Artigos

por Vladimir Polízio

 

A grande pergunta


O improviso não está presente nas lições que Jesus nos ofereceu.

Se algumas das parábolas não se apresentam suficientemente claras para o entendimento comum, é preciso conhecer a obra de Jesus e reconhecer que tudo o que está contido em seu Evangelho tem a presença abundante do amor.

Portanto, como cristãos que somos, todo ensinamento por Ele deixado tem, para nós, significação especial, equivalendo dizer que, na condição de aprendizes que somos, a voz do Mestre é ouvida e respeitada. Se assim não for, de nada valerá bater no peito, ajoelhar-se e abrir os braços em direção ao alto, se não houver, antes desse gesto, lealdade ao compromisso abraçado.

Se podemos ser felizes já agora, mesmo carregando o fardo de responsabilidades que nos cabe, não há por que deixar para amanhã o que podemos usufruir ainda nesta existência. Assim agindo, estaremos demonstrando que compreendemos perfeitamente as lições que Ele nos ofertou, empregando nesse caso a fé raciocinada, onde as razões ficam claras. Só o amor vence a legião de problemas.

Emmanuel, mentor espiritual que acompanhou o médium Chico Xavier, enviou-lhe, pela psicografia, esta mensagem oportuna A grande pergunta, cobrando do aprendiz, em trânsito nesta vida, o cumprimento da parte que lhe compete, qual seja, a limpeza do interior da Alma para poder galgar outras esferas, em outras altitudes, lembrando sempre que, para conquistar voos dessa magnitude, somente será possível se estiverem presentes o amor e o conhecimento.

Ei-la:

A grande pergunta

“E por que me chamais Senhor, Senhor, se não fazeis o que eu digo?” –Jesus (Lucas, capítulo 6, versículo 46).

“Em lamentável indiferença, muitas pessoas esperam pela morte do corpo, a fim de ouvirem as sublimes palavras do Cristo.

Não se compreende, porém, o motivo de semelhante propósito. O Mestre permanece vivo em seu Evangelho de Amor e Luz.

É desnecessário aguardar ocasiões solenes para que lhe ouçamos os ensinamentos sublimes e claros.

Muitos aprendizes aproximam-se do trabalho santo, mas desejam revelações diretas. Teriam mais fé, asseguram displicentes, se ouvissem o Senhor, de modo pessoal, em suas manifestações divinas. Acreditam-se merecedores de dádivas celestes e acabam considerando que o serviço do Evangelho é grande em demasia para o esforço humano e põem-se à espera de milagres imprevistos, sem perceberem que a preguiça sutilmente se lhes mistura à vaidade, anulando-lhes as forças.

Tais companheiros não sabem ouvir o Mestre Divino em seu verbo imortal.

Ignoram que o serviço deles é aquele a que foram chamados, por mais humildes lhes pareçam as atividades a que se ajustam.

Na qualidade de político ou de varredor, num palácio ou numa choupana, o homem da Terra pode fazer o que lhe ensinou Jesus.

É por isso que a oportuna pergunta do Senhor deveria gravar-se de maneira profunda em todos os templos, para que os discípulos, em lhe pronunciando o nome, nunca se esqueçam de atender, sinceramente, às recomendações de suas palavras sublimes."
 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita