Cartas

Ano 13 - N° 640 - 13 de Outubro de 2019

De: Fátima Aparecida Rodrigues (São Paulo, SP)

Domingo, 6 de outubro de 2019 às 00:23:15

Assunto: Edição 22 - Especial sobre Erraticidade

Vocês publicaram em Especial, no dia 14 de Setembro de 2007, um texto sobre a "Erraticidade", no qual afirmam que "todos os Espíritos sujeitos a novas reencarnações aguardam na chamada erraticidade. Erraticidade é, portanto, tempo de espera. Seria a fila da reencarnação. E é uma senhora fila”. Gostaria de saber de onde foi retirada essa informação? Foi de algum livro espírita confiável?

Fátima


Resposta do Editor
:

Sim, o tema pertinente à erraticidade é tratado na principal obra espírita, O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

Eis algumas informações que extraímos do livro mencionado:

224. Que é a alma no intervalo das encarnações? “Espírito errante, que aspira a novo destino, que espera.”

a) Quanto podem durar esses intervalos? “Desde algumas horas até alguns milhares de séculos. Propriamente falando, não há extremo limite estabelecido para o estado de erraticidade, que pode prolongar-se muitíssimo, mas que nunca é perpétuo. Cedo ou tarde, o Espírito terá que volver a uma existência apropriada a purificá-lo das máculas de suas existências precedentes.”

b) Essa duração depende da vontade do Espírito, ou lhe pode ser imposta como expiação? “É uma consequência do livre-arbítrio. Os Espíritos sabem perfeitamente o que fazem. Mas, também, para alguns, constitui uma punição que Deus lhes inflige. Outros pedem que ela se prolongue, a fim de continuarem estudos que só na condição de Espírito livre podem efetuar-se com proveito.”

225. A erraticidade é, por si só, um sinal de inferioridade dos Espíritos? “Não, porquanto há Espíritos errantes de todos os graus. A encarnação é um estado transitório, já o dissemos. O Espírito se acha no seu estado normal, quando liberto da matéria.”

226. Poder-se-á dizer que são errantes todos os Espíritos que não estão encarnados? “Sim, com relação aos que tenham de reencarnar. Não são errantes, porém, os Espíritos puros, os que chegaram à perfeição. Esses se encontram no seu estado definitivo.”

230. Na erraticidade, o Espírito progride? “Pode melhorar-se muito, tais sejam a vontade e o desejo que tenha de consegui-lo. Todavia, na existência corporal é que põe em prática as ideias que adquiriu.”

 

De: Shirley Fortunata Dias Freitas (Curitiba, PR)

Domingo, 6 de outubro de 2019 às 20:55:33

Por favor, gostaria saber se tanto a aparição quanto a materialização de espíritos utilizam-se de ectoplasma para acontecer? li algumas coisas e estou confusa... sei que esses fenômenos não se fazem mais necessários mas gostaria saber se, para acontecê-los, há necessidade de se ter alguém que produza essa substância...

Obrigada.

Shirley


Resposta do Editor
:

Sim, os fenômenos de efeitos físicos dependem do concurso de um médium capaz de fornecer o ectoplasma necessário à sua efetivação.

Sobre o assunto sugerimos à leitora que consulte os textos abaixo citados, ambos publicados em nossa revista:

1)   Artigo de Davilson Silva: Diferença entre ectoplasmia e materialização de Espíritos - clique aqui

2)   O Espiritismo responde -clique neste link

 

De: D. V. (Salvador, BA)

Terça-feira, 8 de outubro de 2019 às 22:39:43

Nunca tive medo de altura, sempre andei em lugares altos, viajei de avião, algo que gosto muito, escalei montanha e nunca tive medo, só que hoje ocorreu algo que não estou conseguindo assimilar. Fui atravessar a passarela e não era muito alta e literalmente entrei em pânico , não conseguia andar por ter travado, fiquei desesperada com sensação que ia cair, tive que ir andando devagar  segurando-me no ferro.

D. V.


Resposta do Editor
:

Antes de procurar explicação espírita, é importante consultar um especialista em saúde. Uma crise de labirintite pode perfeitamente levar ao quadro descrito pela leitora. Mas é evidente que só o exame clínico poderá detectar as causas e indicar-lhe o tratamento.

 

De: Djalma Petrucio (Campo Grande, MS)

Domingo, 6 de outubro de 2019 às 22:26:37
Prezados amigos.
Pai amoroso, criador de tudo que existe, nada acontece segundo a vossa vontade, isto de acordo com vossas leis soberanas de amor e sabedoria.

A partir dessa introdução, vou de fato iniciar o assunto. Quero provocar uma discussão de ideias dentro do movimento espírita, indo na contramão dos maiores pensadores da doutrina. Não que seja contrário com o que está sendo feito no movimento espírita, mas ele não foi suficiente para atingir a meta proposta por nosso irmão solar Nosso Senhor Jesus Cristo há dois mil anos quando esteve entre nós.

Especificamente quero comentar sobre o movimento espírita brasileiro. Cada movimento religioso implantado em nossa nação teve uma finalidade específica dentro do plano divino. O Espiritismo não cumpriu e nem vai cumprir a missão da qual foi criado e elaborado por Allan Kardec, autorizado por Jesus, que fundamentalmente seria implantar a MORAL dentro da sociedade brasileira. Mas desde o início dos estudos espíritas nos grupos formados para tal e a fundação da FEB, iniciaram-se as disputas internas e dissoluções de grupos, indo formar outros que também que também se dividiam, e isto ocorre até nossos dias.
Cabe lembrar que no início a população do Brasil não passava de 10 milhões de habitantes. Não foi praticado o que está escrito no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XX - Os trabalhadores de última hora: Missão dos espíritas.

Djalma Petrucio

 

De: André Luis Aguiar Coelhas (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 2 de outubro de 2019 às 23:54:26
Olá, meus irmãos, gostaríamos muito de divulgar nossa rádio na página de vocês. Falamos da rádio web mensageirosdonossolar.com

O que devo fazer e, se há esta possibilidade, que o mestre Jesus nos ampare hoje e sempre.

André Luis


Resposta do Editor
:

Constitui para nós imensa satisfação divulgar a emissora citada pelo leitor. Basta apenas que nos envie, por e-mail, os dados da rádio e a arte pertinente à logomarca da emissora. Eis para isso o nosso endereço: aoofilho@gmail.com

 

De: Jorge Luiz Lima Caldeira (Belo Horizonte, MG)

Sexta-feira, 4 de outubro de 2019 às 23:15:04
Peço humildemente que passem a enviar-me a Revista Semanal "O Consolador ".
Muito obrigado a todos da Equipe.

Jorge


Resposta do Editor
:

Nossa revista não tem formato impresso e, por isso, não há como enviá-la. Feita apenas no formato digital, é necessário acessar a internet para poder lê-la. O acesso é livre e gratuito. Eis o link: www.oconsolador.com

 

De: Sérgio Bernardi (Mirassol, SP)

Domingo, 6 de outubro de 2019 às 11:15

Assunto: Gazeta IEEAK de outubro de 2019

Aos irmãos e irmãs da lide espírita.

Anexo, nosso Informativo Espírita Mensal, referente a Outubro/19, com informações que nos chegam através da grande literatura espírita, que sabemos nos confortam a alma nesta jornada cheia de percalços para todos nós.

Abraços fraternos,

Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec"


Resposta do Editor
:

Acusamos e agradecemos com alegria o recebimento da Gazeta IEEAK, parabenizando o Sérgio e seus colegas pela publicação do importante e tradicional periódico.

 

De: Célia Ruth Caracciolo Fonseca (Belém, PA)

Domingo, 6 de outubro de 2019 às 18:26:09
Quero me inscrever no Curso da Joanna de Ângelis.

Célia


Resposta do Editor
:

A leitora deve ter-se equivocado ao enviar à nossa revista a mensagem acima. Se o Curso por ela mencionado está programado para a cidade de Belém, sugerimos que entre em contato com a União Espírita Paraense, que certamente poderá orientá-la. Para acessar o site da instituição,  clique aqui

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita