Brasil
por Marcel Bataglia Gonçalves

Ano 13 - N° 636 - 15 de Setembro de 2019

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes, 40 anos a serviço do próximo


Assim como definir um nome de um filho que está prestes a nascer, empresas, entidades e instituições buscam inspiração por muitas vezes em nomes já conhecidos, nomes de famosos, nomes jamais pensados por alguém até aquele momento ou, simplesmente, nomes que marcaram uma nação, uma sociedade. Assim foi que, em 11 de dezembro de 1978, o Centro Espírita Bezerra de Menezes optou para carregar por toda sua existência esta responsabilidade de fazer a diferença na vida do próximo levando em seu nome a figura daquele que cuidou do próximo com muito amor sem nada querer em troca. Mais importante do que escolher um nome é quão a Casa trabalha e dedica todo seu tempo, por meio de sua equipe de trabalhadores, para saciar a fome material e espiritual das pessoas que a procuram.

Centro Espírita Bezerra de Menezes é uma organização religiosa, de duração ilimitada, que funciona nos termos do art. 44 do novo Código Civil, de 2002.  Foi fundado em 11 de dezembro de 1978 em imóvel de propriedade do Sr. Slavos Georges Caricas, em frente do atual endereço.

Os fundadores que formaram a primeira diretoria foram Slavos Georges Caricas, presidente;  Orlanda Achutti, vice-presidente;  Claudete Santos Pereira, secretária; e Ricardo Krambeck Jr., tesoureiro.

No dia 10 de novembro de 1979 foi inaugurada a nova sede do CE Bezerra de Menezes, no mesmo local onde funciona atualmente: na Rua Miguel Matte, 585 - Bairro Pioneiros, na bela Balneário Camboriú, Santa Catarina.Para construir a atual sede, o Sr. Caricas, em reunião com os trabalhadores e colaboradores, explanou as necessidades de recursos materiais e financeiros para a conclusão da obra solicitando a participação de todos, que colaboraram com tijolos, janelas, vidros etc. A participação financeira do Sr. Caricas nesses recursos foi bastante significativa, o que viabilizou o feito.

O ESDE é um dos programas de estudo mantidos pela instituição

Entre suas atividades doutrinárias naquela época, o trabalho de cura era praticado, o qual deixou mais tarde de existir. Em 20 de agosto de 1994 o Centro Espírita Bezerra de Menezes filiou-se à Federação Espírita Catarinense, tendo suas atividades desenvolvidas na área do estudo doutrinário espírita, exposições doutrinárias, passe, reuniões mediúnicas reservadas aos trabalhadores dessa área, atendimento fraterno, tratamento espiritual e trabalho assistencial. Hoje o Centro possui 8 departamentos que, através dos voluntários e seus colaboradores, mantêm ativo tanto o trabalho em prol dos mais necessitados, como o trabalho de estudo e divulgação doutrinária.

O Departamento de Assistência e Promoção Social promove uma sessão semanal de serviço assistencial com palestras; evangelização infantil dirigido a crianças; aplicação de passes; trabalhos artesanais estimulando a confecção e aprendizado de artesanato, além de distribuições de gêneros alimentícios e/ou roupas à famílias ou instituições em situação emergencial.

O DAE – responsável pelas atividades doutrinárias – coordena as seguintes atividades: recepção; atendimento fraterno pelo diálogo; atividade de explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita; atendimento pelo passe; irradiação; evangelho no lar; implantação do evangelho no lar e, por fim, a assistência espiritual.

O DEES (Departamento de Estudos) promove as atividades do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. O ESDE garante unidade de princípios em torno do estudo, a propagação da Doutrina e muitos outros benefícios que só o entendimento nos auxilia na evolução terrena. Os grupos de estudos são divididos em temas como “Estudo e prática da mediunidade”, “Introdutório do ESDE; “Estudo do Evangelho segundo o Espiritismo”; “Estudo do Livro dos Espíritos”, bem como outros estudos mais aprofundados da doutrina espírita.

“A felicidade sem limites existe” – afirma Dr. Bezerra de Menezes

A mediunidade bem aplicada nas casas espíritas é uma ferramenta poderosa que exerce um papel fundamental nas atividades da instituição. Para isso, o Centro possui o DEEM – Departamento de Estudo e Educação da Mediunidade, que tem por fim promover a formação e organização de grupos de estudo e atividade mediúnica. Os grupos mediúnicos funcionaram de conformidade com as  normas contidas no opúsculo “Orientação ao Centro Espírita”, editado pela Federação Espírita Brasileira.

A Casa dispõe também do DIJ – Departamento de Infância e Juventude, que tem por objetivo proporcionar as atividades de estudo e vivência da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus de forma sistemática, metódica, atendendo e esclarecendo crianças e jovens até 18 anos.

O ensinamento espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais são trabalhadas as aulas. Esses conhecimentos são levados aos alunos por meio de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o aluno reflita e tire conclusões próprias dos temas estudados, pois só assim se efetiva a aprendizagem real.

O Espiritismo, com Allan Kardec, traz nova luz à tarefa assistencial. Realçando a responsabilidade dos seus seguidores pelo preceito “Fora da caridade não há salvação”, fundamenta a prática da fraternidade no Evangelho do Cristo. No Brasil, muitos foram os espíritas cuja dedicação e amor, no campo assistencial, se transformaram em exemplo. Entre eles, como todos sabemos, destaca-se Adolfo Bezerra de Menezes(1831-1900), o grande apóstolo do Espiritismo no Brasil que, como médico, se dedicou, com desapego e amor, à assistência aos doentes e a todos os que o procuravam, necessitados de auxílio. Segundo ele, “a felicidade sem limites existe, meu filho, como decorrência do Bem que fazemos, das lágrimas que enxugamos, das palavras que semeamos no caminho, para atapetar a senda que um dia percorreremos”.  


Nota do autor:

Os interessados em conhecer melhor a instituição podem obter mais informações no website www.cebmenezes.org.br

Para contato com a Casa Espírita, eis três formas:

Telefone: (47) 3081-3383

E-mail: cebmenezes@hotmail.com

Facebook: centro espírita bezerra de menezes


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita