Brasil
por Paola Asturiano Martins

Ano 12 - N° 579 - 5 de Agosto de 2018

Um sucesso a 3ª Semana Cultural Espírita


O evento, que vai se firmando no calendário espírita da cidade, é  promovido pelo Centro Espírita Nosso Lar, de Londrina


A 3ª Semana Cultural Espírita promovida pelo Centro Espírita Nosso Lar, de Londrina, realizada no período de 21 a 29 de julho, contou com a participação de inúmeros expositores que levaram ao público conhecimento científico, filosófico e religioso.

Registre-se que, por motivos de força maior, independente pois da vontade dos convidados e da Comissão Organizadora do evento, não estiveram presentes, como fora anunciado, os palestrantes Adeilson Salles e José Antônio Vieira de Paula.

Com a temática “O Espiritismo como luz do mundo”, foi possível perceber como a vibração da música fez ressoar nas almas os inúmeros talentos de Londrina e região – cantores maravilhosos com sua voz e músicos com seus instrumentos – piano, violão e violino –, os quais encantaram a todos com sua arte.

No primeiro dia – 21 de julho, à noite – pudemos ouvir a palestrante Evelyn Spínola (foto), que apresentou uma palestra musical.

No domingo, entre o piano com Rodrigo Spinosa e a ciência, que atualmente comprovou que a prática da caridade promove alterações cerebrais nas pessoas que a praticam, melhorando até o organismo físico, aumentando substâncias que provocam alegria e felicidade, tivemos o presidente do “Nosso Lar”, Geraldo Saviani da Silva, que falou sobre educação espírita como formação do homem de bem, fundamental para a preparação do homem para o Terceiro Milênio. À tarde, a palestra de Leonimer Melo, com o tema “Ciência e Espiritismo”, apresentou as últimas descobertas da ciência que corroboram as diretrizes de Kardec e comprovam a  importância do pensamento em nossa vida.

Na segunda-feira tivemos a presença de André Luís Rosa, de Valinhos-SP, com o seminário “Seja Você a luz do Mundo” e uma palestra sobre “Pensamento e Vida com Emmanuel e Chico”, que completou o aprendizado do final de semana, reforçando que o pensamento é determinante para om êxito da criatura humana.

Na terça, 24 de julho, no horário da tarde, Gisele Asturiano, Cláudia Bertola e Fernanda Boni apresentaram o seminário “As mulheres e o Espiritismo como luz do mundo”, trazendo a público o esforço de mulheres contemporâneas a Kardec que o auxiliaram na Divulgação do Espiritismo, bem como a dificuldade de ser mulher e espírita no período da codificação espírita.

Ressaltou-se também na oportunidade a conduta de madame Kardec, bem como das mulheres de nossa época que tanto contribuíram e contribuem para a divulgação da Doutrina Espírita, como Célia Xavier Camargo, Sandra Della Pola, Sandra Borba, Nadyr Dutra e Dulce Gonçalves, entre tantas outras tão importantes nesta seara da codificação espírita. A palestra da noite ficou a cargo da palestrante Ivonne Csucsuly, de Maringá, com o tema; “O Espiritismo e a reforma íntima”, na qual a expositora lembrou que o verdadeiro espírita se reconhece pela sua transformação moral .

Na quarta feira, 25, tivemos a presença sempre marcante de Izaias Claro (foto), de Oswaldo Cruz-SP, que apresentou o seminário “O Espiritismo como roteiro para a felicidade” e, à noite, palestra sobre o tema “Ama-te”, assuntos atuais e importantes para o dia a dia, explanados com maestria e alegria, que encantaram o público.

No dia 26 de julho o seminário ficou a cargo de Antonio José Saviani da Silva, Sérgio Neme e Sávio Lemos, com a temática “Lei Divina x Lei Natural”, apresentado com profundidade filosófica e religiosa pelos expositores. A palestra da noite foi proferida pela médica Jane Martins Vilela, de Cambé, que encantou a todos, impregnando no público as belíssimas passagens do Mestre, permeadas com a música do Vocal Dulce Gonçalves e do violino de Matheus Vilela.

Na sexta feira, 27, apresentou-se o cineasta Oceano Vieira de Melo, que trouxe para o seminário um documentário sobre o tema “A sétima arte e o Espiritismo” e, à noite, o tema “O filme que ensina e moraliza”.

No encerramento da Semana Cultural Espírita, nos dias 28 e 29, o público pôde ouvir e sentir a palestra musicada com Paula Zamp (foto), que examinou com o seu canto os temas “Brilhe a vossa luz” e “Jesus é a luz que nos guia à regeneração”, incrementando o nosso coração com a beleza de suas canções e o encanto de sua voz. 

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita