Cartas

Ano 14 - N° 664 - 5 de Abril de 2020

De: Ronaldo Silva Lopes (Laguna, SC)

Sexta-feira, 27 de março de 2020 às 21:23:02

Na introdução do Livro dos Espíritos, cap. IV, ao se manifestar através da cestinha e com o lápis, por que, qual motivo, o Espírito ditou: "Proíbo expressamente que transmita a quem quer que seja o que acabo de dizer”?

Ronaldo

 

Resposta do Editor:

A frase mencionada pelo leitor aparece no seguinte trecho d’ O Livro dos Espíritos, escrito por Allan Kardec:

“O conselho foi dado simultaneamente na América, na França e em diversos outros países. Eis em que termos o deram em Paris, a 10 de junho de 1853, a um dos mais fervorosos adeptos da doutrina e que, havia muitos anos, desde 1849, se ocupava com a evocação dos Espíritos: ‘Vai buscar, no aposento ao lado, a cestinha; amarra-lhe um lápis; coloca-a sobre o papel; põe-lhe os teus dedos sobre a borda.’ Alguns instantes após, a cesta entrou a mover-se e o lápis escreveu, muito legível, esta frase: ‘Proíbo expressamente que transmitas a quem quer que seja o que acabo de dizer. Da primeira vez que escrever, escreverei melhor.’ O objeto a que se adapta o lápis, não passando de mero instrumento, completamente indiferentes são a natureza e a forma que tenha.” (Obra citada, Introdução, cap. IV.)

No cap. IV a que nos reportamos, Kardec explica como se deu a evolução dos processos utilizados pelos Espíritos nas comunicações escritas. A frase destacada pelo leitor não tem, contudo, nenhuma importância. Trata-se apenas de uma frase, que o próprio Kardec nem procurou comentar ou explicar.

Por que o autor da mensagem pediu silêncio sobre o que escrevera? Pode ser que se tratava de algo que não deveria ser, naquele momento, divulgado.

Como sabemos, muitas mensagens psicografadas por Chico Xavier no início de suas tarefas foram também descartadas, por orientação do seu guia e mentor.

 

De: A. T. (Ibirama, SC)

Sexta-feira, 27 de março de 2020 às 13:06:36

Minha casa está infestada de baratas e formigas, e as baratas vêm sempre em mim. Estou esgotada diariamente. Como posso fazer para eliminar isso da minha vida? Sou médium, mas não estudei a respeito; então, eu sinto e sonho mas não sei interpretar.

A. T.


Resposta do Editor
:

Se a mensagem enviada pela leitora diz respeito a uma infestação real de baratas e formigas, a recomendação é que se faça imediata dedetização da residência em que ela mora. Se a leitora está reportando algo que se dá na esfera do pensamento, como uma alucinação produzida por influências externas, recomendamos a prece e os passes, bem como a leitura do Evangelho ou obras de natureza semelhante. Na reincidência sistemática dos fatos, a orientação de um profissional da área da saúde não deve ser descartada.

 

De: Arnaldo Minink (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 30 de março de 2020 às 23:23:56

São Luís deixou algum livro escrito? Qual?

Arnaldo

 

Resposta do Editor:

São Luís IX nasceu em 25 de abril de 1214, na cidade de Poissy, próxima de Paris. Era o quarto filho de Luís VIII, cognominado Leão, e de Branca de Castela. Aclamado rei da França aos 12 anos de idade, seu falecimento ocorreu no dia 25 de agosto de 1270. Não consta, porém, que tenha escrito algum livro em vida; pelo menos, seus biógrafos não mencionaram tal fato. 

 

De: Orfila Gonçalves (Lavras do Sul, RS)

Domingo, 29 de março de 2020 às 21:37:22

Assunto: Coronavírus, vícios e culpa - edição 663

Obrigada pelos oportunos esclarecimentos desta edição, em especial pelo artigo “Coronavírus, vícios e culpa”.

Orfila

 

De:  E. M. (Rio de Janeiro, RJ)

Segunda-feira, 30 de março de 2020 às 12:23:15

Assunto: Comentários sobre a edição 663

Atenção, senhores: esta manifestação não precisa ser publicada. Visa, apenas, expressar minha satisfação com o conteúdo da edição 663 e parabenizar os envolvidos.

Qualquer periódico, onde existam articulistas se expressando, vai ficar a critério pessoal do leitor ter maior ou menor afinidade pelos temas abordados e pela forma pela qual aqueles que os assinam se expressaram. Em O Consolador, evidentemente, o contexto é o mesmo. Mas, nessa última edição, a sensação de ter lido o texto certo na hora certa foi maior. A seleção de artigos publicados estava excelente.

Não querendo cometer injustiça, mas já cometendo, vou citar, como destaques, trechos da publicação do Orson Carrara [Quando nos colocamos no pedestal da condição de infalíveis, orientadores sábios (....)] e da última parte do Especial (na realidade um Seminário) de Alexandre Fontes da Fonseca, quando depois de reunir inúmeras informações, sob forma extremamente didática, de assunto vital, mas não estudado (ainda) com a seriedade necessária, conclui com total desapego: “O conteúdo deste artigo pode ser utilizado para essas finalidades, mesmo sem citar a fonte/autor”.

Obrigado e parabéns, também, ao Editor da revista eletrônica.

E. M.

 

De: Sérgio Correia Ramos (Recife, PE)

Segunda-feira, 30 de março de 2020 às 13:47:54

Caros Amigos, boa tarde!

Por gentileza, gostaria de saber como faço para enviar alguns artigos espíritas para serem analisados por vocês.
Fico no aguardo de um retorno.
Atenciosamente,

Sérgio Correia Ramos


Resposta do Editor
:

O leitor deve dirigir-se à Direção de Redação desta revista, à qual devem ser encaminhados, no formato Word, os artigos. Eis o e-mail: aoofilho@gmail.com

 

De: Eduardo Martins (Porto Alegre, RS)

Quarta-feira, 1º de abril de 2020 às 19:31:07

Boa noite. Ao olhar o site de vocês, na parte dos livros do Chico Xavier, eu tive a ideia de fazer um App para celulares.
Ficará assim: https://app.vc/livros_chico_xavier
Gostaria de saber a opinião de vocês. Preciso de alguma autorização especial para tocar o projeto em frente? Farei o projeto sem nenhum custo. Só que levarei tempo para terminar, pois são muitos livros.
Agradeço pela atenção.

Eduardo

 

Resposta do Editor:

A ideia do leitor é excelente, porque a universalização dos ensinos espíritas é algo que se impõe, especialmente se realizada sem fins lucrativos. Há autores cuja obra já caiu no domínio público: Guillon Ribeiro, Cairbar Schutel e todos os autores que faleceram há mais de 70 anos. Sugerimos, porém, que as grandes editoras sejam consultadas, para prevenir questões relativas aos direitos autorais. Há editoras que não abrem mão disso.

 

De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)

Terça-feira, 31 de março de 2020 às 09:33

Enviamos-lhe anexo nosso Informativo Espírita Mensal, referente a Abril/20, com apanhados da literatura Espírita, para nossas buscas quanto ao nosso aprimoramento de conhecimentos e para nossas vidas.

Conforme o Espírito Emmanuel sugeriu, pedimos repassar a todos os teus contatos, para a divulgação da Doutrina Espírita...

Abraços fraternos,

Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec"

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita