Cartas

Ano 13 - N° 662 - 22 de Março de 2020

De: Karllão Costa (Caruaru, PE)

Quarta-feira, 18 de março de 2020 às 00:46:08

Espíritos superiores têm perispírito?

Karllão

 

Resposta do Editor:

Sim. O espírito – que é o nome que se dá ao conjunto alma e perispírito – apresenta-se sempre revestido do seu corpo espiritual, a que Allan Kardec deu o nome de perispírito.

O assunto é tratado de modo específico nas questões 150 e 186 d´O Livro dos Espíritos, que adiante parcialmente reproduzimos:

150. A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?

“Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?”

a) — Como comprova a alma a sua individualidade, uma vez que não tem mais corpo material?

“Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito.”

186. Haverá mundos onde o Espírito, deixando de revestir corpos materiais, só tenha por envoltório o perispírito?

“Há, e mesmo esse envoltório se torna tão etéreo que para vós é como se não existisse. Esse, o estado dos Espíritos puros.”

Como pode ver o leitor, mesmo os Espíritos depurados, os chamados Espíritos puros, são revestidos de perispírito, ainda que em sua forma mais sutil ou etérea. Evidentemente, os Espíritos ainda não completamente depurados, superiores ou inferiores, também o possuem.

 

De: Ricieri J. (Cascavel, PR)

Segunda-feira, 16 de março de 2020 às 00:55:06

Está incorreta a afirmação de que Krishna foi enviado por Jesus. Krishna para os Vaishnavas é Deus, o criador do universo e dos espíritos. Ele estabeleceu a lei da reencarnação e do karma. Jesus se referia a seu pai que o enviou, ou seja, Jesus foi enviado por Krishna, e não o contrário.

Ricieri


Resposta do Editor
:

A informação de que Krishna, Buda e outros grandes missionários foram enviados a este planeta por Jesus consta da obra A Caminho da Luz, de Emmanuel, psicografada pelo médium Chico Xavier.

Na mesma obra, Emmanuel diz que na direção de todos os fenômenos do nosso sistema há uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, da qual Jesus é um dos membros, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias.

Como Guia e Modelo da Humanidade terrena (conforme é dito na questão 625 d´O Livro dos Espíritos), não nos surpreende em nada a informação dada por Emmanuel. Como diretor do orbe em que moramos, é ele quem enviaria os missionários citados, e não o contrário.

O leitor pode concordar ou não com a informação acima, mas, para que a desconsideremos, será preciso que nos apresentem informações ou subsídios mais sérios e confiáveis.

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Domingo, 15 de março de 2020 às 20:05

Olá, caros amigos.

Saudações kardequianas.

O Movimento Espírita está superagitado com novas revelações e novos resgates.

Primeiramente, estamos trazendo a 5ª edição perdida de “A Gênese”, que foi uma nova edição encontrada do ano de 1869. Devemos isso ao trabalho de Carlos Seth, do CSI do Espiritismo, e de Adair Ribeiro, do Kardec on Line, que escaneou a obra.

O Ery Lopes, do site Luz Espírita – Espiritismo em Movimento, apresentou-nos uma reportagem nota 10 sobre a questão da Adulteração da Gênese.

Link: clique aqui-1

Segundo, tradução da obra rara de Léon Chevreuil “Não se morre...”, do ano de 1920, a qual foi laureada pela Academia Francesa de Ciências. Nossos agradecimentos ao tradutor Abílio Ferreira Filho, porque sem este gigante do Espiritismo não teríamos esta obra rara do espírito humano, bem como ao Ery Lopes pela finalização da obra.

Léon Chevreuil foi um dos maiores divulgadores do Espiritismo da França. Presidente honorário da antiga União Espírita Francesa, que foi fundada pela Sra. Rivail, conviveu com os grandes gigantes do Espiritismo: Gabriel Delanne, Léon Denis, Camille Flammarion, William Crookes, médium Eusapia Paladino e muitos outros. Tombou aos 87 anos em 1939, antes da 2ª Guerra Mundial, que acabou levando à ruína do Movimento Espírita Francês, que nunca mais foi o mesmo.

Apresentamos:

- Tradução da obra Léon Chevreuil - Não se morre (1920).

- Tradução da biografia de Léon Chevreuil.

- Resgate do quadro pintado por Léon Chevreuil que fazia parte da Maison des Spirites.

Link: clique aqui-2

E a luta segue.

Wanderlei

 

De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)

Terça-feira, 17 de março de 2020 às 10:49

Assunto: Epidemias na História.

Amigo(a)s espíritas.

Anexa, mensagem mediúnica recebida em Outubro de 1867, na Sociedade Espírita de Paris, dentre outras. Invistamos alguns minutos na sua leitura e façamos uma reflexão a respeito das nossas vidas.

Tudo natural, nada de alarmes, inquietações, desesperos... Tudo o que se está passando são consequências das ações do homem que exigem a "intervenção" da Misericórdia para que a humanidade encontre novos caminhos na busca de sua felicidade...

Abraços fraternos,

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec"

 

Nota do Editor:

Com a mensagem acima, o remetente enviou-nos o texto seguinte, assinado pelo Espírito do Dr. Demeure:


Os Adeuses

A epidemia que vem dizimar o mundo em certos momentos, e que convencionastes chamar de cólera, fere de novo e por redobrados golpes a Humanidade. Seus efeitos são prontos e sua ação rápida. Sem nenhum aviso, o homem passa da vida à morte, e aqueles que são mais privilegiados, poupados por sua mão fulminante, ficam estupefatos, trêmulos, ante as espantosas consequências de um mal desconhecido em suas causas, e cujo remédio se ignora completamente.

Nesses tristes momentos, o medo se apodera dos que não veem senão a ação da morte, sem pensar no além, e que, só por este fato, mais facilmente oferecem o flanco ao mal. Mas como a hora de cada um de nós está marcada, é preciso partir, apesar de tudo, se ela tiver soado. A hora está marcada para bom número de habitantes do universo terrestre, que dele partem todos os dias; pouco a pouco o flagelo se espalha e vai estender-se sobre toda a superfície do globo.

Este mal é desconhecido, e talvez o seja mais ainda hoje, porque, à sua constituição própria, juntam-se diariamente outros elementos que confundem o saber humano e impedem de achar o remédio necessário para deter a sua marcha. Assim, a despeito de sua ciência, os homens devem sofrer as suas consequências, e esse flagelo destruidor é muito simplesmente um dos meios para ativar a renovação da Humanidade, que deve realizar-se.

Mas não vos inquieteis; para vós, espíritas, que sabeis que morrer é renascer, se fordes atingidos e partirdes, não ireis à felicidade? Se, ao contrário, fordes poupados, agradecei-o a Deus, que assim vos permitirá aumentar a soma dos vossos sofrimentos e pagar mais pela prova.

De um lado como de outro, quer a morte vos fira, quer vos poupe, só tendes a ganhar; ou, então, não vos digais espíritas. (Doutor DEMEURE.   Revista Espírita de outubro de 1867 – Dissertações espíritas.)

 

De: Wilson Garcia (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 18 de março de 2020 às 08:02

Assunto: Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc) tem nova diretoria

Em eleições realizadas no dia 14 de março, o CPDoc, um dos mais antigos e tradicionais centros de estudos do Espiritismo no Estado de São Paulo, elegeu os novos componentes de sua diretoria e conselho fiscal para o biênio 2020-2022.

Com mais de 30 anos de existência o Centro de Pesquisa e Documentação Espírita – CPDOC iniciou suas atividades em 1988, fruto do sonho de jovens espíritas interessados na inserção da crítica coletiva como prática estimuladora ao aperfeiçoamento dos trabalhos produzidos pelos integrantes do grupo.

Com reuniões trimestrais e funcionando de forma descentralizada, o CPDoc não possui sede fixa, mas seus membros associados possuem intenso fluxo de comunicação e discussão de temas, propostas e trabalhos relacionados ao Espiritismo e os diversos campos do conhecimento.

Os trabalhos são submetidos de forma espontânea pelos interessados e sua apreciação é feita no formato de banca. Os associados e convidados inscritos, também espontaneamente (sem número limitado), debatem com o autor e apresentam seus pareceres e sugestões em relação à forma e conteúdo oferecido, deixando a cargo do autor o acolhimento ou não das contribuições oferecidas.

A diretoria eleita para o próximo biênio tem na presidência Wilson Garcia (São Paulo) e secretária e tesoureira, respectivamente, Luciana B. da Cruz Nunes (Santos) e Magda Selvera Zago (São Paulo). O conselho fiscal (reeleito) está constituído por Alcione Moreira (São Paulo), Saulo Albach (Curitiba) e Jailson Lima de Mendonça (Santos).

Maiores informações sobre o CPDoc estão disponíveis pelo endereço: https://www.cpdocespirita.com.br.

Wilson Garcia

 

De: Associação Médico-Espírita do Brasil (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 13 de março de 2020 às 9:30

Assunto: Orientação para prevenção do Coronavírus e COVID-19

A evolução da pandemia de Coronavírus (Covid-19), com ocorrência em vários países e se disseminando rapidamente, torna essencial a participação de toda a nossa sociedade nas medidas necessárias para sua prevenção e controle.

Apesar de se tratar de um novo vírus, o conhecimento acumulado até o momento, a partir dos milhares de casos em outras regiões, tem permitido que nosso país desenvolva planos de ação procurando reduzir os danos desta pandemia, já considerada uma emergência de saúde pública. Mas será necessária a mobilização e participação de todos.

Alguns esclarecimentos devem ser apontados: oitenta por cento dos casos de infecção por Coronavírus são leves e os sintomas lembram um resfriado comum. Casos graves acontecem principalmente em pessoas com mais de 60 anos de idade e/ou com doenças crônicas, como doenças cardíacas, pulmonares, renais e em pessoas com imunidade reduzida por doença ou medicação.

Individualmente, a infecção pelo Coronavírus não difere muito das infecções respiratórias já existentes na população. Por isso, não há motivo para pânico ou medidas desesperadas. A grande preocupação em relação a esta pandemia é que o número de casos pode aumentar de maneira abrupta, em escala geométrica, o que acarretaria em um grande número de doentes, alguns com doença grave, de modo simultâneo. Este fato sobrecarregaria os serviços de saúde, sejam eles públicos ou privados, com risco de faltar assistência adequada para toda a população. Esta é a razão pela qual as medidas de contenção são essenciais, para tornar mais lenta a instalação desta pandemia e permitir que os serviços de saúde se organizem para oferecer atendimento adequado.

A comunidade espírita e a comunidade ligada à Associação Médico-Espírita do Brasil têm um compromisso com a saúde espiritual e física e com ações de fraternidade e solidariedade.

Com essas preocupações, e avaliando a situação atual, a AME-Brasil recomenda as seguintes medidas:

1. Seguir as recomendações dos órgãos oficiais, Ministério da Saúde do Brasil e Organização Mundial da Saúde, quanto aos comportamentos adequados tais como “etiqueta respiratória” (tossir ou espirrar no próprio braço ou dentro da camisa), higienização frequente das mãos com álcool gel a 70% ou com água e sabão e evitar contato das mãos com as mucosas da boca, nariz e olhos. Pessoas com sintomas respiratórios devem procurar o atendimento médico o mais breve possível e colaborar com o isolamento domiciliar até ordem médica.

2. Devido à grande dimensão territorial do Brasil e a pluralidade de cenários, as medidas de contenção podem variar conforme a localidade. Assim, é importante estar atento às recomendações dos estados e municípios, que podem mudar durante o período de pandemia.

3. A princípio, a maior gravidade da doença está na população com idade superior a 60 anos com ou sem comorbidades crônicas. Por este motivo recomendamos que estas pessoas evitem o contato social, especialmente em reuniões com maior número de pessoas, como palestras públicas, atendimento ao público, grandes grupos de estudo ou grandes grupos mediúnicos.

4. Trabalhos de atendimento espiritual abertos ao público podem ser realizados por atendimento à distância (por exemplo, passe a distância), através do trabalho de irradiações, com a formação de correntes de vibração, através da prece, em favor de toda a comunidade mundial, brasileira.

5. Reuniões com grande número de pessoas devem ser evitadas. Para as casas espíritas com recursos disponíveis as atividades virtuais são preferíveis durante o período da pandemia.

6. Suspender eventos com grande número de pessoas até que essa medida seja reavaliada de acordo com a evolução da situação epidemiológica.

7. Pessoas com sintomas respiratórios não devem participar de atividades neste período de pandemia.

8. Manter reuniões de trabalho que envolva pequeno número de pessoas, tomando-se os cuidados preconizados pela área de saúde pública. Delas não deverão participar trabalhadores com sintomas respiratórios, assim como se deverá evitar contato físico como aperto de mãos, abraços e beijos. Essas medidas podem parecer, para alguns, excessivas no momento, mas é importante estimulá-las porque se trata de mudança de comportamento (o que é sempre difícil) e poderão se tornar fundamentais em seguida, com a evolução da epidemia.

9. O fornecimento de álcool gel em locais chaves da casa espírita, como na entrada, na biblioteca e nos banheiros pode auxiliar sobremaneira na contenção do vírus.

10. Contribuir com as ações propostas pelas autoridades sanitárias, especialmente através da divulgação de informações confiáveis e desenvolvendo um trabalho de educação em saúde junto às comunidades atendidas e/ou ligadas à AME-Brasil.

Essas medidas serão reavaliadas sistematicamente, de acordo com a evolução da situação da doença. Nosso país é grande e diverso e, até o momento, a distribuição dos casos confirmados é heterogênea nos diversos estados. São Paulo e Rio de Janeiro possuem o maior número de casos confirmados e acredita-se que nesse momento possam estar na iminência ou em fase inicial de contágio comunitário. As capitais desses dois estados são cidades muito populosas e apresentam um fluxo muito grande de pessoas em viagens de entrada e saída. Uma vez estabelecida a transmissão comunitária, quando não se identifica mais a fonte de aquisição do vírus, outras medidas poderão ser necessárias.

Mais informações sobre Coronavírus (COVID-19) e sobre as medidas de prevenção propostas à sociedade podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde do Brasil: https://saude.gov.br

Devemos lembrar que os problemas que nos surgem são oportunidades para aprendizado, oferecidos por Deus, para nosso próprio crescimento, seja ele individual ou coletivo. Como afirma Emmanuel na obra Ceifas de Luz: “Não há sofrimento sem significação”. Semelhante aos dramas individuais, devemos manter a fé e a serenidade para permitirmos a inspiração do Mundo Maior para nos auxiliar no enfrentamento desta pandemia.

Como prevenir o contágio?

• Lave as mãos com água e sabão ou use álcool gel a 70%.

• Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• Evite aglomerações se estiver doente.

• Mantenha os ambientes bem ventilados.

• Não compartilhe objetos pessoais.

Diretoria da AME-Brasil

Dr. Gilson Luis Roberto – Médico homeopata e presidente da AME-Brasil.

Dr. Vicente Pessoa Jr – Médico infectologista e vice-presidente da AME Goiânia (GO).

Dr. Ricardo de Souza Cavalcante – Médico infectologista do Hospital das Clínicas da

Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP e presidente da AME Botucatu (SP).

 

De: Diamantino de Bártolo (Venade/Caminha, Portugal)

Sábado, 14 de março de 2020 às 15:15

Assunto: Orientação em Portugal sobre o Coronavírus e a Covid-19

Estimados amigos:

Transmito as recomendações da Direção-Geral de Saúde de Portugal a respeito do novo Coronavírus e da Covid-19, a saber:

O novo Coronavírus, intitulado Covid-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

COMO SE TRANSMITE?

A Covid-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. Em casos mais graves pode levar à pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Existe uma vacina?

Não existe vacina. Sendo um vírus recentemente identificado, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.

Os antibióticos são efetivos a prevenir e a tratar o novo Coronavírus?

Não, os antibióticos não são efetivos contra vírus, apenas bactérias. O Covid-19 é um vírus e, como tal, os antibióticos não devem ser usados para a sua prevenção ou tratamento. Não terá resultado e poderá contribuir para o aumento das resistências a antimicrobianos.

COMO ME POSSO PROTEGER?

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);

Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;

Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

Necessito de usar máscara facial se estiver em público?

De acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações:

Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro);

Suspeitos de infeção por Covid-19;

Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por Covid-19.

O QUE É UM CONTACTO PRÓXIMO?

É uma pessoa com exposição associada a cuidados de saúde, incluindo:

Prestação de cuidados diretos a doente com Covid-19; 

Contacto em ambiente laboratorial com amostras de Covid-19;

Visitas a doente ou permanência no mesmo ambiente de doente infetado por Covid-19;

Contacto em proximidade ou em ambiente fechado com um doente com infeção por Covid-19 (exemplo: sala de aula).

Com toda a nossa FÉ, pedimos a Deus para que possamos sobreviver a esta PANDEMIA.

Ermezinda da Assunção Preto de Bártolo e

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita