Cartas

Ano 12 - N° 597 - 9 de Dezembro de 2018

De: Manoel Luiz Campos (Aracaju, SE)

Terça-feira, 4 de dezembro de 2018 às 10:06:05
Bom dia!
É possível, através de um processo obsessivo ou de justaposição, o espírito desencarnado passar suas impressões malsãs do perispírito para o espírito do encarnado, ao ponto de interferir em um exame médico, de sangue ou de imagem, por exemplo?

Manoel

 

Resposta do Editor:

Nossa resposta à pergunta do leitor é afirmativa. A obsessão apresenta caracteres muito diferentes, que vão desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais. Em tais casos, o corpo do paciente pode apresentar um estado mórbido semelhante ao causado por uma enfermidade qualquer. E esse fato pode ocorrer mesmo no caso dos chamados “encostos”, que, como sabemos, não se enquadram, tecnicamente falando, no conceito de obsessão.

 

De: Hélio de Almeida Ricardo (Botucatu, SP)

Quarta-feira, 5 de dezembro de 2018 às 08:09:19
Pergunta para a seção Cartas:
A nossa indignação frente às imoralidades cometidas em todos os setores de nossa sociedade, veiculadas principalmente pelas redes sociais, prejudica nossa energia?
Como conciliar isso com nossa vida espiritual?
Abraços fraternos!

Hélio


Resposta do Editor
:

Quando a indignação é apresentada de forma civilizada, respeitosa, sem denegrir o outro, nada de negativo contém. É diferente quando extrapola a civilidade e se alia aos que pregam o ódio contra os que pensam de forma diferente, um fato lamentável que se verificou durante o período eleitoral, numa escala jamais vista em nosso país.

 

De: Márcia Barcellos (Jacksonville, Flórida, Estados Unidos)

Terça-feira, 4 de dezembro de 2018 às 15:09:47
Gostaria de saber se existe centro espírita kardecista em Jacksonville, dias e horários de palestras e trabalhos. Aguardo informações.

Agradeço se puderem entrar em contato.

Muito obrigada.

Márcia


Resposta do Editor
:

No website da Federação Espírita da Flórida - clique aqui para acessar - há informação de que existem na cidade de Jacksonville dois grupos espíritas:

1) Seeds Of Love Spiritist Group of Jacksonville - 4221 Baymeadows Rd, Suite #9

Jacksonville, FL, 32217.

2) Allan Kardec Spiritist Group - 4251 University Blvd South Suite 402

Jacksonville, FL, 32216.

 

De: Airton Schmidt de Azevedo (Navegantes, SC)

Terça-feira, 4 de dezembro de 2018 às 09:02:28
Meu querido amigo. Que a paz do nosso mestre Jesus esteja conosco. Queria fazer dois comentários; um é a respeito do Sr. Nilson Furtado a respeito da música na casa espírita. Também sou a favor daquela música suave ante de começar a reunião. O que não concordo é que muitos dos chamados palestrantes utilizam a música para fortalecer o seu comentário, fazendo com que a plateia cante e após aplauda. Numa reunião mediúnica, consultei meu mentor e ele me informou o que Divaldo nos comenta em "Diretrizes de Segurança": a casa espírita é um pronto-socorro e, a maioria das vezes, os espíritos trazem aparelhos sensíveis que, com as manifestações, são desregulados e acabam não servindo para as operações espíritas. No outro caso, já que moro em SC, vi a programação e os trabalhos da FESC, em que se mencionam o Dr. Ricardo Di Bernardi como instrutor de curso na Federação. Não entendo, pois o doutor, que foi quem me iniciou na doutrina, hoje está trabalhando com Cromoterapia, que é contrária à doutrina. Será que estou errado? 

Airton


Resposta do Editor
:

Sobre o uso da música suave e elevada nos preparativos da sessão, já nos manifestamos favoravelmente na edição passada. A respeito de cromoterapia, sugerimos aos interessados que leiam a matéria que publicamos na edição 566 desta revista. Para acessá-la, clique aqui

 

De: Messias Tajariolli Netto (Jaú, SP)

Domingo, 2 de dezembro de 2018 às 19:57:56

Assunto: Especial 353 - Por que a população da Terra aumenta se os Espíritos que vão e vêm são os mesmos?

Já li no Livro dos Espíritos que uma reencarnação pode sedar em alguns segundos, alguns minutos, algumas horas, alguns dias e até centenas de séculos.

Messias


Resposta do Editor
:

Nada há em O Livro dos Espíritosinformação semelhante à citada pelo leitor, a quem solicitamos que explicite melhor a mensagem enviada, para que possamos, se for o caso, dar-lhe a resposta adequada.

 

De: Ambroghyo Mitokondryo (Taubaté, SP)

Sábado, 1º de dezembro de 2018 às 07:07:24
Assunto: Especial 367 - Fenômenos psicofísicos de natureza espiritual - Parte 1

Estudo para eternidade, ainda bem que temos todo tempo e espaço no mundo psicobiofísico...

Ambroghyo

 

De: Thamara Campos (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 4 de dezembro de 2018 às 09:14:49
Bom dia,
Meu nome é Thamara, estou fazendo um trabalho com algumas revistas espíritas e gostaria de solicitar o Mídia Kit de vocês.
Grata.
Thamara Campos


Resposta do Editor
:

Esclarecemos à leitora e aos demais interessados que esta revista não publica anúncios de nenhuma espécie e, por isso, não possui nem pretende possuir o documento que, na linguagem própria da Web, é conhecido pelo nome de Mídia Kit.

 

De: Belmiro Gustavo (Belo Horizonte, MG)

Terça-feira, 4 de dezembro de 2018 às 16:56:43
Um espírito que desencarnou velho e com dificuldade de locomoção, ao se manifestar em um médium, apresentará as mesmas dificuldades de quando estava encarnado, isto é, velho e sem se locomover?

Belmiro


Resposta do Editor
:

Se no momento da comunicação o Espírito estiver nas condições citadas, a resposta é afirmativa: ele apresentará as dificuldades de antes. O fato é muito comum nas reuniões mediúnicas de atendimento a espíritos sofredores, nas quais muitos se apresentam mutilados, estropiados, com dores, revelando o estado em que ali se encontram, motivo pelo qual são levados para tratamento à casa espírita. Em alguns casos, a recomposição se faz no curso da reunião; mas há casos em que o tratamento requer um longo período de internação, para que o Espírito se recupere plenamente.

 

De: Lúcia Vasconcelos Cavalcanti (Miguel Pereira, RJ)

Segunda-feira, 3 de dezembro de 2018 às 05:36:55
Caros amigos, gostaria de saber se nas obras da codificação ou na revista espírita fala-se algo sobre ORTOTANÁSIA ou parecido.
Aguardo resposta,

Lúcia


Resposta do Editor
:

O termo ortotanásia, de uso bem recente no meio espírita, não aparece em nenhum texto de Allan Kardec.

A propósito, reproduzimos aqui o que o conhecido orador Raul Teixeira escreveu em resposta à seguinte pergunta: “– A eutanásia, como sabemos, é uma prática que não tem o apoio da doutrina espírita. Surgiu, no entanto, ultimamente, a ideia da ortotanásia, defendida até mesmo por alguns médicos espíritas. Qual a sua opinião a respeito?”

Eis o que Raul Teixeira respondeu: “O mais importante na esfera da ortotanásia será sempre o uso do bom senso, pois uma coisa é deixar o indivíduo morrer naturalmente, quando se veja que sua vitalidade vai baixando de nível como uma chama que se apaga. Outra situação, porém, será ver alguém sofrendo e cruelmente não lhe aplicar qualquer sedativo ou medicamento, deixando que morra em meio ao desespero ou à dor intensa. Nem a eutanásia nem a ortotanásia, quando fuja ao bom senso e se aproxime da crueldade. Que os conhecimentos médicos vigentes possam ajudar os que se acham à beira da desencarnação, facilitando-lhe um tranquilo retorno ao Invisível sem comprometimento negativo de médicos, enfermagem ou familiares”. (Fonte: O Consolador, edição 134, de 22 de novembro de 2009.)

 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita