Brasil
por Giovana Campos

Ano 14 - N° 687 - 13 de Setembro de 2020

Os desafios da saúde em um mundo em transformação


Evento promovido pela Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo acontece entre os dias 18 e 20 de setembro, em modo virtual


De modo a preservar a saúde de todos, devido à pandemia causada pelo coronavírus, a Associação Médico-Espírita do Espírito Santo (AME-ES) promove sua XIII Jornada – com o tema “Os desafios da saúde em um mundo em transformação” – exclusivamente pela Web, sem presença de público.

Com 10 palestrantes, falas sobre autismo, vida, consumismo, drogas e meio ambiente, o público será contemplado com assuntos atuais e palpitantes voltados para os espíritas e os não espíritas.

O evento já está com as inscrições abertas e terá número limitado de participantes, devido à plataforma utilizada. Assim, só os inscritos é que terão acesso às palestras. Para fazer a inscrição, clique aqui

Na entrevista que nos concedeu, o médico Dr. José Roberto Pereira Santos, presidente da AME-ES e organizador da Jornada, falou-nos sobre o evento:

Esta é a primeira vez que a jornada é realizada de modo virtual, devido aos cuidados que devemos ter com o coronavírus. O que o público pode esperar?

Será um desafio para nós que sempre fizemos esse evento de forma presencial, mas esse tempo de pandemia tem-nos ensinado a usar melhor a tecnologia a favor da divulgação da doutrina espírita. Atualmente temos várias atividades via on-line: palestras, seminários, debates, o que permite que um maior número de pessoas possa acompanhar nossas atividades no conforto do lar, sem precisar deslocar-se para outro local.

Outra vantagem da programação virtual é que tivemos condições de reunir um maior número de excelentes facilitadores em um só evento, o que de forma presencial não teríamos conseguido.

A nossa Jornada terá a presença de dez renomados profissionais espíritas com grande experiência profissional e doutrinária, que nos trarão um rico de conteúdo de ensinamentos sobre diversos assuntos importantes, relacionados à temática principal.

Embora o ambiente seja virtual, haverá limitação de público?

Sim. A plataforma que utilizaremos limita a inscrição até 1.000 pessoas, o que permitirá um melhor controle de acesso das pessoas inscritas. Esse limite foi uma decisão nossa, para podermos realizar o evento on-line com inscrição paga. Apesar de vários eventos estarem sendo realizados de forma virtual e gratuitamente, a AME-ES definiu pela realização da sua XIII Jornada nesse formato e com taxa de inscrição. A cobrança é justificada, pois é com o lucro da Jornada, que ocorre de dois em dois anos, que mantemos as atividades da AME-ES. Toda a renda líquida do evento será destinada a três instituições: o Abrigo à Velhice Desamparada Alta Loureiro Machado (AVEDALMA), Federação Espírita do Estado do Espírito Santo (FEEES) e Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo (AME-ES)

O tema central desta jornada é “Os desafios da saúde em um mundo em transformação". Quais os maiores desafios que a humanidade enfrenta neste momento? Qual o posicionamento das pessoas com conhecimentos espíritas frente às constantes mudanças planetárias?

Quando definimos o tema principal da Jornada em novembro de 2019, não havia o problema da pandemia do coronavírus, mas já pensávamos na questão das transformações por que passa a sociedade nos tempos atuais e como isso impacta na saúde. Acreditamos que os maiores desafios que a humanidade enfrenta, hoje, estão ligados à ausência de espiritualidade das pessoas. O indivíduo que cultiva a espiritualidade, ou seja, que busca um significado e um sentido para a sua vida, que crê na transcendência ou na realidade imaterial, passa a influenciar positivamente na sua própria saúde através de mudanças de hábitos e condutas que levarão ao equilíbrio físico e psíquico, apesar das vicissitudes que enfrenta. Já aquele que tem uma visão e conduta materialista e utilitarista não suporta os desafios que a vida atual traz e tem mais condições de adoecimento, seja físico ou psíquico.

Com o conhecimento que Doutrina Espírita nos revela, devemos ser exemplos para os nossos irmãos que estão em desequilíbrio.  A fé é o combustível que deve mover as nossas vidas. Quando temos certeza da Providência e Justiça divinas, mudamos nossa maneira de encarar esses problemas e passamos a ter paciência e esperança de um mundo melhor, de regeneração.  

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita