Cartas

Ano 13 - N° 654 - 26 de Janeiro de 2020

De: Simoni Privato (Montevidéu, Uruguai)

Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020 às 18:14

Quais são os principais ensinamentos que podemos extrair do exemplo de Léon Denis como um dos maiores conferencistas espíritas de todos os tempos?

Deve haver profissionalismo religioso no movimento espírita? 

O trabalho como conferencista espírita deve prevalecer sobre o cumprimento dos deveres profissionais e familiares?

Os bons Espíritos assistem os orgulhosos e os ambiciosos? 

Vídeo 29 - O legado de Allan Kardec: conferências espíritas remuneradas?

Para acessar, clique aqui
Agradecemos a todas as pessoas que têm participado deste estudo e divulgado os vídeos.

Muita paz, saúde e felicidade a todos.

Simoni Privato

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Sábado, 18 de janeiro de 2020 às 23:07

Assunto: Mais uma obra traduzida de William Crookes

Olá, caros amigos.

Saudações Kardequianas.

Começamos a divulgação espírita em 2020.

Primeiro: Estamos trazendo um trabalhador espírita de primeira grandeza... Bruno Tavares e o Grupo de Divulgadores Espíritas da Casa dos Humildes... Grandes leões espíritas do nordeste brasileiro (pernambucano). 

Acompanhem a programação.

Canal Youtube: clique aqui - 1

Blog: clique aqui - 2

Segundo: Estamos trazendo um dos grandes divulgadores espíritas que partem da Federação Espírita Brasileira (FEB)... Um grande diferencial dentro do Movimento Espírita Brasileiro, que está realizando um trabalho de maestria na tradução do Evangelho Segundo O Espiritismo. Que podem ser acompanhado no blog Jorge, O Sonhador: clique aqui - 3

Atualização:  Estamos trazendo novamente as Revistas Espíritas publicadas por Allan Kardec, pois entendemos que para conhecer o Espiritismo é necessário ler estas revistas que foram as bases para a Codificação Espírita.

Encyclopédie Spirite - Mouvement Spirite Francophone - Revue Spirite en Français (1858-1948) (Em idioma francês), com nossos agradecimentos a Charles Kempf: clique aqui - 4

Veja e baixe todos os materiais em anexo em nosso website: clique aqui - 5

E para diversão do final de semana:

1 - Chico Xavier - O homem, a obra e as repercussões (César Perri) - Palestra proferida na Casa de Oração Bezerra de Menezes (Cobem) na cidade de Salvador (BA) no dia 27/11/2019 pelo orador espírita Antonio Cesar Perri de Carvalho. Para acessar, clique aqui - 6

2 - Chico Xavier fala sobre regressão de memória, guerras sucessivas e futuro do Brasil (inédito 1991) - Entrevista inédita a Saulo Gomes durante a reunião pública destinada a fins beneficentes no Centro Espírita União, bairro do Jabaquara, São Paulo (SP), em outubro de 1991. Para acessar, clique aqui - 7

3 - O legado de AK- Leymarie preso: fraude e exploração econômica no movimento espírita. - Estudo e reflexão sobre o livro "O legado de Allan Kardec": clique aqui - 8

4 - O legado de AK: recursos financeiros e movimento espírita. - Estudo e reflexão sobre o livro "O legado de Allan Kardec”: clique aqui - 9

A luta segue.

Wanderlei

 

De: Erika Silveira (São Paulo, SP)

Terça-feira, 21 de janeiro de 2020 às 13:55

Assunto: A História Nunca Contada de Allan Kardec, O Cientista do Infinito

Boa tarde, amigos de ideal.

Se puderem divulgar em suas redes e sites, ficaremos imensamente gratos. A programação do 18° Encontro Amigos da Boa Nova está especial:  

18° Encontro Amigos da Boa Nova - No dia 25 de abril, das 10h às 19h, acontece o 18° Encontro Amigos da Boa Nova no Espaço Internacional Eventos em Guarulhos. Com realização da Fundação Espírita André Luiz, o encontro terá como tema central “Allan Kardec - Ontem, Hoje e Sempre” e contará com a presença de grandes palestrantes. 

Este ano o evento também contará com um diferencial no ingresso, com a opção da entrada social, uma categoria de ingresso que oferece desconto no preço do ingresso inteiro, caso o  público opte por fazer uma doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento. Todo alimento arrecadado através da Entrada Social será direcionado para ajudar os pacientes das Casas André Luiz.

O evento contará também com debates esclarecedores com os comunicadores da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior Del Mar Franco, Adriana Morales, Miriam Izabel, Deusa Samu, e os jovens palestrantes: Julio Sena e Carol Oliveira e os convidados Tatto Savi do canal do Youtube Espiritismo, Ciência e Filosofia e Ana Talavera do canal do Youtube Espiritalks.

Ingressos: 
www.mundomaior.com.br ou (11) 2458-3214

Erika

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 16 de janeiro de 2020 às 07:01

Assunto: Animismo

Você alguma vez já parou para pensar como se comportaria diante de uma acusação de que esteja sendo alvo de um animismo? Procuraria analisar melhor a mensagem recebida por um amigo espiritual diante do grupo o qual faz parte ou se intimidaria diante da própria mediunidade, afastando dos compromissos feitos pela Espiritualidade Superior? Com certeza é um assunto que tira o sono de muitos adeptos da Doutrina Espírita. Por isso estou voltando nesse assunto e espero, nesse espaço, poder esclarecê-lo juntamente com a ajuda dos preclaros amigos espirituais do livro em estudo “No Mundo Maior”, no seu capítulo 9, intitulado “Mediunidade”, pelos dons mediúnicos do nosso saudoso Chico Xavier.

A médium com melhor sintonia com a Espiritualidade no grupo em que a equipe de Calderaro foi convidada a participar, recebeu uma mensagem de um amigo espiritual. O grupo em si recebeu a mensagem como muito gratificante, embora não acreditassem fosse do espírito que a escreveu. “... não apresentava índices concludentes da identificação individual; não procedia, possivelmente, do conhecido profissional que a subscrevera”.

É de se convir que, tirando Chico Xavier e Divaldo Franco, entre outros médiuns idôneos, difícil para nós outros recebermos uma mensagem seja ela psicográfica ou psicofônica na sua transparência sem igual. Somos médiuns ainda dotados de alimentação mental muito precária e, assim sendo, um obstáculo tremendo no sentido de acarearmos satisfatoriamente com esses dons mediúnicos.

Mas nem por isso vamos evitar de recebermos os amigos espirituais, pois mesmo sendo tachados por muitos como médiuns mistificadores, temos em mãos uma Doutrina que desperta os corações opressos diante de tanta desigualdade religiosa. Mesmo dentro do Espiritismo existem grupos ortodoxos que formam dentro dele uma barreira imensa por onde – caso contrário – poderiam evitar transtornos possíveis.

Muitas são as revelações que vêm da Espiritualidade, principalmente de muitos mentores de grupos espíritas em que o próprio grupo não as aceitam. Caso haja essa negação de inopino, melhor reveja, os componentes desses grupos, certos conceitos sobre mediunidade, pois que algo verdadeiro possa existir nesse suposto animismo – em que todos nós o temos –, que se enquadre na veracidade de certas revelações, mas que muitos não se encontram à altura de certificar-lhe sua solidez.

O animismo decerto existe para com todos os médiuns, embora seja melhor conduzido, analisado e estudado para que não se transforme num obstáculo intransponível diante do desenvolvimento sempre presente da mediunidade. O médium através do estudo constante, irá perseverar nesse ou naquele dom mais específico, mesmo que lhe tange as cordas do coração com a dúvida natural e necessária que existe nesse caminho.

Em todos os sentidos, poderemos nos tornar, sim, em cartas do Evangelho do Senhor na Terra, desde que saibamos direcionar a nossa mediunidade e a nossa sintonia com o Mais Alto com a fé raciocinada fortalecida sempre em nosso favor.

Comigo, Leitor Amigo?    

Aécio 

 

De: Gabriela Kugelmeier (São Paulo, SP)

Quinta-feira, 16 de janeiro de 2020 às 17:00

Assunto: Dia Mundial da Religião

Oi, amigos! Tudo bem?!

Na terça-feira, 21 de janeiro, é celebrado pelo Dia Mundial da Religião. Uma pauta para a data é reunir representantes de diversas religiões. O autor Odali Bezerra é a nossa sugestão de entrevistado para tratar sobre o Espiritismo.
Ele é escritor e lançou a obra "O que todos devem saber sobre Jesus", que apresenta aspectos singulares da vida de Cristo sob a ótica espírita.

Odali Bezerra é piauiense radicado na Bahia. Professor aposentado, poeta, escritor, terapeuta e astrólogo, começou a criar gosto pela leitura e escrita desde cedo. Aos oito anos de idade, começou a fazer poesia e sempre sonhou em publicar um livro. Formado em Letras, é especialista nas línguas portuguesa e inglesa e literaturas brasileira e portuguesa. Também é terapeuta formado em acupuntura, massoterapia, hipnose e cromoterapia. Publicou 12 livros nas áreas de poesia, reflexão, autoajuda, esotérica e doutrinária. No ano de 2000, passou a ser espírita e publicou o livro “Dicionário Espírita”.

Além dessa obra, Odali também é autor do "Dicionário Simplificado do Estudo Espírita", em que explica palavras e até expressões da religião espírita.
Para agendar uma entrevista com Odali sobre a data, entre em contato pelo telefone (77) 99940-6715 ou pelo
e-mail odalibezerra02@gmail.com para agendamentos.
Um abraço e obrigada pela atenção.

Gabriela Kugelmeier

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020 às 00:22

Assunto: Presença de Deus

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta, da Redação do Momento Espírita,  que adiante transcrevemos:

“É como mergulhar em um mar de águas geladas. Por toda parte o frio, o abandono. Ninguém à vista, nada de sorrisos calorosos, mãos amigas, solidariedade.

É assim quando o mundo nos vira as costas, os amigos fogem, e nada parece dar certo.

Nesses momentos temos vontade de perguntar: Onde estão as pessoas gentis, os bons sentimentos? Onde se escondeu o amor, que todos louvamos?

Nos recônditos da alma então cresce um sentimento infeliz: o de que não somos dignos de ser amados. E queremos tanto ser amados!

Queremos alegrias, carícias, gentilezas e sorrisos. Se isso nos falta, resta uma sombra cinzenta, um coração partido.

E é assim que da garganta parte um pedido de socorro, um grito que corta os céus e chega a Deus. E que diz, entre soluços: Meu pai, será que podes me ouvir? Estás aí? Deixa-me sentir tua mão por um só instante.

E se a alma está atenta, o coração aberto, a luz abre caminho entre as sombras. É como o sol surgindo após a chuva, seus raios dissipando nuvens pesadas, seu calor se espalhando pela Terra.

É a presença de Deus. Sua voz soa nos nossos ouvidos, sussurrando: Sim, meu filho, estou aqui. Confia, espera, supera, aguarda. Estou aqui.

Somente essa Voz Divina tem o poder de restaurar nossa alma, de tornar cálida a água gelada que nos cerca.

Deus é alegria. Estar unido a Ele é alcançar o permanente contentamento, Sua Voz ecoando no coração, consolando, explicando. É como música feliz que leva para longe as mágoas, restaura a paz e devolve o sorriso.

Por isso, nas horas árduas, quando a solidão se instalar e as lágrimas chegarem, apenas silencie a voz na garganta.

Deixe apenas a alma falar. E em vez de queixas, permita que a voz secreta busque Aquele que criou todas as coisas. Dirija ao Pai Divino uma oração de reconhecimento e amor.  Algo mais ou menos assim:

Na caminhada dos dias, nos caminhos do mundo, na humildade de minha alma, eis-me aqui, Meu Amigo, Meu Amado.

Faz da minha vida o que for melhor para mim. Mesmo que meus pés sangrem, mesmo que meus lábios só emitam gemidos, confio em Ti.

Ouvir Tua Voz na natureza é como recordar uma canção de infância. Violões em notas claras traduzindo brisas e risadas de criança. À Tua sombra existe serenidade e paz. A paz que sempre busquei.

És minha água, meu sol, o ar mais puro. Por isso meu único pedido é que me deixes apenas Te amar.

                      ***

Deus está em toda parte, e, obviamente, em ti e contigo também.

Procura encontrá-lO, não somente nas ocorrências ditosas, senão em todos os fatos e lugares.

Reserva-te a satisfação de ser cada dia melhor do que no anterior, de forma que Ele em ti habite e, sentindo-O, conscientemente, facultes que outros também O encontrem.”

Saudações.

Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita