Cartas

Ano 14 - N° 666 - 19 de Abril de 2020

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Domingo, 12 de abril de 2020 às 23:06

Assunto: 6ª edição da Pesquisa Nacional Espírita

Olá, caros amigos.

Saudações kardequianas.

Primeiramente:

Já está aberta a 6ª edição da Pesquisa Nacional Espírita, a enquete on-line especialmente relacionada ao comportamento e às atividades dos espíritas e instituições do gênero. Todos os espíritas estão convocados para responder ao questionário e ajudar no estudo, que visa oferecer melhores parâmetros para ações concretas em favor do melhoramento do Movimento Espírita. O tempo de preenchimento é de até 15 minutos e o formulário está disponível até 30 de junho de 2020. Para outras informações, clique aqui-1

Já destacamos aqui essa interessante iniciativa de Ivan Franzolim, um grande ativista do Espiritismo em São Paulo. Para compreender melhor os propósitos e a dimensão desse trabalho, reveja o vídeo que a Luz Espírita gravou com o idealizador: clique aqui-2

Segundo: 

No setor Laboratórios do Espiritismo no site, estamos atualizando um dos focos de pesquisas sobre o Espiritismo que tem mais 100 anos, uma escola de gigantes na comprovação da imortalidade da alma, filhos legítimos da escola de Allan Kardec que sobreviveram até os nossos tempos e possuem catálogos para pesquisadores espíritas de todo mundo:

- Apresentação da Fundazione Biblioteca Bozzano de Boni que foi herdeira da vasta bibliografia de Ernesto Bozzano. Para acessar, clique aqui-3

- Apresentação de Silvio Ravaldini da Fundazione Biblioteca Bozzano de Boni ex-presidente desta fundação. Para acessar, clique aqui-4

Vamos apoiar esta grande instituição sobrevivente das grandes destruições ocorridas na Europa, uma escola de gigantes, que nem o regime brutal do fascismo conseguiu destruir!

A luta segue.

Wanderlei

 

De: AME-Brasil (São Paulo, SP)

Quinta-feira, 9 de abril de 2020 às 16:04:54

Assunto: Boletim eletrônico da AME-Brasil - abril de 2020

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) as Associações Médico-Espíritas cancelaram suas atividades presenciais, atendendo às normas de segurança do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS).

Direção da AME-Brasil

 

De: Fundação Espírita Abel Gomes (Astolfo Dutra, MG)

Quarta-feira, 15 de abril de 2020 às 09:30

Assunto: Semana Espírita de Astolfo Dutra (MG)

Bom dia, amigos e amigas.
A Diretoria da Fundação Espírita Abel Gomes (FEAG) e a AME-AD (Aliança Municipal Espírita de Astolfo Dutra-MG) comunicam a todos que de comum acordo ficou decidido o cancelamento da 69ª Semana Espírita de Astolfo Dutra, que aconteceria nos dias 11 a 18 de Julho de 2020.
A medida tomada vem em apoio às nossas Autoridades da área de saúde, evitando a aglomeração de pessoas, com riscos de contrairmos o coronavírus.
Esperamos a compreensão de todos.
Nosso abraço.

Diretoria da FEAG

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Quarta-feira, 15 de abril de 2020 às 08:01

Assunto: Novo projeto do Correio Fraterno: VIDA360

Olá! Bom dia! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Continuando com muita alegria a nossa proposta de compartilhar a última edição do Correio Fraterno, aí está a entrevista que a Eliana Haddad fez com o professor Severino Celestino da Silva, sobre os textos bíblicos e a revelação espírita.

Pesquisador e escritor, Severino é estudioso de línguas antigas e profundo conhecedor da Bíblia. Com pós-doutorado em ciências das religiões pela Pontifícia Universidade Católica de Goiânia-GO, é também fundador e professor desse curso na Universidade Federal da Paraíba, onde lecionou judaísmo e cristianismo primitivo por 15 anos.

Ele comenta que é sempre muito importante se refletir sobre as traduções da Bíblia, diante da história que conhecemos, para não nos deixarmos levar por princípios e ensinamentos bíblicos sem base e sem racionalidade.

E, afinal, você acha que o estudo da Bíblia realmente tem importância para o espiritismo?

Na entrevista você vai ficar sabendo por que a doutrina espírita possui também bases e grande suporte nos textos bíblicos.

Para acessar, clique aqui: www.bit.ly/SeverinoCelestino

Espero que você goste.

Boa leitura e até a próxima,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 14 de abril de 2020 às 21:32

Assunto: Que temos para agradecer?

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“O incêndio irrompera devastador. Em desespero, imaginando que sua família estaria dentro da casa, Daniel chegou correndo.

Gritava pelo nome da esposa e dos filhos, enquanto os bombeiros o impediam de mergulhar nas chamas.

Alguns instantes depois, descobriu que sua esposa e filhos não estavam na casa. Tinham saído para um lanche em pizzaria próxima.

Abraçaram-se todos. Agora, o desespero era ver a casa ser consumida tão rapidamente pelas chamas. Ele nem acabara de pagar o financiamento e tudo estava destruído.

Sentia-se impotente, desanimado. Seguiu com a família para a casa do seu pai, onde se acomodaram.

Um ar pesado pairava pelos aposentos. Sua irmã, seu irmão, o avô, a sobrinha vieram para confortá-los.

Chegou o momento do jantar. Daniel se dizia sem fome mas o pai insistiu para que viesse à mesa, estivesse ao lado da sua família.

Ele se deixou ficar no quarto um tanto mais. Sentia como se lhe faltasse o chão. Que fazer, agora? Como começar tudo de novo, recompor todas as perdas?

Como ninguém ousasse iniciar a refeição sem a sua presença, ele resolveu assentar-se com eles.

Então, pediram-lhe que ele conduzisse os pensamentos na habitual prece de agradecimento, antes de iniciarem a refeição.

Hoje, não. Foi a resposta dele. Não creio que eu tenha alguma coisa para agradecer. Nem temos mais um lar.

A esposa, tomando-lhe a mão e a apertando forte, lhe disse:

Perdemos a casa, o lar ainda o temos porque o lar somos nós.

E o pai, sábio, ponderou:

Filho, agradeçamos por estarmos todos juntos. Agradeçamos por ninguém se ter ferido. Agradeçamos pela família que somos.

Entre lágrimas, Daniel iniciou a prece de gratidão. E, como soluços sentidos lhe impedissem a fala, a esposa continuou, os filhos se uniram e, por fim, juntos oraram em voz alta.

***

Possivelmente, em determinados dias, as dificuldades são tantas que o desânimo nos abraça.

O acúmulo das dores é tão grande que nos parece uma montanha intransponível.

Nosso desejo é que o mundo parasse, porque nos sentimos como alguém que perdeu todas as batalhas e nada mais tem a fazer.

Nessas horas, talvez nos indaguemos se temos algo a agradecer. Talvez, até, não nos sintamos motivados à oração.

Olhemos ao redor e verifiquemos: temos família? Agradeçamos pela sua existência.

Temos amigos, um somente que seja? Agradeçamos por ele.

Temos um emprego, um salário, uma ocupação? Agradeçamos por isso.

Temos um lugar para repousar a cabeça? Agradeçamos, não importando seja pequeno, velho, necessitando reformas, pintura, reboco.

E, se por acaso, não tivermos afetos, nem amigos, nada mais, agradeçamos a vida que pulsa em nós. Agradeçamos a lucidez de nossa mente, a capacidade de pensar.

E busquemos apoio. Sempre haverá, em algum lugar, uma nova chance, um amigo que possamos fazer, alguém que nos possa auxiliar.

Pode parecer difícil. Mas não é impossível. Verifiquemos quantos padeceram perdas terríveis e conseguiram se reerguer.

Isso porque os filhos de Deus nunca estaremos desamparados. Pensemos nisso.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações,

Jornal Mundo Maior

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 9 de abril de 2020 às 07:40

Assunto: Sexo e loucura

Você alguma vez já parou para pensar que “Milhões de irmãos nossos se conservam semiloucos nos lares ou nas instituições; são os companheiros incapazes do devotamento e da renúncia, a submergirem, pouco a pouco, no caliginoso tijuco das alucinações...”.

Continuando nossos humildes comentários da semana veremos a citação do visitante ilustre que fazia uma palestra sobre o sexo, narrado por André Luiz no livro “No Mundo Maior”, no capítulo 11, intitulado “Sexo”, pela psicografia do médium Chico Xavier. Sem sombra de dúvidas, é o que mais está acontecendo em muitos lares do mundo. Existe uma semiloucura avassaladora sublocada na máscara da normalidade conjugal em que apenas sentem sua investida possessiva os filhos em litígio forçado e prisional.

A infidelidade em muitos casais gera a desconfiança, a falta de compartilhamento de ideais mais nobres, onde reina tão somente a sombra do descrédito e da rotina estafante. Não existe praticamente amor nessas ligações, apenas instintos aflorados que na maioria das vezes ditam normas não muito consensuais. 

O devotamento à causa dos bons princípios é meta para todo casal que anseia a prosperidade da família, nos moldes da espiritualidade conjugal, da conversação sadia, da compreensão das dificuldades íntimas, do contato mais próximo com os filhos e vice-versa. A renúncia mais uma vez é falada e, consequentemente é o passaporte para uma harmonia familiar em que a doação se prima nos ardores da sensibilidade e da razão em uníssono com o verdadeiro cilício da paz entre cônjuges.

Sempre digo que, se não consegue o homem quanto a mulher conviver apenas com uma esposa ou com um marido, é preferível que não se case. Viva, pois, da libertinagem sem que com isso venha ferir corações ditos amados. Sexo depravado e loucura é o mesmo que marido infiel e esposa insegura. Sexo com o dínamo de sentimento e paz de espírito é alicerce seguro de casais que procuram aliar forças no metabolismo em que se principiam as forças sexuais da alma em consonância ao equilíbrio e ao bem-estar.

É verossímil afirmar que grande maioria dos lares não se encontram alicerçados na família realmente espiritual. No cadinho de milhares de residências, vivem e convivem almas presas entre si no sentido de resgatarem pesados débitos ou de originar outros tantos, onde somente através de muito choro e sofrimento poderá vir a acalmar a alma incipiente de amor e compreensão.

Nesse sentido, vejamos o que nos fala o ilustre palestrante: “O ciúme, a insatisfação, o desentendimento, a incontinência e a leviandade alastram terríveis fenômenos de desequilíbrio”. De fato, ontem e hoje, lares são como bombas prontas a estourarem se não houver neles a luz benfazeja do Evangelho do Senhor. Igreja alguma salva a alma impenitente se nos lares a zorra dos instintos se professa incontrolável. É fato incontestável, infelizmente.

Comigo, Leitor Amigo?

Aécio César

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita