Cartas

Ano 12 - N° 605 - 10 de Fevereiro de 2019

De: Francisco Almeida de Sousa (São José de Mipibu, RN)

Domingo, 3 de fevereiro de 2019 às 00:50:47

Estamos estudando o capítulo "anjos protetores", e ficou no estudo uma dúvida: o anjo da guarda inicia sua proteção a um ser na fecundação?

Francisco

 

Resposta do Editor:

A informação a respeito do assunto encontramos na resposta dada pelos Espíritos superiores à questão 492 d´O Livro dos Espíritos, a seguir transcrita:

492. O Espírito protetor se dedica ao indivíduo desde o seu nascimento? “Desde o nascimento até a morte e muitas vezes o acompanha na vida espírita, depois da morte, e mesmo através de muitas existências corpóreas, que mais não são do que fases curtíssimas da vida do Espírito.”

Pelo que se vê, a ação do protetor espiritual se inicia a partir do nascimento da criança. Pode, no entanto, haver casos em que o protetor espiritual atue antes mesmo do nascimento, como é mencionado por André Luiz no cap. 13 do livro Missionários da Luz, obra psicografada por Chico Xavier, em que é relatado o caso Segismundo.

Tendo ativa participação no processo reencarnatório de Segismundo, o benfeitor espiritual Herculano permaneceu em definitivo junto do reencarnante, até os sete anos, quando o processo reencarnacionista estaria consolidado.

Esse constitui, provavelmente, um caso isolado, mas é preciso considerar que, salvo engano, não existem na literatura espírita outras informações de fonte idônea em que nos possamos apoiar.

 

De: Carlos Miranda (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 5 de fevereiro de 2019 às 09:37:58

O médium é responsável pela sua própria evolução? Como? E por quê?

Carlos Miranda

 

Resposta do Editor:

Todas as pessoas, sejam ou não médiuns, são responsáveis por sua própria evolução. “A cada um segundo suas obras”, afirmou Jesus.

O processo evolutivo é algo individual, como está colocado com clareza nos ensinos espíritas, especialmente na resposta dada pelos Espíritos superiores à questão 132 d´O Livro dos Espíritos, a seguir transcrita:

132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? “Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.”

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Sábado, 2 de fevereiro de 2019 às 22:30

Olá, caros amigos.

Saudações kardequianas.

Nesta semana estamos trazendo esta obra rara traduzida, da Antiga Union Spirite Française de 1927: "O Gênio Céltico e o Mundo Invisível", de Léon Denis (obra traduzida na fonte por Joana de Portugal)

Sinopse da Obra:

Nesta obra o autor apresenta um minucioso estudo sobre os países célticos, a origem dos povos celtas e a estreita relação existente entre a sua religião — o Druidismo — e os fundamentos da filosofia espírita. Link: https://goo.gl/EZECKm

Nas palavras de Allan Kardec: "O magnetismo preparou o caminho do Espiritismo".

Atualmente com raras exceções não há mais estudo sobre a questão do Magnetismo e  a maioria do mundo espírita desconhece estes temas muito estudados por Allan Kardec.

Estamos trazendo esta semana dois pesquisadores que buscam trazer luzes sobre esse e outros temas:

1 - Seminário Estudando o Magnetismo, por Jacob Melo, magnetizador espírita há mais de quarenta anos, que se dedica ininterruptamente a praticá-lo, trazendo saúde e bem-estar a muitos, diminuindo ou sanando doenças em diversas pessoas. Link: https://goo.gl/PKWN5B

2 - Paulo Henrique de Figueiredo - Revolução Espírita: Seminário Espírita realizado em 17 e 18/09/2016, no Grupo da Fraternidade Espírita "José Xavier", Três Lagoas, MS. Baseado no livro de sua autoria, "Revolução Espírita - A teoria esquecida de Allan Kardec", Paulo Henrique de Figueiredo nos traz o conhecimento do espiritismo tal como proposto originalmente por Allan Kardec! Link: https://goo.gl/2T2x1r

A luta segue.

Fiquem com Deus.

Wanderlei

 

De: Gerson P. (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019 às 11:10:04

Assunto: Especial da Edição 289 - Análise Científica da Apometria

Caro Alexandre, muito prazer.

Gostaria muito de tirar algumas dúvidas com você sobre essas questões acima.

Só para você entender um pouco minhas dúvidas, mesmo não tendo conhecimento de Física (como gostaria) considero algumas fórmulas como pura criatividade do autor. Mas na primeira questão em que você diz: "já que energia é uma propriedade associada a corpos, objetos ou partículas materiais”, indago: A luz não é uma forma de energia?

Muito obrigado.

Grato.

Gerson

 

Resposta do Editor:

A mensagem acima foi dirigida e por isso mesmo encaminhada ao professor Alexandre Fontes da Fonseca, autor do Especial publicado na edição 289 com o título “Análise Científica da Apometria”. Para acessar o artigo, clique em https://goo.gl/9qAA4V

 

De: Sérgio Bernardi (Mirassol, SP)

Sábado, 2 de fevereiro de 2019 às 15:57

Assunto: Gazeta IEEAK de fevereiro de 2019

Aos amigos, irmãos e irmãs da lide espírita...

Em anexo, nosso Informativo Espírita Mensal, referente a Fev/19, com informações úteis a todos nós que buscamos incansavelmente através do conhecimento nos ajustarmos aos desígnios do Mestre Divino...

Pedimos repassá-la a todos os teus contatos, atendendo sugestão do Espírito Emmanuel, pela difusão da Doutrina Espírita...

Abraços fraternos,

Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec"

 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita