Cartas

Ano 14 - N° 685 - 30 de Agosto de 2020

De: Adil Penalva (Esplanada, BA)

Quinta-feira, 20 de agosto de 2020 às 17:51:07

Assunto: Especial 464 - Evolução do Princípio Inteligente
Vejamos: Se reduzirmos o ser humano a "uma centelha de energia que veio do nada e vai pra lugar nenhum", como definem alguns filósofos do período "moderno”, a matéria que comporta esta energia é o homem - ainda parafraseando os ditos filósofos. O ser humano não passa de uma porção de matéria composta de átomos, com energia peculiar, como todo o restante de matéria no planeta.

Adil


Resposta do Editor
:

O ensinamento espírita é muito mais completo, porque vê no ser humano algo mais além da matéria. Ser triplo, o homem compõe-se – de acordo com a doutrina espírita – de três elementos: alma, perispírito e corpo material. A morte o despe deste último envoltório; contudo, a alma, revestida do perispírito ou corpo espiritual, em nada é afetada pelo fenômeno.

 

De: Centro Espírita Joanna de Ângelis (Divinópolis, MG)

Sexta-feira, 21 de agosto de 2020 às 16:25:14
Conforme o novo acordo gramatical escreve-se ético-moral ou eticomoral?

Diretor do Centro Espírita


Resposta do Editor
:

No VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) não encontramos os verbetes ético-moral e eticomoral, e o mesmo se verifica nos dicionários mais conhecidos. Contudo, no website  Dicionário Informal há registro do verbete ético-moral, como sempre se escreveu antes do acordo ortográfico em vigor. Para conferir a informação, clique aqui

 

De: Adriana M. (Curitiba, PR)

Sexta-feira, 21 de agosto de 2020 às 15:02:15
Olá, tudo bem?

Chamo-me Adriana e encontrei o seu site numa pesquisa do Google e depois comecei a ver algumas das matérias que foram postadas e achei que ficaram muito boas, parabéns!

Gostaria de saber se tem alguma forma de contribuir... Talvez com a submissão de um artigo original, o que acha?

Poderei enviar um artigo completamente original sem algum custo. Deixo algumas sugestões:
Como orar e fazer jejum?
Como se tornar mais forte na fé?
Cinco orações mais conhecidas que existem
A importância da igreja no amadurecimento dos jovens.
Atenciosamente
Adriana


Resposta do Editor
:

Será sempre bem-vinda toda e qualquer colaboração que não conflita com os propósitos de nossa revista e os ensinamentos espíritas. A leitora pode enviar seus artigos para a Redação, valendo-se deste endereço: aoofilho@gmail.com

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)

Segunda-feira, 24 de agosto de 2020 às 11:25

Assunto: UFJF lança portal com manuscritos de Allan Kardec

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança, na próxima terça-feira (1º de setembro), em evento virtual, às 19 horas, o portal do Projeto Allan Kardec, que reúne manuscritos originais de Allan Kardec (1804-1869), pensador francês que desenvolveu investigações sobre fenômenos psíquicos/espirituais e fundou uma filosofia espiritualista à qual deu o nome de Espiritismo. O evento de lançamento poderá ser acompanhado ao vivo pela TV NUPES no YouTube, em: https://youtu.be/fVpFmp9hdc4.

Apesar da grande influência de Kardec no Brasil, as pesquisas acadêmicas sobre ele e sua obra têm uma significativa limitação: a quase total ausência de fontes primárias de estudo, afora as obras que ele publicou. Agora, mais de 150 anos após sua morte, serão tornados públicos muitos de seus manuscritos originais.

Para cada manuscrito, será apresentada versão digitalizada do original, bem como sua transcrição em francês e a tradução para o português. O site será constantemente atualizado. Serão disponibilizadas centenas de manuscritos à medida que a universidade for recebendo novos materiais de instituições ou de indivíduos que detenham algum documento relevante.

Além dos manuscritos, o portal trará informações que ajudarão a contextualizar a leitura desse material. Está em processo a criação de minibiografias das pessoas citadas nas cartas e com as quais Kardec mantinha contato. É um material muito importante para os investigadores que trabalham com esse período histórico.

O portal poderá ser acessado a partir do final do evento de lançamento, pelo endereço: http://projetokardec.ufjf.br

NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF - www.nupes.ufjf.br

Antônio Carlos Guimarães

 

De: Vera Moreira (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 26 de agosto de 2020 às 11:01

Assunto: Espiritismo é o tema do novo programa no Canal Angelini

A doutrina espírita foi anunciada por Allan Kardec em 1857, com a publicação do Livro dos Espíritos. Hoje, no mundo, estima-se ter mais de 13 milhões de seguidores da doutrina. Segundo dados do IBGE de 2010, 3 milhões e 800 mil brasileiros se declararam espíritas, então a cada três seguidores de Kardec, um é brasileiro. O Brasil é a maior nação espírita do mundo e em Chico Xavier seu representante mais reconhecido.

A religião espírita é o tema do Canal Angelini no Youtube. A jornalista Cris Angelini recebe o Dr. José Carlos De Lucca, Juiz de Direito em São Paulo, escritor e orador espírita. Com 21 livros publicados sobre o desenvolvimento espiritual do ser humano, realizou mais de 3.000 palestras gratuitas sobre temas ligados à Espiritualidade.

No programa dessa semana, Angelini vai abordar os conceitos da doutrina espírita, a prática da caridade, os trabalhos nos centros, por quê muitos ainda se referem como “mesa branca” e a benevolência exercitada pelos espíritas.

O programa sobre a religião Espírita vai ao ar, a partir do dia 27 de agosto, no Canal Angelini no Youtube e nas redes sociais @canalangelini

Vera Moreira

 

De: Moisés de Cerqueira Pereira (São Bernardo do Campo, SP)

Quarta-feira, 26 de agosto de 2020 às 11:04:44
Tenho mensagens psicografadas.

Gostaria de saber se interessam ler e apreciá-las, para futura postagem em sua revista... Claro! Se interessarem.

Moisés


Resposta do Editor
:

O leitor pode enviar, para apreciação pela Redação da revista, algumas mensagens psicografadas, valendo-se deste endereço: aoofilho@gmail.com

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita