Entrevista

por Orson Peter Carrara

Fundada pela Associação Chico Xavier, funciona na Web a Rádio do Chico

Pedro Paulo Tonin (foto), espírita desde 2002, é natural de Bauru (SP), onde também reside. Com formação em Letras e barbeiro de profissão, nosso entrevistado vincula-se a três instituições da cidade, na qual preside atualmente a Associação Chico Xavier para Divulgação Espírita. Na presente entrevista ele nos fala sobre o trabalho realizado pela citada instituição e sua principal criação: a Rádio do Chico.

Quando foi fundada a Associação Chico Xavier e qual a sua principal finalidade?

Ela foi fundada em 8 de junho de 2005. Nosso papel fundamental é a utilização dos meios de comunicação social para propagação dos princípios da doutrina espírita e outros valores morais.

Nesses anos todos, que experiência maior pode dizer foi a mais acumulada?

Há 5 anos promovemos a Feira do Livro Espírita no Shopping da cidade de Bauru. Saímos das casas espíritas e levamos até a comunidade uma maior possibilidade de encontro com a literatura espírita, envolvendo toda a comunidade local, espírita e não espírita. Promovemos também uma banca de livros (sebo) em uma das maiores feiras livres de Bauru. Essa experiência nos torna próximo ao contato com o outro, de uma forma simples, acolhedora e fraterna num ambiente comum.

Nos projetos em andamento, qual se destaca?

Neste momento, além da Feira de Livro Espírita 2018, realizada em abril no Boulevard Shopping-Bauru, tivemos o lançamento da nossa Rádio Web – “Rádio do Chico”, um espaço para unir todas as casas espíritas, amigos e palestrantes em volta do mesmo propósito cristão: divulgar, acolher e aprender com os ensinamentos que estarão disponibilizados numa programação voltada para o bem. “O BEM FAZ BEM”.

De que forma a Associação Chico Xavier influenciou a divulgação espírita em sua cidade e na região?

A ACX realiza várias atividades voltadas à divulgação. Eventos transmitidos ao vivo de diversos palestrantes do movimento espírita. Quando Divaldo Franco esteve presente em nossa cidade, tivemos mais de 20.000 acessos em nossa página do facebook.

Estamos aumentando a nossa forma de transmissão ao vivo pelas redes sociais, assim como contribuímos com a distribuição do jornal “A Tribuna do Espiritismo” a todas as casas da USE Bauru e região.

Das lutas e planejamentos da ACX, qual lembrança lhe foi mais marcante?

Para manter financeiramente a nossa entidade espírita, fundamos um brechó em um imóvel cedido por um amigo da Associação.  O brechó recebeu o nome carinhoso de “BreChico”. É um espaço aberto semanalmente para venda de roupas, calçados e móveis. O BreChico, atualmente, está regularizado perante os órgãos competentes para o funcionamento. Atendemos a população com vendas com preços acessíveis e também promovemos doações às famílias em estado de vulnerabilidade social.

Quais são da ACX as perspectivas de futuro?

Nossa atenção está voltada para a Rádio do Chico (web rádio). Com isso, apoiar a divulgação local do movimento espírita e construir uma grade de programação voltada para estudo, música e arte, com o propósito de fortalecer as palavras, as atitudes e os pensamentos através dos ensinamentos da doutrina.

A ACX tem sede própria?

Não. Ela funciona em um prédio do Centro Espírita Luz Divina, sob o regime de comodato. Nossas reuniões são semanais (reunião mediúnica, de estudos e administrativo).

A adesão como sócios é limitada ou aberta a colaboradores externos?

A adesão é aberta para parceiros e amigos que queiram colaborar em nossas frentes de trabalho.

Para quem quiser colaborar, qual a forma e contatos disponíveis?

Através das redes sociais, pelo nosso site - www.radiodochico.com.br - ou pelo telefone 14-3241-1857.

Suas palavras finais.

Desejo compartilhar a alegria que sinto nas muitas ações voluntárias às quais me dedico. Servir é o que me impulsiona a estar dentro do movimento espírita, faz com que eu aprenda a olhar para dentro de mim e buscar ânimo para as mais diversas situações e assim posso olhar para outro e ser útil ao próximo no caminho da verdade que confio ter sido transmitida por Jesus.


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita