Espiritismo
para crianças

por Marcela Prada

 

Tema: Amor à família / Gentileza


Laranja madura


Tio Juca havia plantado um pomar e estava trabalhando nele, quando descobriu, entre as frutas verdes, uma bonita, grande e madura laranja. Era a primeira da temporada de laranjas. Fazia muito calor naquele dia e ele sentia sede. Por isso, exclamou satisfeito:

– Que delícia! Já tenho com o que me refrescar!

E contente, abriu o canivete para descascá-la. Mas, antes de começar, tio Juca pensou em sua mulher, que também gostaria daquela apetitosa fruta madura.

– Joana deve estar com calor também, cozinhando perto do fogão. Vou levar-lhe esta primeira laranja do nosso pomar.

A esposa ficou muito feliz com o presente inesperado. Ao invés de comê-la, entretanto, lembrou-se, por sua vez, de sua filha, que logo chegaria do ribeirão, onde estava lavando as roupas.

– Vou guardar a laranja para ela. Vem carregando as roupas, no sol. Vai chegar acalorada. Muito apreciará esta laranja suculenta!

E assim dizendo, guardou a fruta para a filha, que realmente adorou recebê-la ao chegar a casa. Mas, da mesma forma que fizeram os pais, a menina também, antes de saborear a gostosa laranja, pensou no irmão, que não demoraria a voltar da venda, onde fora vender as verduras da horta, e falou decidida:

– O sol está forte lá fora. Meu irmão voltará cansado e com sede... Vai se deliciar com estes gomos cheios de suco!

E feliz, com a ideia de beneficiar o irmão, correu para a porta para esperar o rapaz, que não demorou muito a chegar.

O irmão, satisfeito com a lembrança da menina, examinou a linda fruta. Quando já ia descascá-la, lembrou-se, entretanto, do pai e disse:

– É o nosso pai que deve saboreá-la. É ele que trabalha sem descanso no pomar e foi ele quem plantou a árvore que deu tão bela fruta. E assim, sem vacilar, foi ao encontro do pai, que comovido agradeceu o carinho do filho.

Naquela mesma noite, porém, depois do jantar, ainda reunidos em torno da mesa, tio Juca agradeceu a Deus a felicidade que reinava em seu lar. Depois, ante a surpresa da família, colocou num prato a bonita, madura e apetitosa laranja, e todos puderam deliciar-se com os gomos, saboreando-a juntos.


 


Material de apoio para evangelizadores:

Clique para baixar: Atividades

marcelapradacontato@gmail.com


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita