Especial

por Marcus De Mario

O Jesus histórico e a visão espírita

Fazendo abstração das narrativas encontradas no Evangelho, incluindo o Atos Apóstolos, daremos voz, neste texto, a testemunhas que não conheceram o Mestre, nem viveram com Jesus, mas Dele fizeram referências, e na sequência traremos a voz de autores espíritas, encarnados e desencarnados. Infelizmente algumas das testemunhas oculares de Jesus, ou bem perto do Mestre, foram silenciadas com a destruição de Jerusalém pelo Império Romano no ano 70 d.C., com a consequente pilhagem e incêndio do Templo de Jerusalém, que guardava os principais documentos do povo judaico, pois a ordem emanada de Roma pelo imperador é que não sobrasse pedra sobre pedra, e que os judeus fossem dispersos pelo mundo. É inestimável o que se perdeu em termos de rolos de papiros da máxima importância.

Outras testemunhas foram silenciadas pelas implacáveis perseguições romanas aos cristãos, até meados do ano 300, quando muitos manuscritos conservados pelos seguidores de Jesus foram destruídos por serem considerados subversivos à ordem estabelecida, que tinha no paganismo (adoração de muitos deuses e cultos com rituais) a religião oficial.

Digno de nota é a divergência de pontos de vista na interpretação dos ensinos evangélicos entre os núcleos cristãos, que não se entendiam, dando origem à queima de muitos documentos escritos, por serem considerados contrários à interpretação deste ou daquele grupo. Infelizmente essa luta interna perdurou até o Concílio de Niceia, isso no ano 325 depois de Cristo, quando foi criada a Igreja Católica e uma nova história do Cristianismo teve início.

Apesar desse contexto contrário à preservação de testemunhas e documentos, várias provas sobreviveram ao tempo, e podemos destacar os testemunhos de não cristãos sobre a existência e os ensinos de Jesus.

Os textos mais antigos sobre Jesus datam do século I, em sua maioria escritos por seguidores do cristianismo. Uma das exceções é Flávio Josefo (37 d.C. – 100 d.C.), um historiador judeu que tentou escrever toda a história do povo judaico, desde o Gênesis até sua época. Ele cita Jesus, João Batista e Tiago (irmão de Jesus) como exemplos de homens que lideraram movimentos messiânicos na região da Galileia. Em seu livro Antiguidades Judaicas, mais precisamente no terceiro capítulo do volume XVIII, ele escreve:

“… entretanto existia, naquele tempo, um certo Jesus, homem sábio… Era fazedor de milagres… ensinava de tal maneira que os homens o escutavam com prazer… Era o Cristo, e quando Pilatos o condenou a ser crucificado, esses que o amavam não o abandonaram e ele lhes apareceu no terceiro dia…”.

Outro testemunho é de Tácito, um convicto pagão romano (56 d.C. – 120 d.C.) e considerado um dos maiores historiadores da Antiguidade. Em seus Anais (parte XV), escreveu:

“… Nero infligiu as torturas mais refinadas a esses homens que sob o nome comum de cristãos, eram já marcados pela merecida das infâmias. O nome deles se originava de Cristo, que sob o reinado de Tibério, havia sofrido a pena de morte por um decreto do procurador Pôncio Pilatos…”.

Temos ainda o testemunho de Plínio (62 d.C. – 114 d.C.), que foi um procônsul em Jerusalém e ao escrever uma carta ao imperador Trajano relatou que:

“… maldizer Cristo, um verdadeiro cristão não o fará jamais… cantam (os cristãos) hinos a Cristo, como a um Deus…”.

Também o historiador romano Suetônio (70 d.C. – 130 d.C.) escreveu em um trecho do livro quinto da obra Os Doze Césares, mais precisamente no capítulo XXV, no qual evoca o imperador Tibério:

“… expulsou de Roma os judeus, que instigados por um tal Chrestus (Cristo), provocavam frequentes tumultos…”.

Encontramos outra testemunha histórica em Luciano de Samosata (125 d.C. - 180 d.C.), escritor grego não cristão, o qual durante toda a sua vida escreveu que Jesus Cristo era adorado pelos povos cristãos, pois teria introduzido diversos novos ensinamentos e que foi por eles mesmos crucificado. Luciano de Samosata diz ainda em seu escritos que entre os principais ensinamentos de Jesus Cristo estavam a fraternidade, a importância da conversão e que todos deveriam negar outros deuses a não ser o seu Pai (Deus). Ele ainda fala que os cristãos viviam sob as leis de Jesus, acreditavam ser imortais e desdenhavam da morte.

Finalmente, temos o testemunho de Mara Bar-Serapião (não se sabe sua data de nascimento nem de morte), um escritor sírio que ficou conhecido por ter fornecido uma das maiores referências não judaica e não cristã sobre a existência de Jesus Cristo quando escreveu uma carta em 73 d.C., ou seja, 40 anos depois da crucificação, onde encoraja seu filho a adquirir conhecimento. Nesta carta ele usa diversos exemplos como os filósofos Sócrates e Pitágoras, além de um “rei sábio” que havia sido executado pelos judeus.

São as testemunhas idôneas, não envolvidas diretamente com os episódios narrados nos Evangelhos, que testificam que a figura de Jesus Cristo é real, que Ele de fato existiu.

A visão espírita sobre Jesus

Em 18 de abril de 1857, com o lançamento de O Livro dos Espíritos, por Allan Kardec, na França do século XIX, teve início a história do Espiritismo, ou Doutrina Espírita. Entre as diversas referências a Jesus, vamos destacar a questão 625 desse livro, quando o codificador indaga dos espíritos superiores:

“Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e modelo?

– Vede Jesus”.

Em complemento, Kardec escreve admirável nota:

“Jesus é para o homem o tipo de perfeição moral a que pode aspirar a Humanidade na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do Espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu na Terra. Se alguns dos que pretenderam instruir os homens na lei de Deus algumas vezes os desviavam para falsos princípios, foi por se deixarem dominar por sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regem as condições da vida da alma com as que regem a vida do corpo. Muitos deles apresentaram como leis divinas o que era apenas leis humanas, instituídas para servir às paixões e dominar os homens”.

Para o Espiritismo não há dúvida sobre a existência de Jesus e sua importância para a humanidade, tratando-se de um espírito perfeito, governador espiritual de nosso planeta, e guia e modelo para todo e qualquer ser humano, seja ele cristão ou não, pois seus ensinos são para todos os tempos, para todos os povos, para todas as nações, por serem ensinos universais seguidos do próprio exemplo, pois essa é a mais perfeita metodologia de ensino: a teoria aliada à prática.

No ano de 1864, Allan Kardec lançou O Evangelho segundo o Espiritismo, com a interpretação espírita dos ensinos morais do Cristo. Dessa monumental obra, destacamos trecho do item 4 do primeiro capítulo, onde lemos:

“Ele veio cumprir as profecias que haviam anunciado o seu advento. Sua autoridade decorria da natureza excepcional do seu Espírito e da natureza divina da sua missão. Ele veio ensinar aos homens que a verdadeira vida não está na terra, mas no Reino dos Céus; ensinar-lhes o caminho que os conduz até lá, os meios de se reconciliarem com Deus, e os advertir sobre a marcha das coisas futuras, para o cumprimento dos destinos humanos”.

Nessa visão profunda e transcendente que a Doutrina Espírita nos traz, podemos agora passar a palavra ao filósofo, jornalista e educador José Herculano Pires, pois é dele excelente estudo reunido no livro Revisão do Cristianismo, onde vislumbramos o Mestre não apenas no ontem, mas vivo nos dias atuais e para todo o sempre:

“Jesus de Nazaré não existiu apenas no passado, existe agora mesmo, é um existente que se ombreia conosco nas ruas e nas praças, nos locais de trabalho e nos locais de sofrimento. Não está mais pregado na cruz romana pela impiedade judaica. O conceito filosófico de existência, em nossos dias, não é o da vida comum dos homens, que só cuidam de sustentar o corpo. A existência, dizem os filósofos, é subjetividade pura nos rumos da transcendência. Jesus de Nazaré se fez subjetividade na consciência do mundo. Seus ensinos balizam a elevação da terra em direção aos mundos superiores. Mas para que sejamos dignos disso, temos de restabelecer a verdade sobre Jesus e a legitimidade do Cristianismo. Nenhum outro caminho existe para o mundo, nesta encruzilhada decisiva da História. Só dois caminhos se cruzam neste momento, na carne angustiada da Terra: o da mentira, em que estamos; e o da Verdade, traçado pelo Cristo”.

Pela psicografia do médium José Raul Teixeira, trazemos a obra Quem é o Cristo?, autoria do espírito Francisco de Paula Vítor, quando em seu primeiro capítulo nos esclarece:

“Jesus Cristo não é Aquele que veio destruir as leis divinas. Veio em verdade, dar-lhe execução, desarticulando as leis humanas que, em oposição aos preceitos do Criador, ainda semeiam sombras, ainda impõem brutalidade e apoiam a indignidade com que são tratadas tantas comunidades indefesas”.

A revelação feita por Jesus da paternidade divina de todos nós, seres humanos, veio inaugurar uma nova era na humanidade, não mais de ódios e guerras, e sim de amor e solidariedade. Ele não veio cumprir as determinações das leis humanas, muitas vezes injustas, e sim dar testemunho da lei divina, sábia, perfeita, incorruptível, abrindo novos horizontes para o entendimento do homem sobre a vida.

Ainda trazendo a palavra dos espíritos sobre Jesus, temos bela e profunda visão trazida por Joanna de Ângelis no livro Jesus e o Evangelho à Luz da Psicologia Profunda, através da psicografia do médium Divaldo Pereira Franco. São palavras ao mesmo tempo poéticas e filosóficas:

“Sob qualquer aspecto considerado, o Seu Testamento – o Evangelho – é o mais belo poema de esperanças e consolações de que se tem notícia. (…) Jesus cindiu o lado escuro da sociedade e das criaturas, iluminando as consciências com a proposta de libertação pelo conhecimento da verdade e integração nos postulados soberanos do amor.  (…) Jamais a humanidade voltaria a viver dias como aqueles em que Ele esteve com as criaturas, sofrendo com elas e amando-as, ajudando-as e entendendo-as, ao tempo em que tomava exemplos da natureza e, na sua pauta incomparável, cantava a melodia extraordinária da Boa Nova. E ainda hoje a Sua voz alcança os ouvidos de todos aqueles que sofrem, ou que aspiram pelos ideais de beleza e de felicidade, ou que anelam por melhores dias, emulando-os em prosseguimento da tarefa e em autossuperação, ambicionando a plenitude”.

Como podemos perceber, o entendimento espírita sobre Jesus é muito mais amplo e profundo que o entendimento de qualquer historiador humano, pois a estes faltam a visão espiritual da vida, a compreensão da imortalidade da alma e a apreensão da lei de evolução que nos destina à perfeição e felicidade. Para os espíritas, não há dúvida sobre a realidade existencial de Jesus e o profundo significado de sua missão.

Esse entendimento é muito bem percebido por Léon Denis, fulgurante apóstolo da Doutrina Espírita, contemporâneo de Allan Kardec, e que em seus estudos enfeixados na excelente obra Cristianismo e Espiritismo, nos traz belíssimo texto ao mesmo tempo filosófico, poético e de alta inspiração, encerrando nossas considerações sobre o tema:

“Jesus é um desses divinos missionários e é de todos o maior. Destituído da falsa auréola da divindade, mais imponente nos parece ele. Seus sofrimentos, seus desfalecimentos, sua resignação, deixam-nos quase insensíveis, se oriundos de um Deus, mas tocam-nos, comovem-nos profundamente em um irmão. Jesus é, de todos os filhos dos homens, o mais digno de admiração. É extraordinário no sermão da montanha, em meio à turba dos humildes. É maior ainda no Calvário, quando a sombra da cruz se estende sobre o mundo, na tarde do suplício.  (…) A passagem de Jesus pela Terra, seus ensinamentos e exemplos, deixaram traços indeléveis; sua influência se estenderá pelos séculos vindouros”.

 

Bibliografia:

ÂNGELIS, Joanna de / FRANCO, Divaldo Pereira. Jesus e o Evangelho à Luz da Psicologia Profunda. Salvador: Leal, 2014.

DENIS, Léon. Cristianismo e Espiritismo. Rio de Janeiro: Feb, 1971.

KARDEC, Allan. Evangelho Segundo o Espiritismo, O. São Paulo: Lake, 2003.

KARDEC, Allan. Livro dos Espíritos, O. São Paulo: Lake, 1995.

MACHADO, Dirceu. Respingos Históricos das Escrituras Sagradas. Rio de Janeiro: JS, 2014.

MIRANDA, Hermínio Corrêa de. Cristianismo, a Mensagem Esquecida. Matão: O Clarim, 1988.

PIRES, José Herculano. Revisão do Cristianismo. São Paulo, Paidéia, 2014.

VÍTOR, Francisco de Paula / TEIXEIRA, José Raul. Quem é o Cristo?. Niterói: Frater, 2008.

 

Marcus De Mario é do Rio de Janeiro, onde colabora no Grupo Espírita Seara de Luz e na Rádio Rio de Janeiro, a emissora da fraternidade, sendo criador e diretor do Instituto Brasileiro de Educação Moral. É escritor, educador, palestrante e consultor.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita