Cartas

Ano 13 - N° 635 - 8 de Setembro de 2019

De: Demétrio G. (Belo Horizonte, MG)

Sábado, 31 de agosto de 2019 às 10:33:24
Uso de técnicas de Passe Espírita, adotar ou não, dentro de casa Kardecista? Digo isto, pois se a essência da casa não é Kardec não se discute, agora dentro casa Kardecista eu acho que foge da codificação.

Demétrio


Resposta do Editor:

O tema passe espírita foi tratado nesta revista em inúmeras oportunidades, como por exemplo na edição 46, no Especial intitulado Anotações em torno do passe, cuja leitura sugerimos ao leitor e demais interessados. De fato, o chamado passe espírita, ou seja, o que é ministrado nos centros espíritas que seguem a orientação kardequiana, é simplesmente a imposição de mãos que Allan Kardec examinou exaustivamente em sua obra, especialmente na Revista Espírita. Para acessar o artigo a que nos referimos, clique aqui

 

De: Airton Azevedo (Navegantes, SC)

Segunda-feira, 2 de setembro de 2019 às 11:33:15
Corpo de Jesus: quando entendemos que ele falou várias vezes ”não vim destruir a Lei”? Respondeu tudo. Depois, este corpo fluídico está nos Quatro Evangelhos de Roustaing? Procuramos achar coisa que não são importantes para a doutrina.

Um abraço.

Airton


Resposta do Editor:

Como mostramos em texto publicado no dia 13 de abril de 2008 na edição 51 desta revista, a tese do corpo fluídico é um dos pontos defendidos na obra de J. B. Roustaing, numa clara contradição com a obra de Allan Kardec. Para acessar o texto mencionado, clique neste link

 

De: Simoni Privato (Montevidéu, Uruguai)

Quarta-feira, 4 de setembro de 2019 às 18:01

Assunto: Por que estudar “A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo”?

Neste novo vídeo, refletimos sobre a necessidade do estudo da obra "A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo" para melhor compreensão e prática da doutrina espírita.

Agradecemos a todas as pessoas que estão participando deste estudo e divulgando os vídeos.

Muita paz, saúde e felicidade a todos.

Para acessar o vídeo, clique aqui

Um grande abraço,

Simoni

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 3 de setembro de 2019 às 22:45

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens espíritas escritas especialmente para você, como esta redigida pela equipe do Momento Espírita:

“Muito se fala sobre a verdade. Dizem que a verdade sempre aparece, mais cedo ou mais tarde. Nada pode deter a sua marcha, no tempo. No entanto, alguns de nós, por vezes ficamos a pensar que ela deveria ser mais ágil. Afinal, conhecemos na História da Humanidade, quantas vezes ela foi ofuscada por interesses de poderosos de toda sorte.

Conta-se que quando foi coroado rei da Pérsia, Dario mandou dar uma grande festa para todos os seus súditos, espalhados em cento e vinte e sete províncias. Terminada a festa, adormeceu, mas foi despertado pelas vozes alteradas de três rapazes que discutiam acerca do que seria a coisa mais forte do mundo. Em vez de admoestá-los, ficou a escutá-los.

Decidiram que cada um escreveria uma frase dizendo o que era a coisa mais forte e submeteriam ao rei o julgamento. E assim foi feito. As frases foram entregues ao soberano que, oportunamente, realizou uma convocação de nobres e conselheiros, na sala dos julgamentos.

Foi lida a primeira frase: O vinho é o mais forte.

Aquele que a escrevera, considerou que o vinho tem muita força. Tanta que pode transformar em tolos os homens mais grandiosos. O rei poderoso e a criança ignorante se igualam sob sua força. Coloca nuvens na memória e torna discussões sem valor porque tudo cai no esquecimento.

A segunda frase dizia: O rei é o mais forte.

A justificativa do autor foi de que o rei tudo manda e é obedecido. Envia soldados para a guerra, condena pessoas à morte ou lhes concede o perdão. Todos os súditos lhe devem obediência e ele faz o que lhe agrada. É apenas um homem, mas por ele os soldados cruzam montanhas, derrubam muralhas, atacam torres e depois de conquistado o país, lhe trazem o espólio.

A terceira frase afirmava: A verdade é mais forte que todas as coisas.

A defesa da tese foi ardorosa. Disse o jovem: O rei pode ser perverso, o vinho é perverso. Os homens podem ser maus. Todos eles perecerão. Mas a verdade é eterna. É sempre forte. Nunca morre. Tampouco é derrotada. Faz o que é justo. Não pode ser corrompida. Não necessita do respeito das pessoas para existir. É grandiosa e soberana sobre todas as coisas.

E Dario julgou que o terceiro jovem era o mais sábio.

O jovem se chamava Zorobabel. Era um judeu e foi líder do seu povo, na época de seu retorno a Jerusalém do exílio na Babilônia. Foi um dos reconstrutores do templo em Jerusalém.

*   *   *

A verdade sempre predomina. A verdade cresce à medida que o ser se desenvolve. Ela se faz profunda, é sempre atual e enfrenta a razão em todas as épocas com os equipamentos da lógica e da realidade. A verdade é pão que nutre, medicamento que cura, guia que conduz com equilíbrio. Jamais fica desconhecida, por maiores sejam os obstáculos que se lhe anteponham. Escapa a qualquer controle, por ser soberana, e, mesmo quando aparentemente morta, renasce.

Ninguém tem o direito de ocultar a verdade, qual se fosse uma luz que devesse ficar escondida. Onde se encontre, irradia claridade e calor. Façamos a nossa parte.”

Diretor do Jornal Mundo Maior

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 às 07:16

Assunto: Náufragos da salvação

Você alguma vez já parou para pensar que ao sintonizar com o mal você automaticamente atrairá para a sua companhia comparsas que se encontram nessa mesma faixa vibratória? E creia, você terá tudo a perder de dignidade, de respeito, de caráter, de idoneidade e de não ter livre acesso à própria consciência. Enquanto você não achar o meio sensato para se fazer perdoar com aqueles que o querem derrubar, essa batalha não terá fim. E haja sofrimentos, lágrimas, dores morais a sufocar almas infelizes.

Desta feita, vamos encontrar André Luiz juntamente com os dois obsessores do adolescente paralítico citado no livro “No Mundo Maior”, pela mediunidade de Chico Xavier. O Instrutor adverte: “Também os míseros perseguidores são duendes do ódio e da vingança, como o nosso enfermo é um remanescente do crime”. Observemos que entre os três existe uma sintonia bastante forte em que o mal se faz prazerosamente presente. Se caso o doentinho não tivesse afinidade com o mal, sua história seria bem outra. Mas mesmo aprisionado em um corpo físico mutilado e constantemente bombardeado por espíritos trevosos, a Misericórdia Divina não deixa de enviar Seus Mensageiros da Luz em socorro àqueles que são doentes do corpo e da alma. Os são não precisam de remédio, disse-nos Jesus. Não se lembram?

Continuando com as sábias palavras de Calderaro, vejamos outra citação: “São náufragos na derradeira fase de salvação, após enorme hecatombe no mar da vida, onde se perderam por muitos anos, por incapazes de usar a bússola do perdão e do bem”. Com certeza, muitos de nós já naufragamos no mar revolto das nossas indisciplinas, inconstantes vontades, indiferentes no agir e pensar por nós mesmos, carregando o fardo das próprias consequências conscientes de que a correção é indispensável para que a marcha se torne mais amena e, portanto com grandes chances de sucesso. Mas, se não nos importamos com a reforma íntima. Fazer o quê, então?

Já disse em matérias passadas qual seria o mais difícil: Pedir perdão ou ser perdoado? Difícil, não é mesmo? Mas tanto o ofensor quanto o ofendido tem grandes oportunidades de sobressair desse impasse moral onde dará o primeiro passo aquele que já tem consciência de que alimentando rancor e raiva não sairá do lugar onde se enraizou o mal, direto ou indireto.

Todo sofrimento na Terra é carência afetiva e efetiva do amor nos corações dos homens. Sem a máxima divina: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, difícil sairmos desse lamaçal que atravessamos. Enquanto não voltarmos nosso olhar à nossa volta, observando o quanto falta da nossa participação mais direta na busca de um mundo melhor, impossível arrecadar valores mais expressivos no sentido de termos paz assegurada no coração estraçalhado pelo mal que ainda perambula em nossos sentidos. Amemo-nos, pois. É a bandeira do Cristo nos chamando para o nosso testemunho.

Vamos trabalhar nesse sentido, Leitor Amigo?

Aécio César           

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Domingo, 1º de setembro de 2019 às 19:13

Caros amigos,

Saudações Kardequianas.

Primeiro: Ocorreu o lançamento do PEADE - Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita, que é uma realização do Portal Luz Espírita e do Grupo Marcos, para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca do Espiritismo e de conhecimentos afins à nossa Doutrina. Através dessa plataforma, os interessados em ingressar nos nossos cursos poderão realizar os seus estudos online, de forma prática e moderna, através de um sistema é totalmente informatizado, com recursos audiovisuais e todo o material didático acessível por esta plataforma. Eis o link: Peade
Segundo: Vem aí a 2ª Semana J. Herculano Pires - "O grande defensor e estudioso da doutrina espírita" - 21 a 25 de setembro de 2019 das 20:00 às 21:30. Para mais informações, clique aqui
Terceiro: O legado de Allan Kardec - Opiniões refratárias (Simoni Privato). Quais são as opiniões refratárias às quais se dirige a obra "A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo", de Allan Kardec? Qual a relação dessas opiniões refratárias com nosso progresso espiritual? Neste vídeo, Simoni propõe uma reflexão sobre esses e outros temas. Para acessar, clique neste link
Quarto:  Projeto Espiritizar – Para acessar, clique em 
espiritizar
E a luta segue.

Fiquem com Deus.

Wanderlei

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita