse terrível instrumento de suplício uma espécie de símbolo.
A crucificação era largamente adotada pelos romanos como um modo de fazer com que aqueles que atentassem contra os poderes do Império, ou cometessem outros crimes (Jesus foi crucificado entre dois ladrões), fossem mortos dessa maneira horrível, que causava dores dilacerantes durante dois ou três dias, tendo, portanto, uma morte lenta e prenhe de dores profundas. É simplesmente lamentável que o maior dos missionários que baixaram à Terra tivesse morte tão angustiante, após três anos de gloriosa missão, no qual espargiu sentimentos de fraternidade, conclamando as criaturas humanas a sentirem nos corações a existência de Deus, o Pai de justiça, de amor e de infinita misericórdia, que faz o sol brilhar para os bons e para os maus, e a chuva beneficiar justos e injustos.

Jesus manda preparar a Páscoa -  "E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos". (Lucas, 22:8) 

Vão e preparem... disse Jesus.

Obedecendo-lhe, os discípulos encontraram todas as coisas como o Mestre havia predito, facilitando a
preparação do jantar.

Não os convidou Jesus para um banquete já pronto. Pediu-lhes que fossem e o preparassem. 
Esta passagem se assemelha à conquista do Reino de Deus em nós. Tudo está disposto como o Pai o fez, para que nos seja facilitado o desfrute do banquete da felicidade eterna, mas cabe o esforço de o alcançarmos.

Não nos sintamos, porém, sozinhos neta empreitada. Jamais o Pai deixará de nos ajudar naquilo que necessitarmos. Pede-nos apenas a boa vontade de caminharmos em sua direção. Abençoa cada esforço que fizermos, no sentido de sairmos do comodismo de nossas posições íntimas que por vezes nos levam a erros e sofrimentos.

Temos dificuldade em abrirmos mão do nosso egoísmo? Convida-nos o Mestre a não nos preocuparmos tanto com o dia de amanhã e nos ensina que quando damos algo do que possuímos aos mais necessitados, a Ele emprestamos. Infunde-nos a confiança necessária para abrirmos, sem temor, o nosso coração à prática da caridade. 
Alguém nos agride, até mesmo desnecessariamente? É porque chegou a hora de construirmos o perdão dentro de nós. Enfrentamos circunstâncias que nos levam à ira? Edifiquemos a paciência e tudo se resolverá. Temos problemas materiais de toda ordem? Aprendamos a ser simples, eliminando o supérfluo. Problemas de saúde nos preocupam? Tenhamos fé e oremos com confiança. 
A vida é um aprendizado constante e nada nos acontece que não seja para corrigirmos algo inferior em nossa personalidade, enquanto quitamos débitos anteriores. 
Estejamos certos de que mãos amigas nos amparam em cada circunstância. Se bem aproveitado, tudo concorre para a nossa elevação espiritual. Cada desejo nosso no campo da renovação é sempre recebido com muita alegria pelo Alto e cada esforço sincero, nesse sentido, é amparado pelos mentores espirituais, qual se fossem abnegados agricultores amparando a plantinha tenra. Deus a ninguém desampara.


  

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita