Cartas

Ano 14 - N° 706 - 31 de Janeiro de 2021

De: Luiz Eduardo Mourão (Rio de Janeiro, RJ)

Domingo, 24 de janeiro de 2021 às 18:56:41

Assunto: Edição 705 - Especial Kardec, faz um 21

Permitam-me os autores do artigo supracitado discordar da "resposta" de uma das "hipotéticas perguntas" que poderiam ser acrescentadas ao Livro dos Espíritos, no exercício de imaginação praticado na edição 705 da revista “O Consolador”.

Na alegoria correspondente à resposta dos Espíritos à pergunta 359A, escreveu-se: "Há mortes psicológicas que acabam, a médio e longo prazo, matando literalmente as pessoas pelos sofrimentos impostos". Isto para justificar a possível decisão de uma mulher vítima de estupro (violência inominável, registre-se) pelo aborto.

Relembro, então, outras perguntas e suas respostas de OLE sobre a questão do aborto:
344. Em que momento a alma se une ao corpo? “A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico (...)."

357. Que consequências tem para o Espírito o aborto? “É uma existência nulificada e que ele terá de recomeçar.”

358. Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação? “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.”

359. Dado o caso que o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar-se a primeira para salvar a segunda? “Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe.”

Isto aconteceu, recentemente, em nosso País, quando uma menina de 10 anos foi estuprada e engravidou, com risco de vida atestado pelos médicos responsáveis.
Lembramos que o feto no útero de sua mãe, embora não seja respeitado por alguns como tal, é sim um ser da nossa espécie (Homo sapiens sapiens), só que em miniatura.
Cito ainda uma outra pergunta/resposta de OLE, onde, na minha opinião, qualquer dúvida que persista é dirimida:

880. Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem? “O de viver. Por isso é que ninguém tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal.”

Favor lembrar a resposta à pergunta 344 sobre o momento em que a Alma liga-se ao corpo.

Além do mais, sabemos que existe alternativa para a mãe vítima de agressão sexual que não consegue conviver com o filho: a adoção (gesto que fará algumas pessoas muito felizes, incluindo aquele que não foi o responsável pela  violência).

Se admitirmos que a vítima de uma torpe agressão sexual (já a classifiquei acima) poderia realizar o aborto devido a estar "morta psicologicamente", pelo mesmo raciocínio absolveríamos aquele que promovesse a eutanásia de um ente querido "invocando piedade frente aos atrozes sofrimentos que este passava nos leitos de agonia e de padecimentos físicos”. Tal familiar, diante daquele quadro doloroso, também poderia estar "morto psicologicamente".

Escreveram os autores: "A Lei de Deus, por certo, não se relativiza, mas quem, dentre vós, a conhece em plenitude?"

Certamente eu não conheço. Mas as luzes que os Espíritos trouxeram através de Kardec e da colaboração de benfeitores como André Luiz, Emmanuel, Joanna de Ângelis, ajudam-me a entender que o "não matarás" do Decálogo não permite flexibilização.

Acrescento o que ouvi em uma palestra com o saudoso Dr. Jorge Andréa: "Mesmo quando da bestialidade de um estupro, há uma ligação entre a mãe e o feto”.

Luiz Eduardo Mourão


Resposta do Editor
:

Já dissemos, e ora reiteramos, que a opinião manifestada pelos articulistas desta revista não representa necessariamente o pensamento da direção deste periódico. Não somos contra a livre manifestação de ideias, como as expostas no artigo citado pelo leitor, porque isso contribui para o debate e nos permite fixar o entendimento que consideremos mais consentâneo com a doutrina espírita.

No tocante ao tema aborto, a revista já firmou em editorial publicado na edição 58 – clique aqui para acessá-lo – o entendimento de que continua em pleno vigor o ensino espírita, consagrado em O Livro dos Espíritos, de que só é admissível o aborto que se realiza para salvar a vida da gestante posta em perigo com a continuidade da gravidez. O aborto nos casos de gravidez em crianças enquadra-se perfeitamente nessa hipótese.

Os instrutores espirituais que se manifestaram depois de Kardec a respeito do assunto em nada modificaram esse ensinamento e, em alguns casos, o reforçaram.

 

De: Dalcidio Moraes Claudio (Porto Alegre, RS)

Segunda-feira, 25 de janeiro de 2021 às 13:06:26

Assunto: EVOC – Editora Virtual O Consolador

Como faço para publicar um e-book, sem fins lucrativos, pelos senhores?

Luz e Paz.

Dalcidio

 

Resposta do Editor:

O autor que queira publicar algo pela EVOC deve enviar à direção da Editora seus dados e referências pessoais e o original da obra, valendo-se do seguinte endereço: aoofilho@gmail.com

 

De: A. Garcia Y Garcia (Guarulhos, SP)

Segunda-feira, 25 de janeiro de 2021 às 21:21:03

Queria saber sobre Espíritos Completistas.

Gratidão.

A. Garcia


Resposta do Editor
:

O termo Espírito completista apareceu pela primeira vez, salvo engano, no cap. 12 do livro Missionários da Luz, de André Luiz, para designar os Espíritos que aproveitam todas as oportunidades construtivas que o corpo terrestre lhes oferece.  

Numa obra publicada posteriormente, Obreiros da Vida Eterna, cap. 16, André Luiz relata o caso de um Espírito que, em sua volta ao mundo espiritual, foi recebido como um completista. Trata-se de Fábio, espírita dedicado que tivera existência modesta e limitara o voo das ambições mais nobres, no culto da espiritualidade redentora.

Fábio esforçara-se pela tranquilidade familiar, apesar de ter sido acicatado por dificuldades sem conta, no transcurso da experiência recém-finda. Ao desencarnar, deixava esposa e dois filhos amparados na fé viva, e, embora não lhes legasse facilidades econômicas, afastava-se do corpo físico, jubiloso e confortado, com a glória de haver aproveitado todos os recursos que a esfera superior lhe havia concedido, visto que, além de haver-se afeiçoado profundamente ao Evangelho do Cristo, vivendo-lhe os princípios renovadores, com todas as possibilidades ao seu alcance, conseguira iluminar a mente da companheira e construir bases sólidas no espírito dos filhinhos, orientando-os para o futuro.

Casos como o de Fábio são, infelizmente, muito raros.

Por que raros?

Raros porque, entre outros motivos, os excessos na mesa, os alcoólicos, o tabagismo, a inexistência de exercícios físicos, a não observância de uma dieta saudável vão minando o corpo material, que poderia, eventualmente, chegar aos 90 anos e, todavia, não passa às vezes dos 50.

 

De: Heberton Lopes (Belo Horizonte, MG)

Quinta-feira, 21 de janeiro de 2021 às 12:10

Assunto: Macumba e religiões afro-brasileiras são desmistificadas pelo canal Vim te Mostrar

Olá, amigos! Tudo bem?

Hoje, dia 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, o canal Vim te Mostrar postou um vídeo especial para tentar desmistificar a macumba, umbanda e candomblé.

Produzido e apresentado por mim, o vídeo aborda e explica algumas palavras e definições que fazem parte do universo das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé.

Para assistir ao vídeo, clique aqui: https://youtu.be/i7lTps3aGOA.

Caso precise de mais alguma informação, estou à disposição.

Um abraço e muito obrigado!

Heberton


Resposta do Editor
:

Parabéns ao jornalista Heberton Lopes pela iniciativa e obrigado por compartilhar o vídeo, que vale a pena assistir dada a competência e objetividade com que foi produzido, além do seu propósito, que é contribuir para que a intolerância religiosa seja erradicada em nosso País, cuja população, em sua imensa maioria, declara-se adepta do Cristianismo e, justamente por isso, deve lembrar-se de que amar a Deus e amar ao próximo são, segundo Jesus, os dois maiores mandamentos da Lei.

 

De: Elen Andrade (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 22 de janeiro de 2021 às 10:16

Assunto: Peça "Chico, além da alegria" está em cartaz no Teatro São Cristóvão Saúde até fevereiro

O Teatro São Cristóvão Saúde no Mooca Plaza Shopping está com a peça "Chico, além da alegria" em cartaz até fevereiro, uma ótima oportunidade para esse feriado prolongado do aniversário da Cidade de São Paulo.

O Teatro São Cristóvão Saúde tem capacidade para 250 lugares – mas, cumprindo com as normas de saúde, está utilizando apenas 60% de sua lotação, tem uma concepção moderna, instalações confortáveis e alta tecnologia em luz, som e imagem. Tudo isso, em um ambiente agradável e com todos os protocolos de proteção, estabelecidos pelos órgãos competentes.

O espetáculo mostra a trajetória de Chico Xavier, que foi sem dúvida um dos maiores mestres da espiritualidade. Começando em Pedro Leopoldo, cidade do interior de Minas Gerais, onde, ainda menino, Chico inicia a sua vida de médium. Enfrentando todos os preconceitos da época, sem perder a calma e a sua dignidade, pouco a pouco vai conquistando os brasileiros e em pouco tempo, o mundo.

A peça desfila personagens que fizeram parte da sua história e inúmeros fatos que aconteceram, encantaram e surpreenderam os brasileiros e tiveram repercussão em muitos países do mundo inteiro, principalmente ao que se diz, sobre os seus livros psicografados.
Serviço:
Janeiro - Dias: 23 e 30 (Sábados às 20:30hs) e dias 10, 17, 24 e 31 (Domingos: 18:30hs)
Fevereiro - Dias: 06, 13, 20 2 27 (Sábados às 20:30hs) e dias 07, 14, 21 e 28 (Domingos: 18:30hs)
Classificação Etária: 10 anos
Duração: 70 min
Preço: Plateia Premium: R$ 80 / Plateia Select: R$ 60.

Elen

 

De: Airton Azevedo (Navegantes, SC)

Sexta-feira, 22 de janeiro de 2021 às 10:22:12
Mandei um comentário e pergunta, mas faltaram estes dados: No livro “Vivendo com Jesus”, de Amélia Rodrigues/Divaldo Franco, há na pág. 162 menção ao Consolador Prometido, que veio nos mostrar que a vida continua e que virão novos dias, quando se estabelecerá a paz. Os seres espirituais proclamam que é chegado o momento da transformação do planeta, rumo a um mundo melhor onde o sofrimento não mais existirá, por total desnecessidade de manifestar-se.

Um abraço.

Airton

 

De: Eloina Maria de Souza (Rio das Ostras, RJ)

Terça-feira, 26 de janeiro de 2021 às 08:55:18

É muito importante pra mim essa revista semanal.

Eloina

 

De: Antonio Nazareno Favarin (São José dos Campos, SP)

Terça-feira, 26 de janeiro de 2021 às 15:38:29

Assunto: Edição 705 - Cartas

Parabenizo Ana Cristina de Sant Anna Martins, de Duque de Caxias (RJ) pela dúvida levantada na seção de Cartas de n. 705, a que deu ensejo a tão sábia resposta da direção deste periódico: a condução dos leitores a um artigo sobre a vida pregressa do famoso médium brasileiro, o venerável Jésus Gonçalves – publicado na edição 344 desta revista. Achei-o, deveras, oportuno ao momento e muito interessante. Remeti-o aos meus contatos no e-mail, mencionando, neste, somente o nome deste periódico, pois não consta no artigo, nessa edição (344), o nome da autoria.
Paz e Bem.

Antonio


Resposta do Editor
:

O texto que fala da vida pregressa de Jésus Gonçalves é, na verdade, o editorial da edição 344. Os editoriais, como se sabe, representam o pensamento da direção da revista.

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita