Brasil
por Giovana Campos

Ano 13 - N° 627 - 14 de Julho de 2019

 

Um público numeroso prestigia o Mednesp 2019


A evolução da espiritualidade nos cuidados de saúde é uma realidade para os profissionais da área


Quase duas mil pessoas estiveram em Teresina, capital do Piauí, participando do 12º Congresso das Associações Médico-Espíritas do Brasil, entre os dias 19 e 22 de junho, no Centro de Convenções Atlantic City. O tema central do congresso teve como objetivo discutir A evolução da espiritualidade nos cuidados de saúde – ampliando conceitos e vencendo paradigmas. No total, foram realizadas 341 palestras e 146 palestrantes divididos em cinco salas durante todo o evento, que contou com a presença, em sua abertura, do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), e do secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto, além da diretoria da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) .

“Desde 1991 realizamos eventos médico-espíritas no Piauí. O Mednesp foi um sonho que se materializou. Foram três anos de trabalho, desde que recebemos a incumbência de o fazermos. Houve um envolvimento da sociedade, que já conhecia nossas jornadas, mas não imaginava a extensão do evento, do ponto de vista científico, a quantidade de palestrantes e o nível das palestras. Conseguimos mais de 30 patrocinadores e apoio de pessoas variadas. Para a academia foi um passo grande”, conta Kátia Marabuco, presidente da Associação Médico-Espírita do Piauí e do Mednesp 2019, que comemorou o sucesso das palestras e também a realização do seminário internacional, que trouxe nomes como Jeffrey Rediger, psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina de Harvard, que pesquisa indivíduos com doenças consideradas incuráveis, e a colega brasileira oncologista e imunologista Nise Yamagushi, diretora do Instituto Avanços em Medicina, que possui experiência em processos de autocura.

“Teresina se sente orgulhosa de receber um encontro dessa magnitude. Comparo o prefeito a um médico generalista, que tem de falar sobre muitas coisas. Mas, engraçado, que pouco se cobra espiritualidade do prefeito, como se a cidade não a tivesse. Por isso, para mim, é uma alegria estar aqui. Um encontro marca o espírito da cidade. Estou aqui para dar as boas-vindas e aprender”, declarou o prefeito de Teresina, Firmino Filho. “Representando o nosso governador, agradeço a Deus pela presença de vocês em nosso estado e por terem escolhido o Piauí para a realização deste evento. É um momento para refletirmos sobre as escolhas de vocês serem médicos e espíritas. Em nome do estado, desejo que esse evento seja de crescimento científico e espiritual para cada um de vocês, com fortalecimento da fé”, completou o secretário de Estado de Saúde Florentino Alves.

O presidente da AME-Brasil, Gilson Luís Roberto (foto), lembrou-se do convívio dos médicos com o sofrimento humano e afirmou que somente a dimensão espiritual pode lhes dar condições de atender essa situação. “É ela que vai nos dar sentido para vida. Só que essa dimensão ficou, por décadas, esquecidas pela Medicina. Quando a deixamos de lado, falhamos como médicos, porque temos de ver o paciente em sua integralidade. Nas últimas décadas, começou a haver esse resgate. Temos de nos preparar para isso. Hoje temos mais de 70 mil artigos no PubMedfalando de saúde e espiritualidade. Vamos falar aqui de algumas pesquisas sobre o tema e o que isso tudo traz. Hoje não é mais uma questão de fé, mas de ciência. Precisamos da espiritualidade para uma saúde perfeita. Mas não basta falarmos disso em nossos congressos. Precisamos levar para o consultório”, alertou.

Homenagens

Durante o evento, foram realizadas homenagens à dra. Irvênia Luiza Santis Prada, médica veterinária com extenso trabalho ligando a espiritualidade dos animais ao processo de sensibilização no tratamento com os animais de estimação, deixando primoroso trabalho através de seus livros e palestras realizadas no Brasil e no exterior. Ao falecido dr. Jorge Andrea pelo seu pioneiro trabalho de compreensão da mente e conexão com a alma, através de textos e vídeos pertencentes ao arquivo do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB). Ao dr. Hernani Guimarães Andrade, com seu legado de pesquisas psicobiofísicas e espirituais, e também ao médium Divaldo Franco, pelo trabalho à frente da Mansão do Caminho, e que também recebeu o título de cidadão teresinense durante o Mednesp.

Mednesp 2021

Vitória (ES) foi a cidades escolhida para sediar a próxima edição do Mednesp, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de junho de 2021. O tema do congresso já está definido e será A evolução da ciência e a ética do espírito. “A evolução da ciência é fantástica do ponto de vista do plano material, com grandes conquistas tecnológicas que fizeram grandes avanços para a humanidade. Mas o homem continua a ter problemas, principalmente na área de saúde, por falta de avanços no campo da ética. Os temas são amplos, mas vamos valorizar mais as questões da bioética, a vida, falar de aborto, da eutanásia, de más-formações. Esses serão assuntos fundamentais em nosso evento”, declarou José Roberto Pereira Santos, presidente da AME do Estado do Espírito Santo.

O Mednesp 2019 na visão de Kátia Marabuco

É de Kátia Marabuco, presidente da Associação Médico-Espírita do Piauí e do Mednesp 2019, o texto abaixo:

Mednesp, o que esse evento tem de tão especial? O que o diferencia de outros congressos médicos?

Um Congresso de médicos que alia Medicina e Espiritualidade norteado pelo paradigma médico-espírita, o qual incorpora o conteúdo trazido pelos Espíritos ao conhecimento médico.

Uma verdadeira revolução iniciada no século XIX pelo advento d'O Livro dos Espíritos e continuada mais recentemente com as obras de André Luiz (Chico Xavier) e Joanna de Ângelis (Divaldo Franco), especialmente, que trouxeram para a Medicina e a Psicologia um conhecimento que desvenda um lado ainda desconhecido na etiopatogênese das doenças, a dimensão espiritual do ser humano.

Dentro deste novo contexto de visão do homem integral estão conhecimentos acerca das vidas sucessivas, pluralidade dos mundos, constituição trina do homem (corpo, perispírito e espírito), sobrevivência da consciência post mortem e a necessidade do crescimento moral contínuo e evolutivo. Para os espíritos, a moral define se o indivíduo é possuidor de sanidade mental e física.

Em um crescente acervo de conhecimentos a Espiritualidade tem proporcionado ao homem assenhorear-se desse conhecimento para uma vida melhor.

Neste momento, quando a humanidade já começa a dar sinais de cansaço de carregar tantas dores, desatinos e desilusões, essas verdades espirituais encontram o terreno fértil para serem semeadas e frutificarem no corações dos homens.

Mednesp de 19 a 22 de junho de 2019 brilhou como festa de bênçãos e conhecimentos, tocando cada participante, aos que assistiam via internet e mesmo os que só ouviram falar, como uma onda gigantesca de bem coletivo que se propagou em cada canto numa capacidade espetacular de transformações.

Sentimento de solidariedade, fraternidade, congraçamento espiritual, desejos de ser melhor e auxiliar o próximo tornaram-se constantes e, como uma grande vaga que se transforma em um tsunami de benesses, ressoam ainda na intimidade de todos e mais ainda, cada um que sentiu esse todo generoso de amor fraternal levou para os seus, multiplicando os efeitos.

Quatro dias, cinco auditórios simultâneos, cento e quarenta e dois palestrantes, trezentos e duas palestras, apresentação de pôsteres e trabalhos científicos em um espaço especial (Espaço Léon Denis), uma estação das artes (Camille Flammarion), a qual nos proporcionou aquilo que nos diz Eduardo Wolf: “A Arte é um desejo ancestral e imorredouro de criação – a criatividade que nos faz humanos”. Uma praça de alimentação que tornou possível em um mesmo local conhecer pessoas, degustar sabores, trocar afetividade no simples fato de sentar-se, dialogar e alimentar-se do pão material e espiritual.

Palestras cujo alto conteúdo científico aliado ao conhecimento espiritual, trouxe a linguagem científica a um plano igualitário a todo o público (o Mednesp é aberto a toda a população) saciando a sede de conhecimentos que, ao alcance de todos os segmentos intelectuais, satisfez desde o pesquisador que mostrou o resultado do seu trabalho e ampliou as possibilidades de parceria para estudos multi-institucionais ao estudioso da doutrina em busca de saber mais e se encantou com tantos temas, bem como aqueles que desejavam o conforto emocional para suas dores e explicações para seus questionamentos.

Fez parte desta grande festa quase a totalidade das associações de médicos espíritas, representadas praticamente por todos os estados brasileiros. Irmãos de além-mar: Portugal, Estados Unidos e Colômbia também estavam presentes.

Durante todo o Congresso, notava-se visivelmente, nos auditórios e nos corredores, a satisfação e a felicidade das pessoas de estarem naquele momento tão especial, participando em um clima de profunda gratidão a Deus.

Abençoada seja a equipe espiritual liderada por Dr. Bezerra e Dra. Marlene Nobre que idealizou, orientou e nos conduziu estes dias nos quais o amor ao bem e o bem do amor invadiram e alegraram tantos corações.


Nota da Autora
:

Todas as palestras do Mednesp 2019, de todos os auditórios (Bezerra de Menezes, Dois Williams, Allan Kardec, Marlene Nobre e Joanna de Ângelis), estão disponíveis em um pacote de vídeos que pode ser adquirido no link http://bit.ly/2X7Ykej por R$ 450,00.


 
 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita