Cartas

Ano 13 - N° 626 - 7 de Julho de 2019

De: Irineu do Nascimento (Florianópolis, SC)

Sexta-feira, 28 de junho de 2019 às 21:08:15

As evidências indicam que o médium de cura João de Deus fazia mau uso de sua mediunidade. Com certeza os espíritos que o assistiam sabiam disto. Será que eram maus espíritos que o ajudavam? Se eram bons, com certeza reprovavam tal comportamento do mau uso do seu livre-arbítrio. Como poderiam tê-lo assistido por tanto tempo?

Irineu


Resposta do Editor
:

Os benfeitores espirituais, como o próprio nome indica, não podem compactuar com o crime, seja em que condições ele se dê. É claro que no caso de João de Deus só podemos fazer conjecturas, o que não cabe num periódico espírita que tem de se fundamentar, obviamente, apenas na verdade.

Com relação à assistência que nós, médiuns ou não, recebemos dos protetores espirituais, é bom recordar a lição contida na questão 495 d´O Livro dos Espíritos, que adiante reproduzimos:

495. Poderá dar-se que o Espírito protetor abandone o seu protegido, por se lhe mostrar este rebelde aos conselhos?

“Afasta-se, quando vê que seus conselhos são inúteis e que mais forte é, no seu protegido, a decisão de submeter-se à influência dos Espíritos inferiores. Mas, não o abandona completamente e sempre se faz ouvir. É então o homem quem tapa os ouvidos. O protetor volta desde que este o chame.”

Na hipótese em que ocorra o afastamento do protetor espiritual, ficamos à mercê de outras influências. Certamente é isso que se dá no caso dos médiuns que não se comportam de forma adequada, esquecidos dos deveres que a mediunidade lhes impõe, à luz dos ensinamentos de Jesus e dos instrutores da espiritualidade. Mas então a responsabilidade é toda deles, e não dos Espíritos que eventualmente os amparariam em sua tarefa no campo da mediunidade.

 

De: Romero Evandro Carvalho(Araraquara, SP)

Domingo, 30 de junho de 2019 às 12:52:58

Assunto: Especial - Edição 289 - Análise Científica da Apometria
"Corpo Astral" não é matéria? Muito se diz que o "perispírito é constituído de matéria muito sutil!? E agora?

Romero


Resposta do Editor
:

Allan Kardec não menciona o termo corpo astral em suas obras. Encontramo-lo, porém, na obra de André Luiz, que a ele se refere como sinônimo de perispírito. Essa informação encontra-se no cap. 11 do livro Nos Domínios da Mediunidade.

Segundo o Espiritismo, o perispírito tem como fonte o fluido cósmico universal, mas a substância que o compõe não é a mesma em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito se reveste da matéria própria desse mundo, como nos é dito na questão 187 d´O Livro dos Espíritos.

 

De: L. Pereira (Lisboa, Portugal)

Terça-feira, 2 de julho de 2019 às 22:51:13
Boa noite. 
Agradeço que me esclareçam se um espírita pode praticar REIKI ou se é incompatível. Estou a iniciar essa práctica REIKI, e sou espírita. O meu interesse é ajudar os que estão doentes, e o REIKI me permite também.
Agradeço esclarecimento.
Muito obrigado.

Pereira


Resposta do Editor
:

O passe ministrado na instituição espírita é do tipo misto, semiespiritual ou humano-espiritual, a que Kardec se refere no cap. XIV, item 33, do livro A Gênese, em que ele nos informa que, combinado com o fluido humano, o fluido espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece. Em tais circunstâncias, o concurso dos Espíritos é amiúde espontâneo, porém, as mais das vezes, provocado por um apelo do magnetizador.

O assunto é tratado também por Kardec no cap. XIV, item 176, pergunta 2ª, d´O Livro dos Médiuns, em que é dito que, na imposição das mãos ou passe, a força magnética reside, sem dúvida, no homem, mas é aumentada pela ação dos Espíritos que ele chama em seu auxilio. “Se magnetizas com o propósito de curar, por exemplo, e invocas um bom Espírito que se interessa por ti e pelo teu doente, ele aumenta a tua força e a tua vontade, dirige o teu fluido e lhe dá as qualidades necessárias."

Não conhecemos o mecanismo e a forma de aplicação do REIKI, motivo pelo qual não temos condições de responder à pergunta do prezado leitor. 

 

De: Orfila Figueiredo (Lavras do Sul, RS)

Sexta-feira, 28 de junho de 2019 às 23:39:18

Assunto: Edição 625 – Artigo de Ricardo Orestes Forni
O artigo TEM JEITO? é um grande alerta a todos nós , valioso lembrete de que a semeadura é livre mas... a colheita obrigatória, pensemos nisto.
Orfila

 

De: A. S. (Jaipur, Índia)

Sábado, 29 de junho de 2019 às 02:21:38

Assunto: Publicidade na revista O Consolador

Eu vejo o site www.oconsolador.com.br e é impressionante. Me pergunto se as opções de publicidade de conteúdo ou banners são disponíveis no seu site?

Felicidades

A.S.


Resposta do Editor
:

Esta revista não aceita pagamentos a título nenhum, seja em decorrência de assinatura, seja em decorrência de publicidade. É por isso que não publicamos anúncios pagos nem temos assinantes, visto que o acesso à revista é livre e gratuito.

 

De: Raquel Lago Regis de Carvalho (Rio de Janeiro, RJ)

Sábado, 29 de junho de 2019 às 17:46:08
Gostaria do endereço da Casa Espírita Irmã Valquíria devidamente com CEP e CNPJ. 
Paz, Amor e Luz!
Obrigada!

Raquel


Resposta do Editor
:

Os dados solicitados pela leitora podem ser colhidos no website mantido pela instituição citada em sua mensagem. Eis o link: https://bit.ly/2xrkmcN

 

De: Sirlene Girodo (Itanhaém, SP)

Domingo, 30 de junho de 2019 às 21:02:14
Boa noite.
Parabéns pela Revista. Gostaria de poder acompanhar.
Muito obrigada.

Sirlene


Resposta do Editor
:

Agradecemos as palavras da leitora, a quem informamos que não adotamos o sistema de assinatura e que o acesso a esta revista é livre e gratuito. Basta, portanto, acessar nosso website – www.oconsolador.com

 

 

   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita