Cartas

Ano 12 - N° 603 - 27 de Janeiro de 2019

De: J. F. (Franca, SP)

Segunda-feira, 21 de janeiro de 2019 às 23:37:13
Participo de um grupo de trabalho em um centro espírita, onde enfrentávamos problemas de relacionamento. Começamos a aproveitar o momento da prece inicial para darmos as mãos, com o objetivo de nos aproximarmos uns dos outros. O resultado foi muito positivo, mas os demais integrantes da Casa estão se sentindo incomodados porque acham que o fato de darmos as mãos no momento da prece constitui falta de conhecimento doutrinário.

Poderiam esclarecer o assunto?

J. F.


Resposta do Editor
:

De fato, a eficácia da prece não depende do fato de nos darmos ou não as mãos uns aos outros. Se pode ajudar na melhora do relacionamento, tal como a técnica do abraço, somente a experiência poderá confirmar. O caso, porém, parece-nos que foge à discussão puramente doutrinária e, em face do seu objetivo, apenas pelos resultados que produz é que deverá ser avaliado.

 

De: Leda Cavalcante (Brasília, DF)

Quinta-feira, 17 de janeiro de 2019 às 20:41:09

Assunto: Gravidez decorrente de estupro
Diante do quadro acima descrito, continuo com a dúvida sobre a reencarnação de espíritos por ato de estupro. Nesse caso, o espírito reencarnante estava programado para essa nova oportunidade no mundo corpóreo?

Leda

 

Resposta do Editor:

O tema focalizado na mensagem acima foi tratado nesta revista em inúmeras oportunidades, como por exemplo na edição 292, cujo texto pode ser visto clicando-se neste link

 

De: Negy Y.A (Foz do Iguaçu, PR)

Terça-feira, 22 de janeiro de 2019 às 20:23:32
Bom dia, caros confrades. 
Gostaria que esclarecessem uma dúvida a respeito do passe:
O passista que toma remédios controlados, psicotrópicos, para tratamento, como por exemplo de fibromialgia e outros, não sendo depressão e outros distúrbios de ordem mental, pode aplicar o passe?

Saudações fraternas,

Negy

 

Resposta do Editor:

A dúvida com relação à atuação do médium passista que utiliza medicamentos controlados está relacionada aos efeitos colaterais que todo remédio apresenta. Em face disso, a pergunta contida na mensagem acima deveria ser encaminhada a um médico espírita, a fim de que, no caso concreto, possa ele manifestar-se com vistas a resguardar a saúde tanto do passista quanto do paciente. Tratando de uma questão dessas, publicamos na edição 492 desta revista um texto que reproduz a opinião de Divaldo Franco e do dr. Nubor Orlando Facure, ambos favoráveis à continuidade da tarefa do passe, conquanto o caso apresentado não seja o mesmo mencionado pelo leitor na mensagem acima. Para acessar o texto mencionado, clique aqui

 

De: Paulo Duarte (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 às 21:24:38
Boa noite.
Acessei o site algumas vezes e achei o conteúdo incrível, sempre que preciso de uma palavra, acesso a mensagem diária e consigo me confortar a ler um pedaço do evangelho.

Sou desenvolvedor e gostaria de deixar meu contato caso precise de alguma ajuda ou melhoria no site.
Obrigado,
Paulo Duarte

 

De: Sociedade Espírita Fraternidade/Remanso Fraterno (Niterói, RJ)

Quinta-feira, 17 de janeiro de 2019 à 00:58

Assunto: Você conhece o Remanso Fraterno?

Prezado amigo:

Nossa instituição proporciona Educação de qualidade a 220 crianças em tempo integral e inteiramente grátis, além de assistir suas famílias.

Conheça um pouco mais do nosso trabalho e faça parte dessa história.

Remanso Fraterno:

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601

Várzea das Moças - Niterói/RJ

Tel.: +55 21 2609-9930

E-mail: remanso@remansofraterno.org.br

Atenciosamente,

Sociedade Espírita Fraterno/Remanso Fraterno

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 22 de janeiro de 2019 às 22:17

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - eis o link - e leia outras mensagens, como esta, editada pela Redação do Momento Espírita:

 “Narra-se que, entre a Judeia e a Síria, na cidade de Sebastes, também chamada a Rainha do Ponto, pelos anos trezentos, quarenta jovens deram sua vida por amor à verdade. Eram todos legionários e cristãos. Recrutados pelas ordens romanas. Vestiam os uniformes, os capacetes e as capas vermelhas. Em seus corações, porém, serviam a Jesus, e somente a Ele.

Muito antes que as vozes de Roma se fizessem ouvir, nas ordens de recrutamento, eles haviam acedido, vindos de variadas partes do globo, à doce voz do Rabi Galileu. Porque as perseguições se fizessem intensas, reuniam-se às escondidas em local ermo e abandonado. Após o recrutamento, raramente podiam estar todos juntos, ao mesmo tempo, pois que diferentes eram os dias das suas folgas. Mas não descuidavam do estudo dos ditos do Senhor e dos Atos dos Apóstolos, das Epístolas de Pedro e Paulo. Serviam na Décima Segunda Legião todos eles.

Um dia, uma denúncia anônima os colocou frente a um teste terrível.Para salvar suas vidas deveriam oferecer sacrifícios ao deus Júpiter. Porque, se recusassem, receberiam a pena máxima. Desejosos seus superiores que suas mortes servissem de lição a outros ou quem sabe, com o intuito de que fraquejassem e voltassem atrás em sua decisão, escolheram uma forma lenta de agonia para eles. Foram conduzidos até a beira de um lago, cujas águas frias tornavam-se geladas nas noites de inverno.

Ao som dos tambores, os quarenta jovens perfilados, robustos na sua fé, avançaram para o lago. A água foi lhes chegando às virilhas, depois à cintura, finalmente aos ombros.Foram horas e horas de imersão nas águas negras e salgadas. A chama da fé os aquecia ao ponto de cantarem. E o canto era como uma cascata de esperanças feita em sons de ternura e renúncia. Na madrugada, um a um, eles foram morrendo, hirtos de frio, congelados.

* * *

Lembrando os legionários, heróis da fé, recordamos da mocidade dos dias atuais.

Observando tantos moços a descerem pelas ladeiras escuras do vício e da desesperança, pensamos na mensagem do Cristo que se dirige, esperançosa e viva a todos os homens. Muito poderiam esses jovens, se portassem Jesus em suas vidas, desde que dispõem da agilidade mental, do vigor físico, de energias!

Crescer para a luz, e na sua ascensão, arrastar outros tantos, pois toda vez que um homem se ergue no mundo, centenas se erguem com ele.

Jovem! Ouve a mensagem de Jesus que te chega, límpida e pura e afeiçoa-te ao bem.

Não permitas que passe o tempo e fujam as horas. Enquanto a juventude canta em teu corpo, estuda e trabalha. Executa tarefas no bem, semeia luzes em tuas veredas.

Mais tarde, as haverás de perceber como estrelas luminescentes que aclararão os dias da tua madureza e da tua velhice.

Editor do Jornal Mundo Maior 

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Sábado, 19 de janeiro de 2019 às 23:01

Olá, caros amigos.... 

Saudações kardequianas...

Estamos trazendo assuntos novos... Sobre a questão... Adulteração da 5ª edição de A Gênese, de Allan Kardec, Rogério Miguez nos presenteou com uma obra chamada influenciações no Espiritismo pós-Allan Kardec....

Estamos trazendo materiais novos... Que acoplamos... Para dar maior vida ao tema...

Rogério Miguez - Influenciações no Espiritismo pós-Allan Kardec

01 - análise tipográfica das sete primeiras edições de A Gênese, de Allan Kardec (2 artigos) - por Charles Kempf e Michel Buffet.

02 - Artigos publicados Le Spiritisme e na Revue Spirite sendo o artigo A Infâmia onde Henri Sausse faz a denúncia da adulteração da 5ª edição de A Gênese, de Kardec.

03 - artigos de Froppo... Um pouco de luz e outro artigo...

04 - artigos de investigação elaborados (03 artigos)

Marco Milani - diretor do departamento de doutrina da USE-SP... Filho espiritual de Kardec... Onde faz a comprovação... Da adulteração... Em todas as cores... Onde se muda uma palavra e se muda todo o sentido do texto...

- o desaparecimento do corpo de Jesus

- os tempos são chegados

- natureza e matéria não são sinônimos

05 - textos da 1ª edição que foram excluídos... Da 5ª edição (02 artigos)

E para finalizarmos... Estamos trazendo... As primeiras edição de A Gênese, de Kardec.... 

1 - A Gênese (Numa Linguagem Simplificada Por Louis Neilmoris) 

(Traduzido da 1ª Edição de 1868)

2 - A Gênese 

(Traduzido por Carlos Imbassahy) (Traduzido da 3ª Edição De 1868)

3 - A Gênese (Tradução De Albertina Escudeiro Sêco) (CELD) 

(Traduzido Da 4ª Edição De 1868)

4 - A Gênese (5ª Edição)

5 - Allan Kardec - La Genèse - Les Miracles Et Les Prédictions Selon Le Spiritisme - 

1ª édition (1868), 2ª édition (1868), 4ª édition (1868), 5ª édition (1872)

Seguem os materiais no início da página e no final da página para baixar...

Allan Kardec - A Gênese:https://goo.gl/DyXK2J

Vamos fazer uma comparação rápida...  Para leitura...

Logo abaixo:

Em textos suprimidos... Na 5ª edição de A Gênese 

Vejam o absurdos... Somente neste texto.... Cap. XVIII  item 20---- 

Façam a comparação: a 1ª edição com a 5ª edição!

Sem palavras!

A luta segue.

Wanderlei

 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita