Artigos

por Fernando Rosemberg Patrocinio

 

A pandemia do coronavírus


Sabemos que pandemia trata-se de uma epidemia, ou de uma determinada doença que se propaga pelas mais diversas regiões do planeta.

É o que estamos vendo, de momento, com a Covid-19, ou o novo coronavírus que, tendo se iniciado na China, hoje se encontra por toda parte da Terra, desde a velha Europa até o Novo Continente, ou seja, nas Américas, donde se inclui o nosso país que, geograficamente, situa-se na América do Sul.

Mas qual a razão desta nova doença, deste novo Vírus, ou, deste novo Ser vivente que, de forma invisível, e, pois, “algo traiçoeira”, nos ataca, quando, por sinal, somos, os Seres humanos, muitíssimo superiores a tal indivíduo, o tal do coronavírus?

Ora, evolutivamente, somos Superiores ao tal vírus. Noutros termos, todos nós, os Homens, ou indivíduos do Plano das Humanidades, somos, por Leis Progressivas que nos regem a redenção espiritual, de um patamar evolutivo que transcende o plano animal, ou os planos animais, vegetais e minerais!

E, todos sabemos, o coronavírus, trata-se de um Ser inferior que trafega da matéria propriamente dita à matéria vivente, e, pois, biológica, e, como, pois, um Ser de tamanha pequenez, invisível aos nossos olhos carnais, pode nos atacar, se duplicar ao infinito dentro de nossas células e órgãos, e, pois, de nos fazer adoecer levando-nos, sobretudo aos mais velhos, à Morte fatal?

Todavia, na visão espírita, a Morte não expressa a extinção do Ser; e sim, cá pra nós: Morte É Libertação do Ser das tramas biológicas e prisionais da matéria.

Ou, noutros termos, sabemos pelos mais diversos sábios do Mundo terreno, que: MORTE É VIDA!!!

E, para nós, os espíritas, ou, os espiritistas, sabemos de um dos lemas fundamentais do Espiritismo: Doutrina dos Espíritos Superiores, ou seja, do:

“Nascer, Morrer, Renascer de Novo e Progredir Sempre: Tal é a Lei!”

Logo, a morte não existe! E, sim, o que existe, plenamente falando, é a Vida por toda parte, sendo a nossa presente existência na matéria, apenas, e tão só, um momento dos diversos momentos de nossa plena existencialidade como Espíritos imortais.

Do que se deduz que:

Se um Ser tão pequeno como um Vírus pode nos levar à morte, ou seja, à morte do corpo, por outro lado, nada pode realmente nos matar, pois que o Espírito transcende a matéria, e, pois, transcende a morte biológica do corpo, que, por sua vez, o Espírito não morre, mas, sim, transforma-se, tal como já dito pelo notável gênio científico de Lavoisier: “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”!

E todos nós, igualmente, não nos criamos, não nos perdemos, mas apenas e tão só, nos transformamos de um plano de vida material para um Plano de Vida Espiritual, que, como dito, transcende a matéria.

Óbvio que não estamos fazendo apologia à morte, mas, sim, tentando explicar o que o Espiritismo, e mesmo a Ciência contemporânea, pelos mais diversos sábios terrenos, têm nos mostrado de seus avantajados estudos:

“Que a Consciência encontra-se nos mais diversos estágios da Vida Universal, e que, como Consciência, não se encontra sujeita a desaparecer de modo definitivo pela morte física, mas, sim, de, apenas, e, tão só, de transmudar-se para outros estágios de sua infinita trajetória espiritual”!

Devendo lembrar, mais ainda, que Deus, na Sua Infinita Bondade, e, salvo raras exceções, tem poupado nossas crianças de serem vitimadas pelo referido Coronavírus, o que nos mostra, certamente, que se tratam, referidas crianças, em sua maioria, de Espíritos mais evolvidos do Terceiro Milênio, que tem toda uma gama de nobres serviços por fazer, ou seja, de alavancar nossa humanidade terrena a um novo plano de sua evolução espiritual, conduzindo-a a um Mundo melhor, mais fraterno e regenerador, pelo Evangelho de Jesus. 

Logo, se alguém nos questionar sobre as razões de um Ser viral tão ínfimo – mas tão danoso à nossa espécie – nos atacar, nos adoecer e, muitas das vezes nos vencer pela morte fatal, não nos esqueçamos de que Tudo vem do Altíssimo para algo ministrar de nossa progressão cognitiva, ética, espiritual, pois que, afinal:

“Tudo o que a Providência Divina manifesta, empreende e executa há de ter alguma utilidade para ontem, para hoje e, para sempre, de nossa imorredoura existencialidade”. 

Logo, tudo:

- Vem de Deus,

- Está em Deus, e

- Permanece em Deus!!!

O que se confirma pela questão 1 de “O Livro dos Espíritos” (AK – 1857) superiores que, ao referido Item de sua magnânima obra, declara: “Deus é a Inteligência Suprema do Universo, Causa primeira de todas as coisas”!

Do que se deduz que o momento ora vivido, ora experienciado por todos nós, é de grande importância para a humanidade terrena! O que nos faz recordar, emblematicamente, a figura de um “Arco e Flecha”, em que seu operador, em arrastando a flecha para trás, logo mais ele a libera de sua prisão momentânea, e tal, em velocidade, se destina ao seu alvo de um Mundo Melhor, mais Fraterno e Colaborador.

Logo, não condenemos o que se desconhece!

Deus é o Criador: de Tudo e de Todos!

Deus é o nosso Pai!

E Jesus, – Uno a Ele -, é o Comandante da Nave Terrena com seus bilhões de habitantes humanos e espirituais; é o Comandante dos mais distintos reinos da natureza que nos cerca, sejam minerais, vegetais ou animais, nada escapando de Sua Magnânima e Amorosa Autoridade Celestial. 




 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita