Cartas

Ano 13 - N° 647 - 1° de Dezembro de 2019

De: Gilmar Rodrigues (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 25 de novembro de 2019 às 22:29:32
Boa noite. Gostaria de saber a diferença entre fluido vital e princípio vital. Na Gênese encontramos princípio vital.
Grato.

Gilmar


Resposta do Editor
:

Não há diferença entre os termos fluido vital e princípio vital.

João Teixeira de Paula, em seu respeitado Dicionário de Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo, Vol. I, pág. 150, assim conceitua Fluido Vital:

“Princípio orgânico, que produz os fenômenos da vida material. É o mesmo que fluido elétrico animalizado, fluido magnético, fluido nervoso, força nêurica radiante, força vital, princípio vital.”

Em seguida, no Vol. III, pág. 75, do mesmo Dicionário, ele consigna a informação de que Princípio Vital é o mesmo que Fluido Vital.

A informação acima tem por fundamento as obras de Kardec, que utilizou ambos os termos com a mesma significação, ora utilizando o termo Fluido Vital, ora utilizando o termo Princípio Vital, para tratar do mesmo tema.

Eis, extraídas da obra kardequiana, algumas informações pertinentes ao assunto:

“Princípio vital: o princípio da vida material e orgânica, qualquer que seja a fonte donde promane, princípio esse comum a todos os seres vivos, desde as plantas até o homem. Pois que pode haver vida com exclusão da faculdade de pensar, o princípio vital é uma propriedade da matéria, um efeito que se produz achando-se a matéria em dadas circunstâncias. Segundo outros, e esta é a ideia mais comum, ele reside em um fluido especial, universalmente espalhado e do qual cada ser absorve e assimila uma parcela durante a vida, tal como os corpos inertes absorvem a luz. Esse seria então o fluido vital que, na opinião de alguns, em nada difere do fluido elétrico animalizado, ao qual também se dão os nomes de fluido magnético, fluido nervoso etc.” (O Livro dos Espíritos, Introdução)

Que é feito da matéria e do princípio vital dos seres orgânicos, quando estes morrem? “A matéria inerte se decompõe e vai formar novos organismos. O princípio vital volta à massa donde saiu.” (Obra citada, questão n. 70)

“O fluido vital se transmite de um indivíduo a outro. Aquele que o tiver em maior porção pode dá-lo a um que o tenha de menos e em certos casos prolongar a vida prestes a extinguir-se.” (Obra citada, questão n. 70)

De que natureza é o agente que se chama fluido magnético? “Fluido vital, eletricidade animalizada, que são modificações do fluido universal.” (O Livro dos Espíritos, questão n. 427)

“Sem falar do princípio inteligente, que é questão à parte, há, na matéria orgânica, um princípio especial, inapreensível e que ainda não pôde ser definido: o princípio vital. Ativo no ser vivente, esse princípio se acha extinto no ser morto; mas, nem por isso deixa de dar à substância propriedades que a distinguem das substâncias inorgânicas.” (A Gênese, cap. X, item 16)

Esperamos que as informações acima satisfaçam à expectativa do leitor e dos demais interessados pelo assunto. 

 

De: Odair Celso Bruno (São Paulo, SP)

Sábado, 23 de novembro de 2019 às 23:43:33
O que representa, no Espiritismo, Maria, mãe de nosso mestre Jesus? Creio eu, um espírito de elevada luz, pois era portadora de nosso mestre maior. Há dentro de nossos estudos obras sobre essa nobre mãe?

Odair


Resposta do Editor
:

Nesta revista referimo-nos a Maria de Nazaré, quando encarnada, em duas oportunidades, facilitando para o leitor o acesso ao que Humberto de Campos escreveu sobre a mãe de Jesus na obra Boa Nova, psicografada pelo médium Chico Xavier.

Como é fácil perceber, trata-se de um Espírito de grande elevação e que cumpre um papel importante em nosso planeta.

Sobre a origem da expressão “Mãe Santíssima” aplicável à mãe de Jesus, leia o que publicamos na edição 228 desta revista - clique aqui para acessar

A respeito da convivência de Maria com o apóstolo João Evangelista em Éfeso, após a crucificação de Jesus - clique neste link

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Domingo, 24 de novembro de 2019 às 13:20

Caros amigos...

Saudações Kardequianas.

Jorge Hessen, o grande combatente da causa espírita, esteve à frente do manifesto assinado por 97 pesquisadores espíritas que estão em luta contra os farsantes da mediunidade e que buscam jogar lama sobre o Espiritismo. O manifesto é mencionado na reportagem da TV Globo sobre um suposto médium espírita que vem sendo acusado de fraude em suas psicografias. Para assistir ao vídeo, clique aqui

Agradecemos ao Ery Lopes, do site Luz Espírita, pela formatação das obras editadas em francês do escritor espírita Jorge Hessen, para serem divulgados no exterior. Confira clicando neste link

Estamos trazendo uma obra rara do ano 1944 de Cornélio Pires – “Onde Estás, ó Morte!” Para acessar, clique neste link

E a luta segue.

Wanderlei

 

De: Simoni Privato (Montevidéu, Uruguai)

Quarta-feira, 27 de novembro de 2019 às 17:45

Assunto: Gênese, 5a. edição: o silêncio sobre o ano de publicação

Neste vídeo - clique aqui para acessá-lo - analisamos o chamativo silêncio da Sociedade Anônima sobre o ano de publicação da 5a. edição, revista, corrigida e aumentada, de "A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo", bem como o que pode acarretar esse silêncio.

Também esclarecemos que documentos oficiais franceses provam que a 5a. edição, revista, corrigida e aumentada, foi impressa e publicada em dezembro de 1872, mais de três anos depois do falecimento de Allan Kardec e, portanto, sem a supervisão dele.

Agradecemos a todas as pessoas que têm participado deste estudo e divulgado os vídeos.

Muita paz, saúde e felicidade a todos.

Simoni Privato 

 

De: Joseval Carneiro (Salvador, BA)

Segunda-feira, 25 de novembro de 2019 às 02:48:25
Caro confrade,
Estou recebendo o livro impresso pela EME, 400 exemplares, para minhas palestras, já autorizada a Editora d' O Consolador a usar o digital, quando o possa.
Obrigado pelas edições eletrônicas do belo periódico.
Indiquei sua instituição à minha sobrinha, Carmen Carneiro, que aí ora reside.
Abraços,
Joseval
 

 

De: A. C. Ribas (Curitiba, PR)

Sexta-feira, 22 de novembro de 2019 às 19:15:44

Assunto: Especial 471 - Teodora teria matado 500 prostitutas?  - Parte 1
Olá, Paulo Neto. Gostei do que acabei de ler! As informações que tinha eram as do Chaves. Sempre crendo que as informações do acima citado seriam as mais verossímeis. Caso no futuro tenha mais informações, me comunique.

A. C. Ribas 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 26 de novembro de 2019 às 22:23

Assunto: A alegria dos outros

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - eis o link - e leia outras mensagens, como esta, editada pela Redação do Momento Espírita:

“Um jovem, muito inteligente, certa feita se aproximou de Chico Xavier e indagou-lhe:

- Chico, eu quero que você formule uma pergunta ao seu guia espiritual, Emmanuel, pois eu necessito muito de orientação. Eu sinto um vazio enorme dentro do meu coração. O que me falta, meu amigo? Eu tenho uma profissão que me garante altos rendimentos, uma casa muito confortável, uma família ajustada, o trabalho na Doutrina Espírita como médium, mas sinto que ainda falta alguma coisa. O que me falta, Chico?

O médium, olhando-o profundamente, ouviu a voz de Emmanuel que lhe respondeu:

- Fale a ele, Chico, que o que lhe falta é a ‘alegria dos outros’! Ele vive sufocado com muitas coisas materiais. É necessário repartir, distribuir para o próximo... A alegria de repartir com os outros tem um poder superior, que proporciona a alegria de volta àquele que a distribui. É isto que está lhe fazendo falta, meu filho: a ‘alegria dos outros’.

 

***

 

Será que já paramos para refletir que todas as grandes almas que transitaram pela Terra, estiveram intimamente ligadas com algum tipo de doação? Será que já percebemos que a caridade esteve presente na vida de todos esses expoentes, missionários que habitaram o planeta?

Sim, todos os Espíritos elevados trazem como objetivo a alegria dos outros. Não se refere o termo, obviamente, à alegria passageira do mundo, que se confunde com euforia, com a satisfação de prazeres imediatos. Não, essa alegria dos outros, mencionada por Emmanuel, é gerada por aqueles que se doam ao próximo, é criada quando o outro percebe que nos importamos com ele. É quando o coração sorri, de gratidão, sentindo-se amparado por uma força maior, que conta com as mãos carinhosas de todos os homens e mulheres de bem.

Possivelmente, em algum momento, já percebemos como nos faz bem essa alegria dos outros, quando, de alguma forma conseguimos lhes ser úteis, nas pequenas e grandes questões da vida.

Esse júbilo alheio nos preenche o coração de uma forma indescritível. Não conseguimos narrar, não conseguimos colocar em palavras o que se passa em nossa alma, quando nos invade uma certa paz de consciência por termos feito o bem, de alguma maneira. É a lei maior de amor, a lei soberana do Universo, que da varanda de nossa consciência exala seu perfume inigualável de felicidade. Toda vez que levamos alegria aos outros a consciência nos abraça, feliz e exuberante, segredando, ao pé de ouvido: É este o caminho... Continue...

 

***

 

Sejamos nós os que carreguemos sempre o amor nas mãos, distribuindo-o pelo caminho como quem semeia as árvores que nos farão sombra nos dias difíceis e escaldantes. Sejamos nós os que carreguemos o amor nos olhos, desejando o bem a todos que passam por nós, purificando a atmosfera tão pesada dos dias de violência atuais. E lembremos: a alegria dos outros construirá a nossa felicidade.”

Jornal Mundo Maior 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita