Livros - Lançamentos

por José Carlos Munhoz Pinto

Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor, os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.

As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.

Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.


O Sentido da Reencarnação
De Ricardo Baesso de Oliveira
Editora Virtual O Consolador

Esta obra, ora publicada em formato exclusivamente digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria de Ricardo Baesso de Oliveira, de Juiz de Fora (MG). Filho e neto de espíritas tradicionais da Zona da Mata Mineira, o autor é vinculado ao IDE - Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora (MG), de que é um dos fundadores, e membro do Conselho Editorial da revista O Consolador. Profissionalmente, é médico reumatologista e coautor dos livros Breve história de todos nós, Que somos nós e Jesus segundo o Espiritismo.

Sobre o conteúdo da obra ora lançada, lembra o autor que o princípio da reencarnação é um dos pilares da Doutrina espírita. Em seus primeiros contatos com as entidades desencarnadas, Kardec ouviu delas que todos nós habitamos outros corpos, em experiências prévias na Terra ou em outros orbes, e outros tantos deveremos habitar ainda. Para que o Espírito se identifique com o projeto de perfectibilidade, presente em si mesmo, é imperativo que se submeta, durante longo período de sua história, à lei da reencarnação, uma lei natural, inerente a todos os seres vivos, que tem como finalidade o desenvolvimento do princípio espiritual.

Examinar a dinâmica das vidas sucessivas, qual o seu significado, e como elas nos educam através das experiências, é o propósito deste e-book, cuja mensagem principal é esta: precisamos viver diferentes experiências – pedagogicamente, experiências de aprendizado – para deixarmos o primitivismo espiritual e nos identificarmos com a angelitude. Essas experiências devem forçosamente dar-se em um contexto corpóreo, definido por duas variantes: o corpo que habitamos e o meio em que estamos inseridos. As variações destes dois elementos, o corpo e o meio, possibilitam experiências distintas, propiciadoras do aprimoramento das habilidades intelectuais e das qualidades morais.

O e-book, como se dá com todas as obras publicadas pela EVOC, pode ser lido ou baixado gratuitamente.

 


 

 


Doutor de mim
De Maria T. Ribeiro Guimarães
Editora:
Conhecimento
"Durante nossa caminhada por este planeta, vamos colhendo conhecimentos e informações, e lutando sem cessar para transformá-los em sabedoria, a fim de que nossas passadas por este solo ainda tão árido se tornem mais amenas. Mas nem sempre obtemos sucesso. Caímos e levantamos muitas vezes, e então passamos a preferir caminhos mais fáceis, mesmo que desprovidos de felicidade perene. A proposta deste livro é mostrar um novo modelo de entendimento, em que cada um possa aprender, de forma simples e objetiva, o que fazer com tantos ingredientes de que se compõe a vida. Coisas como: nossa irritação permanente ao ter que enfrentar as contrariedades, as confusões alheias que acabamos por aceitar, as maluquices das mídias sociais que invadem nossa vida, o egoísmo insano que impera entre os homens, o mundo da fantasia no qual nos refugiamos com nossas expectativas, os medos da morte e a espera da felicidade que nunca chega. Enfim, as muitas dores que nos fazem sofrer, sem que vislumbremos uma saída. É preciso aprender a diagnosticar e modificar esses e outros males que assolam nossa alma, perdida neste mundo onde o sofrimento parece ser a regra. Não vamos mais esperar que a felicidade bata à nossa porta, nem delegar a terceiros essa função. Vamos abandonar a posição de espectadores e nos transformar em protagonistas do “filme de nossas vidas”; um filme sobre o amor, a solidariedade e a compaixão que, ao fazer nossas almas brilharem na escuridão do planeta, iluminará muitas outras. Este livro se destina a todos que buscam um farol que ilumine a sua vida em direção à verdadeira felicidade."

Psicologia, Mitologia e Espiritualidade
De: Adenáuer Novaes
Editora:
Lar Harmonia

O que há de comum entre a Psicologia, a Mitologia e a Espiritualidade, além do sujeito, com sua singularidade, que constrói a história, é a mente humana com sua complexidade crescente. A Psicologia, cujo objeto de estudo é o comportamento e os processos psíquicos a ele relacionados, tem a mente como seu locusde observação; a Mitologia é um constructo coletivo e religioso oriundo de elaborações da mente e de suas estruturas; o Espiritismo, apresentando uma Espiritualidade profunda, por sua vez, estuda a origem e natureza do Espírito e de que forma a mente é utilizada (mediunidade) nas comunicações entre pessoas de diferentes dimensões existenciais. Em todos os três campos de estudo, o sujeito (Espírito), juntamente com seu aparelho psíquico ou mente, está obrigatoriamente presente. Por esta razão, além de conhecer o sujeito, entender a mente torna-se fundamental. É perceptível que o estudo do Espiritismo não é posto no mesmo patamar que o da Psicologia e da Mitologia, porém isto não deve torná-lo um conhecimento marginal, sobretudo por ser rotulado como pertencente à esfera religiosa.


Espiritualidade em Gotas - Verão
De: Alberto Almeida
Editora: Jardim das Oliveiras

Espiritualidade em gotas é uma série criada a partir de um programa semanal que analisa questões de “O Livro dos Espíritos”. É apresentado por Alberto Almeida e realizado pelo Jardim das Oliveiras. Instituição que trabalha pela autonomia de famílias vulneráveis em Belém/PA.


Empatia - Todo Dia
De Jaime Ribeiro
Editora:
Intelitera
A maneira como Jaime fala sobre Empatia nos faz refletir de uma forma poderosa a respeito de tudo que acontece ao nosso redor. Seu pensamento crítico é um instrumento para nos ajudar a pensar sobre o que todo mundo vê e poucos enxergam.” ROSSANDRO KLINJEY, psicólogo, palestrante e escritor Grandes pensadores e cientistas da atualidade apontam que as habilidades humanas serão as grandes protagonistas na sociedade do sécu- lo XXI, caracterizado pelo excesso de interações digitais e liquidez das relações humanas. A habilidade pessoal de sentir o que o outro sente só se torna útil quando saímos da imaginação para a ação. A Empatia é um verbo. Ela não existe apenas no campo da observação e das boas intenções. A proposta deste livro é trazer reflexões sobre situações que vivenciamos em comunidade ou que se encontram nas profundezas dos nossos pensamentos.

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita