Artigos

por Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

 

Com Deus tudo é mais fácil


Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força. Ele é tudo o que eu sempre preciso. 
Salmos 73:26


Eu confesso que gostei muito desses Salmos, boa a tradução que fizeram, dando uma conotação da "mente" como espírito, e corpo como acessório dele.

Quem pensa, portanto, não é o cérebro, mas nós, que somos o Espírito, comandante do nosso cérebro e corpo.

O médico André Luiz ensina que os nossos dias falam de como agimos e com quem sintonizamos, e que nossas ações geram atrações físicas e espirituais: “Seus pensamentos revelam suas companhias espirituais. Suas leituras definem os seus sentimentos. Seu trato pessoal com os outros esclarece até que ponto você tem progredido. Suas solicitações lançam luz sobre os seus objetivos. Suas opiniões revelam o verdadeiro lugar que você ocupa no mundo”.

E finaliza o instrutor espiritual: “Seus dias são marcas no caminho evolutivo. Não se esqueça de que compactas assembleias de companheiros encarnados e desencarnados conhecem-lhe a personalidade e seguem-lhe a trajetória pelos sinais que você está fazendo”. (1)

Em 2021, a obra O Livro dos Espíritos completa 164 anos de sua primeira edição. Encontramos nela 1.019 verdades para uma vida saudável, confortadora e espiritual, porque para viver em equilíbrio precisamos de respostas.

Mas Kardec não descobriu os Espíritos e o mundo espiritual  nossa verdadeira pátria , apenas pesquisou, e a ele foi revelado o Deus único, inteligência suprema, causa primária de tudo o que existe, e os Espíritos, sua imortalidade, individualidade e seu mundo, bem como as leis sábias que nos governam a vida.

Lendo e estudando suas questões e respostas, anotamos esses princípios de renovação espiritual para nosso dia a dia:

Ame a si e ao próximo. Tenha confiança para viver – Deus sempre vai estar com você. Espere o melhor, porque tudo passa.

Prepare-se para aceitar a vida. Uma das formas de viver serenamente é o perdão.

Faça oração e meditação diariamente. Leia o evangelho e obras que espiritualizem. Realize o evangelho no lar pelo menos uma vez por semana.

Pratique a caridade material, intelectual, moral e espiritual (amor/fraternidade).

Seja humilde, praticando o desligamento material e emocional com amor.

Cultive o conhecimento; ele dá a você poder intelectual e espiritual.

Um amigo de Juiz de Fora, Armando Falconi Filho, autor do livro Perdão gera saúde, publicado pela Editora EME, também descobriu três princípios que levam ao crescimento, e que muito têm me ajudado; são estas revelações:

1 – Tudo o que “eu” alimento, cresce e fortalece.

2 – Minha “energia” flui na direção da minha atenção.

3 – Não é o que me acontece que me perturba, mas o que eu faço com isto.

Os bons Espíritos aconselham que todos nós devemos viver em torno de Jesus e na presença de Deus e para isso é necessário contribuir com a Sabedoria Divina, não nos esquecendo de que milhões de seres estão à espera de nossa disposição de servir e amar em nome deles.

 

(1) André Luiz (Chico Xavier) – Agenda Cristã – FEB.

 

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é diretor da Editora EME.


 
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita