Cartas

Ano 13 - N° 621 - 2 de Junho de 2019

De: Pedro Carvalho da Silva Filho (Recife, PE)

Quinta-feira, 23 de maio de 2019 às 12:42:38

Quem é o nosso mentor espiritual?

Qual a missão do mentor espiritual para conosco?

Pedro Carvalho


Resposta do Editor
:

A denominação “mentor espiritual” designa o Espírito incumbido de orientar determinada pessoa na execução de sua tarefa ou missão. O termo não aparece nas lições d´O Livro dos Espíritos a respeito dos Espíritos protetores e dos chamados anjos de guarda, tema tratado no cap. IX, questões 489 a 521 do livro citado.

Em muitos casos, como é fácil perceber, a missão do mentor espiritual se confunde com a dos protetores ou anjos de guarda.

Resumidamente, eis o que nos é informado em O Livro dos Espíritos, nas questões a que nos reportamos:

1. Cada anjo de guarda tem o seu protegido, pelo qual vela, como o pai pelo filho. Alegra-se, quando o vê no bom caminho; sofre, quando ele lhe despreza os conselhos.

2. Anjo de guarda ou anjo guardião é o mesmo que Espírito protetor, pertencente a uma ordem elevada.

3. Sua missão é como a de um pai com relação aos filhos: guiar seu protegido pela senda do bem, auxiliá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, levantar-lhe o ânimo nas provas da vida.

4. Cabe ao Espírito protetor o direito de escolher os seres aos quais irá proteger. Essa tarefa para alguns é um prazer; para outros, missão ou dever.

5. Diferentemente dos Espíritos familiares, o Espírito protetor, anjo de guarda, ou bom gênio, é o que tem por missão acompanhar o homem na vida e ajudá-lo a progredir. É sempre de natureza superior, com relação ao protegido.

6. O Espírito protetor não abandona seu protegido, mas pode afastar-se quando vê que seus conselhos são inúteis e que mais forte é, no seu protegido, a decisão de submeter-se à influência dos Espíritos inferiores.

7. Nem nos cárceres, nem nos hospitais, nem nos lugares de devassidão, nem na solidão, estamos separados do Espírito que nos protege.

8. O Espírito protetor pode influenciar-nos mesmo estando milhões de quilômetros distante de nós.

9. A ação dos Espíritos que nos querem bem é sempre regulada de maneira que não nos tolha o livre-arbítrio, porquanto, se não tivéssemos responsabilidade, não avançaríamos na senda que nos há de conduzir a Deus.

10. O Espírito protetor, que consegue trazer ao bom caminho o seu protegido, adquire um mérito que lhe é levado em conta, seja para seu progresso, seja para sua felicidade.

11. Uma vez no plano espiritual, reconheceremos o Espírito que foi na Terra o nosso protetor.

 

De: Antonio Nazareno Favarin (São José dos Campos, SP)

Terça-feira, 28 de maio de 2019 às 20:09:56

Todas as segundas-feiras, às 19:30h, fazemos o Evangelho no Lar aqui em casa. O tema de ontem à noite foi o referente ao capítulo XXIII - Moral Estranha -, itens 7 e 8 de o "Evangelho segundo o Espiritismo".

O tema desses dois itens é: "Deixai aos Mortos o Cuidado de Enterrar seus Mortos".

Frisamos que já muitas e muitas vezes lêramos esse tema e nunca nos despertou tanta atenção como no comentário de ontem, quanto ao seu verdadeiro entendimento.

Peçamos, então, na medida do possível, que nos ajudem sobre o verdadeiro significado dessas palavras de Jesus, em São Lucas, IX, 59-60: "Deixai aos Mortos o Cuidado de Enterrar seus Mortos".

Agradecemos antecipadamente.

Antonio Nazareno Favarin


Resposta do Editor
:

Sobre o assunto, nossa colaboradora Leda Maria Flaborea escreveu um interessante artigo, intitulado “A estranha moral de Jesus”, cuja leitura sugerimos ao prezado leitor. Para acessá-lo, clique aqui

Quanto à interpretação da frase “Deixai aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos”, cremos que a explicação dada por Allan Kardec no cap. XXIII, item 8, d´O Evangelho segundo o Espiritismo, seja suficiente para alcançar o pensamento de Jesus.

Reproduzimos o texto escrito pelo codificador da doutrina espírita:

8. Que podem significar estas palavras: "Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos"? As considerações precedentes mostram, em primeiro lugar, que, nas circunstâncias em que foram proferidas, não podiam conter censura àquele que considerava um dever de piedade filial ir sepultar seu pai. Tem, no entanto, um sentido profundo, que só o conhecimento mais completo da vida espiritual podia tomar perceptível. A vida espiritual é, com efeito, a verdadeira vida, é a vida normal do Espírito, sendo-lhe transitória e passageira a existência terrestre, espécie de morte, se comparada ao esplendor e à atividade da outra. O corpo não passa de simples vestimenta grosseira que temporariamente cobre o Espírito, verdadeiro grilhão que o prende à gleba terrena, do qual se sente ele feliz em libertar-se. O respeito que aos mortos se consagra não é a matéria que o inspira; é, pela lembrança, o Espírito ausente quem o infunde. Ele é análogo àquele que se vota aos objetos que lhe pertenceram, que ele tocou e que as pessoas que lhe são afeiçoadas guardam como relíquias. Era isso o que aquele homem não podia por si mesmo compreender. Jesus lho ensina, dizendo: Não te preocupes com o corpo, pensa antes no Espírito; vai ensinar o reino de Deus; vai dizer aos homens que a pátria deles não é a Terra, mas o céu, porquanto somente lá transcorre a verdadeira vida. (Obra e cap. citados.)

 

De: Ivan Franzolim (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 24 de maio de 2019 às 17:16

Assunto: Pesquisa para Espíritas 2019

Olá, amigos.

Peço a gentileza de avaliar a possibilidade de veicular o convite para os espíritas responderem à Pesquisa Nacional para Espíritas 2019.

Ela vai se encerrar dia 30 de junho. Já recebemos duas mil respostas de todos os Estados e de 500 cidades, mas o ideal seria atingir o dobro desse volume.

Curiosidades: apenas 33% das respostas são do sexo masculino e tão somente 7% das respostas são de espíritas até 30 anos. A maioria dos Centros (85%) possuem sede própria.

Para participar, basta clicar no link: https://bit.ly/2HVsmHD

Ivan Franzolim

 

De: Marcelo César Soares (Fernandópolis, SP)

Quinta-feira, 23 de maio de 2019 às 12:50:37

Como faço para acessar todos os artigos publicados no site, pois não achei o link que direciona para eles, somente consigo na busca através de palavras chaves. Obrigado e parabéns pelo site que nos ajuda muito e esclarece sobre esta doutrina maravilhosa.

Marcelo


Resposta do Editor
:

Não temos na revista um link que remeta diretamente aos artigos, mas sim a todas as edições da revista, desde o seu número inicial. O link, que aparece no alto da revista, é Edições anteriores, todas elas disponíveis a um simples clique.

Na ferramenta indicada pelo vocábulo Buscar, basta indicar o tema ou o nome do articulista. Em segundos, a resposta virá no vídeo utilizado pelo internauta.

 

De: Sara Mendonça (Campo Mourão, PR)

Sexta-feira, 24 de maio de 2019 às 12:19:14

Por favor, quem foi Bernardin, o Espírito que assina mensagem no capítulo V do Evangelho segundo o Espiritismo: Bernardin, Espirito Protetor, Bordeaux, 1863?

Muito obrigada.


Resposta do Editor
:

O nome Bernardin não figura no Índice Biográfico publicado no último volume da coleção da Revista Espírita. Em face disso, não temos como responder à indagação da leitora.

 

De: Stefano Longo Ozores (Santos, SP)

Sábado, 25 de maio de 2019 às 19:48:02

Gostaria de saber o que é quando estou com a radiação muito forte.

Stefano


Resposta do Editor
:

Não compreendemos o que o leitor quer dizer com a frase “estou com a radiação muito forte”. Sem entendê-la, não há como responder à sua pergunta.

 

De: Sandro R. Oliveira (Curitiba, PR)

Segunda-feira, 27 de maio de 2019 às 15:11:02

Boa tarde srs. Através desse e-mail, posso questionar algumas coisas ? Pois sou frequentador da casa espírita em minha cidade, mas ando em conflitos com os meus pensamentos em relação ao que ouço nas palestras. Posso perguntar?

Sandro


Resposta do Editor
:

Sim. O leitor pode formular suas dúvidas valendo-se do mesmo processo pelo qual nos enviou sua mensagem.

 

De: Rinaldo Giatti (Paracatu, MG)

Quarta-feira, 29 de maio de 2019 às 11:03:42

Bom dia!

Eu sempre uso o Evangelho segundo O Espiritismo Online, com abertura aleatória, inclusive compartilho com muitos amigos. Gostaria de aproveitar para parabenizá-los pela excelente ideia. No entanto, está ocorrendo um erro na página. Não consigo abrir nem no computador nem no celular.

Vocês estão sabendo do problema?

Eis a mensagem que aparece na tela: Provider error '80004005' Unspecified error /conexao.asp, line 5

Espero que seja temporário e que vocês consigam corrigir.

Abraços fraternos a todos e muita Paz e Amor!

Rinaldo


Resposta do Editor
:

Mensagens como esta nos foram enviadas por diversos leitores desta revista. De fato, nos dias 28 e 29 de maio a ferramenta “Evangelho com busca aleatória” se encontrava indisponível, por problemas de ordem técnica na operadora que administra o website de nossa revista. O problema já havia sido detectado e as providências para regularização do serviço foram então tomadas.

Agradecemos aos leitores por sua atenção e apoio, esperando que problemas semelhantes não mais ocorram, em face dos transtornos que provocam.

 

 

   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita