Cartas

Ano 13 - N° 657 - 16 de Fevereiro de 2020

De: Maria Ester Silva Rodrigues Caetano (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 11 de fevereiro de 2020 às 14:34:31
Segundo o livro de Jó na Bíblia, ele perdeu tudo: família, fazenda, gado e adquiriu doenças. Tudo isso porque o Diabo disse para Deus que era muito fácil para Jó amar a Deus, porque ele tinha tudo. Então Deus disse ao Diabo que se tirasse tudo dele, e ele continuaria amando a Ele. Logo Jó perdeu tudo e começou a sua jornada para procurar Deus e descobrir o porquê do ocorrido. Já segundo o Espiritismo, uma pessoa não paga pelos erros de outrem. Mediante divergência de fatos, como explicar a uma pessoa que não é espírita que Deus seria injusto em fazer uns pagar pelos erros dos outros? Como por exemplo, o que escutamos muitas vezes pessoas falando que o filho pagou pelo erro do pai, da mãe...

Desculpe se não fui muito clara, e agradeço antecipadamente pela ajuda quanto ao esclarecimento.

Saúde e paz.


Resposta do Editor
:

A leitora sabe perfeitamente que ninguém paga pelos erros de outrem, tanto de acordo com a justiça dos homens, como de conformidade com a justiça divina.

Quem não admite a existência de Deus jamais compreenderá que Deus é soberanamente justo e bom e, portanto, jamais comete injustiças seja contra quem for.

O caso de Jó ilustra bem o que são as chamadas provas de que nos fala o Espiritismo quando nos diz que a Terra é, e será por um bom tempo, um mundo de provas e expiações. Jó estava, no caso, sendo testado, sendo provado, sendo experimentado, e essa é a principal finalidade das provas.

Quanto às expiações, a relação entre causa e efeito é muito clara, ou seja, a expiação pressupõe que o indivíduo haja feito algo equivocado, algo contrário à lei natural, seja na atual existência, seja em existência passada.

 

De: Simoni Privato (Montevidéu, Uruguai)

Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020 às 17:23

Assunto: Espiritismo e roustainguismo

Atendendo a pedidos, apresentamos esclarecimentos doutrinários sobre o roustainguismo. Analisamos algumas diferenças entre o Espiritismo e o roustainguismo. Como se explica que a Sociedade Anônima, que tinha como missão divulgar o Espiritismo, tenha sido dominada pelo roustainguismo?
Eis o link: clique aqui

Agradecemos a todas as pessoas que têm participado deste estudo e divulgado os vídeos.

Muita paz, saúde e felicidade a todos.

Simoni

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 11 de fevereiro de 2020 às 21:40

Assunto: Adolescência e família.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Incontestavelmente, o lar é o melhor educandário, o mais eficiente, porque as lições aí ministradas são vivas e impressionáveis, carregadas de emoção e força. A família, por isso mesmo, é um conjunto de seres que se unem pela consanguinidade para um empreendimento superior, no qual são investidos valores inestimáveis que se conjugam em prol dos resultados felizes que devem ser conseguidos ao largo dos anos, graças ao relacionamento entre pais e filhos, irmãos e parentes.

Nem sempre, porém, a família é constituída por Espíritos afins, afetivos, compreensivos e fraternos, assim, há famílias-benção, aquelas que reúnem os espíritos que se identificam nos ideais do lar, na compreensão dos deveres, na busca do crescimento moral, beneficiando-se pela harmonia frequente e pela fraternidade habitual, enquanto, famílias-provação são caracterizadas pelos conflitos que se apresentam desde cedo, na aversão entre seus membros, nas disputas alucinadas em conflitos contínuos, nas revoltas sem descanso.

A família, desse modo, é o laboratório moral para as experiências da evolução, enquanto equilibrada, isto é, estruturada com respeito e amor, proporcionando oportunidade de equilíbrio, desde que o amor seja aceito como o grande equacionador dos desafios e das dificuldades, é fundamental para uma sociedade justa e feliz.

Assim, quão nobres as palavras do Cornélio Pires quando nos orienta:- "Faça amigos com teus valores cristãos, a providência faz parentes, a bondade faz irmãos." renascemos, portanto, no lar, na família de que se tem necessidade, nem sempre naquela que se gostaria, antes, a que se merece, a fim de progredir e aparar as imperfeições com o buril da fraternidade que a convivência propicia e dignifica.

O adolescente, em um lar desajustado, naturalmente experimenta as consequências nefastas dos fenômenos de agressividade e luta que ali tem lugar, escondendo as próprias emoções ou dando-lhes largas nos vícios, a fim de sobreviver, carregado de amargura e asfixiados pelo desamor,  produzindo as tristes gerações dos  órfãos de pais vivos e desinteressados, agravando a economia moral da sociedade, que lhe sofre os danos do desequilíbrio crescente.

O lar é o grande formador do caráter do educando, e quando o espírito de dignidade humana se pautar nos homens, que se permitirem amadurecer emocionalmente antes de assumirem os compromissos da paternidade, haverá um mudança radical nas paisagens da família, iniciando-se a época da verdadeira fraternidade.” (Redação do Jornal Mundo Maior em estudo do Livro Adolescência e Vida, do Espírito Joanna de Ângelis, Psicografia de Divaldo Franco.)

Saudações.

Jornal Mundo Maior

 

De: Paulo Rogerio José (Porto Velho, Rondônia)

Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020 às 11:38:27

Assunto: Especial 469 - O lado cinzento da mediunidade no Espiritismo contemporâneo
Caro Wilson Garcia, concordo plenamente contigo.
Agradeço os esclarecimentos.

Paulo

 

De: Rafael Exel de Araújo (Campo Grande, RS)

Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020 às 11:19

Assunto: Reflexões Espíritas

Leitor amigo:

Conheça e ouça a Web Rádio Sementes de Amor.

Aqui estão várias opções:

- pelo celular através dos aplicativos: clique aqui-1

- pelo site: clique aqui-2

- pelo YouTube: clique aqui-3

Saudações.

Rafael

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Domingo, 9 de fevereiro de 2020 às 22:24

Olá, caros amigos.

Saudações Kardequianas.

O Movimento Espírita Brasileiro segue com força total. Dentre em breve iremos trazer materiais raros traduzidos.

Primeiramente:  Estamos trazendo a contextualização União Espírita Francesa... Que foi realizada pela Site Luz Espírita... Através de 02 gigantes do Espiritismo da atualidade: Ery Lopes (Administrador do site) e Rogério Miguez.

Vejam: cliquem aqui-1

Segundo: Estamos agora enfocando o grande paladino do Espiritismo (Auguste Bez)... Vindo do agrupamento espírita da cidade de Bordeaux, grande filho espiritual de Kardec...

Na história do Espiritismo, nos primórdios da Codificação, na França, destaca-se o ilustre nome de Auguste Bez, um dos mais laboriosos e proeminentes espíritas da primeira hora, atuando no núcleo espírita de Bordeaux. O Almanach Spirite do ano de 1865 anota que Auguste Bez era médium ativo, devotado e muito maleável nas influências dos Espíritos de todos os graus e categorias. Sua devoção era tamanha que participou de praticamente todos os grupos espíritas de Bordeaux, colocando sua faculdade que Deus lhe outorgou a serviço de todos.

Determinado e aguerrido como os de sangue jovem, trava em 1862 a sua primeira polêmica em defesa das ideias espíritas. Inicialmente no periódico l'Etincelle, depois no jornal Renard. Além disso, mais tarde soube enfrentar as duras críticas do Sr. Philibert Burlet, famoso estudante de medicina de Lyon, que lançava pelos quatro ventos do mundo a ideia nefasta de ser o Espiritismo a causa da alienação mental.

O TRABALHO:

- Elaboração da capa do site... Trazendo os rascunhos da biografia de Auguste Bez... Juntamente com as suas psicografias raras... E os ecos da luta do Movimento Espírita de Bordeaux... Com outras lideranças espíritas Émilie Sabò (Secretário de Allan Kardec) e J. Chapelot e outros...

- O Resgate de 2 periódicos que foram citados por Allan Kardec na Revue Spirite... La Ruche Spirite (1863 - 1865), L' Union Spirite Bordelaise (1865 - 1866) que tiveram administração Auguste Bez:

1) Almanach Spirite Pour (1865) (Fr.) ------- RARO

2) Auguste Bez - Les Miracles de nos jours, ou les manifestations extraordinaires obtenues par l'intermédiaire de Jean Hillaire (1864) (Fr.)

Seguem todos os materiais no link da página e em anexo.

Para acessar, cliquem aqui-2

Terceiro: Para diversão do final de domingo sugerimos:

I - Os Falsos médiuns (parte 1) - Jorge Hessen faz uma análise dos falsos médiuns que ocorrem dentro do Movimento Espírita Brasileiro. Link: cliquem aqui-3

II - Os Falsos médiuns (parte 2) - Jorge Hessen faz uma análise dos falsos médiuns que ocorrem dentro do Movimento Espírita Brasileiro. Link: cliquem aqui-4

III - Chico Xavier fala sobre regressão de memória, guerras sucessivas e futuro do Brasil (inédito 1991). Link: cliquem aqui-5

IV – Chico Xavier em entrevista ao programa Fantástico da Rede Globo em 1979.  Link: cliquem aqui-6

E a luta segue.

Wanderlei

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita