Cinco-marias

por Eugênia Pickina

O contato com a natureza é fundamental ao bem-estar da criança


Ainda não estamos habituados com o mundo

Nascer é muito comprido. Murilo Mendes


Às vezes penso em parar de escrever sobre o tema que ata infância e natureza. Contudo, quando atendo na terapia floral meninos e meninos tomados pela tristeza, ansiedade, desatenção, reitero para mim mesma que não posso desistir e devo continuar a demonstrar que a natureza é tanto fonte de bem-estar como de aprendizado excelente na infância.

O distanciamento das crianças da natureza, ademais, é uma realidade cada vez mais preocupante: o império da tecnologia orientando as regras nas casas e, agora, na pandemia, as aulas on-line, a escassez de áreas verdes.

Por isso insisto: os pais podem investir na aproximação da criança com a natureza, incentivando o brincar livre e as atividades em parques ou praças.

Áreas verdes urbanas funcionam também como sala de aula. Porque do ponto de vista da criança a natureza é o meio no qual ela poderá  estar mais livre e conectada com sua essência e, por isso, disponível para brincar-aprendendo, exercitando habilidades… Nutrir a criança com natureza funciona do mesmo jeito que nutrir a criança com (boa) comida… Mentes e corpos mais sãos.

No início do mês atendi um menino de oito anos saudoso da escola e dos colegas. Trancafiado diariamente no apartamento, estava mais irritado do que entediado. Pedi a sua mãe que viabilizasse o contato do filho com a natureza. Felizmente, perto do seu edifício há uma pracinha com árvores altas. Combinamos que seu filho poderia passar ali algumas horas do dia. O menino melhorou, resgatou a alegria, porque diariamente experimenta a oportunidade de, junto à natureza, deixar a imaginação correr solta para testar brincadeiras e interessantes descobertas.

Criança e natureza é uma combinação que sempre dá certo. Motivos não faltam para estimular o brincar livre da criança em ambientes tomados pelo verde.

E você? Sustenta o contato do seu filho com a natureza? Obedecendo aos cuidados exigidos pela crise sanitária, leve seu filho a praças, parques, e sempre que possível. Vale a pena!

Notinha

Crianças que brincam na natureza crescem mais cientes sobre o valor da vida, pois aprendem desde cedo a apreciar o mundo natural. Adquirem, desse modo, senso de responsabilidade e sentimento de pertencimento. Isso facilitará, no futuro, a vida social e noções mais claras a respeito do exercício da cidadania.


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita