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por Marcos Paulo de Oliveira Santos

 

Depois do carnaval...


Há, nas festividades de Momo, desregramentos de várias ordens. É o momento em que os magotes, em torno de sons estridentes, põem para fora todos os seus desejos inconfessáveis. Cria-se, portanto, um caldo psíquico negativo e bastante suscetível aos acontecimentos mais infelizes.

O apóstolo já advertiu na antiguidade: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (1 Coríntios 6:12).

Fosse o carnaval uma reunião de pessoas para brincadeiras sadias, sátiras aos governos, enfim, uma reunião salutar no clima de paz, não haveria problemas. No entanto, tais festividades são regadas por pensamentos extremamente doentios; violentos; sensuais e que favorecem comportamentos indignos.

Por meio da mediunidade de Raul Teixeira, o Espírito Thereza de Brito esclarece: “Muita gente se expressa com honestidade, asseverando que vai para o carnaval sem intenções malévolas, que vai apenas pela distração, pela empolgação, pelo movimento. Entretanto, a sintonização está formada. Mergulhados nas mesmas energias em que todos se encharcam, em franca cadeia de interesses similares, toda a gente se mantém no mesmo caldo de nutrição psíquica. Assim, a boa intenção contrasta com a inutilidade e materialidade dos referidos interesses, não tendo, então, a bem-intencionada inocência ou a escusa que a si mesmo se atribui”. (Vereda Familiar, p. 92).

Manoel Philomeno de Miranda, por intermédio de Divaldo Franco, diz: “Nas proximidades do sambódromo, o local mais parecia uma praça de guerra, burlescamente apresentada, em que o ridículo e a dor se ajustavam em pantomina de aflição. Dr. Bezerra disse então ao seu amigo: Não se creia que todos quantos desfilam nos carros do prazer se encontrem em festa. Incontáveis têm a mente subjugada por problemas de que procuram fugir, usando o corredor enganoso que leva à loucura; diversos suicidam-se, propositalmente, pensando escapar às frustrações que os atormentam em longo curso; numerosos anseiam por alianças de felicidade que os momentos de sonho parecem prometer, despertando, depois, cansados e desiludidos... Raros divertem-se, descontraem-se sadiamente, desde que os apelos fortes se dirigem à consunção de todas as reservas de dignidade e respeito nas fornalhas dos vícios e embriaguez dos sentidos" (Nas Fronteiras da Loucura, p. 54).

Não nos iludamos, as consequências são muitas.

Justifica-se que o faturamento com o turismo é altíssimo e que há uma compensação no setor de comércio, pelos dias parados, em decorrência das festividades. Mas, será mesmo? Em que medida os lucros advindos do turismo pagam os atos tresloucados que vão afetar outros setores da sociedade? Há consequências diretas e indiretas que, ao meu ver, são impagáveis. Esclareço:

1. Perda da produtividade. O país, literalmente, para por 4 (quatro) dias de carnaval. Em alguns locais do país, as festividades se estendem e há mais dias de atividades laborais (escolas, universidades, comércios, serviços) suspensas. Quanto representa isso aos cofres públicos?

2. Mortes nas estradas. Fora de dúvidas que há um aumento absurdo de mortes violentas nas estradas por conta do feriado prolongado de carnaval. E, também, por um sem-número de fatores: estradas em péssimas condições de tráfego; grande fluxo de veículos que vão para as festividades ou que delas querem fugir; a combinação nefasta de álcool e direção; a irresponsabilidade na direção (excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas etc.).

3. Turismo sexual. Não sejamos ingênuos ou hipócritas para o gravíssimo problema da exploração sexual, sobretudo, infantil. As mulheres brasileiras, lamentavelmente, são conhecidas no exterior pela sensualidade/sexualidade e isso é explorado. Há um combate por parte dos órgãos do Estado. Mas ainda muito tímidos e o turismo reprochável ainda perdura. Muitas meninas (crianças) se enveredam pela prostituição por falta de recursos materiais, desestruturação familiar, falta de uma rede de apoio do Estado, enfim. O problema existe e não se pode fechar os olhos para isto.

4. Atentado ao pudor. Ora, nestes eventos momescos há claríssimos atentados ao pudor. Pessoas mantêm relações sexuais em público. Fato que nos dias comuns não seria tolerado, mas que no carnaval é “aceitável” pela turba.

5. Desrespeito às mulheres. Conforme mencionado no item 3, a mulher é vista como objeto sexual. Há vários homens que forçam as situações mais constrangedoras; violentam-nas; enfim, algo ainda deplorável e persistente na sociedade, embora haja campanhas de conscientização para que isto não ocorra.

6. Destruição de famílias. Relacionamentos de vários anos, famílias inteiras são destruídas por conta dos comportamentos espúrios no carnaval. Traições diversas são contumazes...    

7. Proliferação de doenças sexualmente transmissíveis.  Por conta dos atos tresloucados há uma contaminação de diversas pessoas com doenças venéreas. E, por extensão, a contaminação da parceira ou parceiro na volta para os lares (um efeito em cascata e criminoso). Para além disso, vidas são geradas na loucura dos dias de carnaval e, ao se descobrirem as gestações, algumas pessoas retiram os fetos (na maior parte das vezes de maneira precária, insegura e ilegal).

8. Brigas, mortes. Envoltas pela psicosfera deletéria, sob o efeito de álcool e outras drogas, as pessoas partem para brigas, utilizam-se de facas, armas de fogo, enfim, objetos diversos para eliminar o outro. Não é difícil ver no meio da turba pessoas a brigarem e a agredirem covardemente uns aos outros. E se um desses asselvajados cai ao chão, o massacre é certo! As consequências são óbvias: mortes, paralisias, sequelas as mais variadas.

9. Depredação do patrimônio público. Tomados pelo ímpeto da ignorância e da truculência, muitos vândalos destroem o patrimônio público: transportes públicos; lojas; monumentos; entre outros. Tudo em nome da “diversão”.

10. Corrupção. Não precisa de muita ginástica mental para depreender que o carnaval serve de lavagem de dinheiro; corrupção; jogo do bicho; tráfico de drogas e armas; prostituição. É a hipocrisia reinante na festa momesca em nome da “diversão”...  

11. Desigualdade social. Muitos pobres trabalham durante todo o ano nos barracões das escolas de samba, para que outras pessoas de maior poder aquisitivo possam desfrutar da festa. Fantasias caríssimas são vendidas e aquele que a produziu trabalha em condições indignas; muitas vezes voluntariamente; em síntese: um trabalho reificado. E, lamentavelmente, o(a) trabalhador(a) mal sabe que é um alienado e apenas uma peça de uma engrenagem maior. Ao fim e ao cabo, quem lucra são os poderosos da mídia; do jogo do bicho; do tráfico; enfim. E os “trabalhadores reificados” quase nunca podem desfrutar de tais festejos. O mesmo ocorre em blocos com “abadás” caríssimos. É explícita a diferença entre aqueles que podem usufruir e aqueles que não podem ter acesso sob risco de serem violentados por seguranças e policiais.

12. Alienação. Sim, o carnaval serve como um momento de desforra; de alienação; de anestesia da realidade. E de mote para todos os desvarios. Na esteira desse processo, importantes pautas públicas são feitas no apagar das luzes e, quando a turba desperta para a realidade, as medidas muitas vezes ruins já foram tomadas.

13. Suicídio. Quantos suicídios diretos e indiretos são cometidos durante o período de carnaval? Quantos casos tenebrosos que não são noticiados?

14. Abortos e Estupros. Quantos são os casos de estupros não notificados nas secretarias de segurança pública? Quantos são os casos de abortos clandestinos? Quantas são as gravidezes indesejadas?

Sob o ponto de vista espiritual, a literatura espírita demonstra de maneira fecunda que as consequências são complexas e dolorosas. Difíceis casos de obsessão são forjados nesses momentos; suicídios são cometidos e os desdobramentos já conhecemos; desestruturação familiar, enfim...

Embora a riqueza dos desfiles, as críticas por meio das músicas e fantasias/alegorias, cumpre a pergunta: compensa mesmo?

Será que vale realmente a pena investir nessas festas?

Felizmente, muitos grupos das mais variadas religiões não gostam de tais energias. Preferem se reunir para orar; outros existem que preferem estar em meditação; em descanso em locais de natureza; ou no contato mais próximo com a família. É uma questão de escolha.

Infelizmente ainda vai perdurar por um bom tempo na cultura o carnaval. Muitas pessoas ainda vão morrer ou se comprometer terrivelmente sob o ponto de vista ético-moral.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita