Cinco-marias

por Eugênia Pickina

Consciência ambiental e infância


A história da vida na Terra tem sido uma história de interação entre coisas vivas e seus ambientes
. Rachel Carson


À medida que o planeta enfrenta uma série de desastres e ameaças ecológicas, é um dever, nesta época, orientar as crianças de acordo com os princípios da educação ambiental. Consideremos, então, além das atividades básicas, como apagar as luzes, fechar a torneira, evitar o desperdício de alimentos, por exemplo, em casa, de forma rotineira, que é essencial ensinar às crianças atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente.

A insegurança econômica, a saúde, a qualidade de vida, o futuro de nossos filhos, tudo isso está diretamente associado à saúde do planeta. O esgotamento rápido dos nossos recursos naturais e a destruição dos ecossistemas dificilmente produzirão um vida segura e saudável para alguém que hoje esteja imerso na infância. Uma economia ecológica, hipocarbônica, continua a ser a opção melhor e mais viável para garantir qualidade de vida a longo prazo. Por isso, considero ser importante insistir no fato de que precisamos educar nossos filhos com atitudes coerentes do ponto de vista socioambiental. No contexto privado, doméstico, segundo nossas rotinas, nós, adultos, podemos eleger atitudes simples, mas que são muito significativas para a educação das crianças e, por consequência, para o bem-estar da nossa Casa Comum:

Cuidar da alimentação e praticar exercícios

Opções saudáveis, como a prática regular de esportes, alimentação balanceada e orgânica (sempre que possível), lazer desfrutado em parques ou áreas verdes, por exemplo, aumentam a resiliência dos indivíduos e geram felicidade familiar. Além disso, pessoas mais saudáveis têm menos necessidade de consumo de remédios ou tratamentos médicos.

Separar corretamente o lixo

Os pais precisam ensinar a criança a separar corretamente o lixo: o lixo seco (embalagens, plástico, papéis, alumínio, vidro etc.) do lixo orgânico (e que é aquele que apresenta origem biológica – restos de comida, casca de ovos, borra de café etc.). A correta separação do lixo é fundamental para que o processo de reciclagem seja bem-sucedido e, com isso, haja economia de energia, de recursos naturais...

Comprar apenas o necessário

Eu quero ou eu preciso? Será que precisamos comprar tudo o que queremos? São necessários tantos brinquedos, vestidos, sapatos? É preciso trocar os aparelhos eletrônicos com tanta frequência? Ter essa consciência e transmiti-la para as crianças é um caminho para uma sociedade mais sustentável. Seu filho pequeno ganhou brinquedo novo no dia do aniversário? Incentive-o a doar aquele brinquedo em bom estado com que ele cansou de brincar...

Cultivar um jardim em casa

A jardinagem é uma experiência extremamente rica para a criança, pois ensina responsabilidade, paciência, estimula habilidades, treina consciência ecológica. Ao desenvolver a sensibilidade das crianças pelas plantas e envolvê-las em todo o processo de cuidados, os pais contribuem com a formação de indivíduos que se preocuparão naturalmente com o bem-estar do planeta e dos ecossistemas.

Por fim, os valores de uma educação articulada à consciência ambiental sustentam o que realmente importa na vida: afeto, presença atenta, solidariedade, respeito. Isso é o que constituirá as memórias felizes de nossos filhos, impelindo-os rumo a uma vida orientada pela responsabilidade e autonomia. 
 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita