Internacional
por Eduardo dos Santos

Ano 12 - N° 563 - 15 de Abril de 2018


 

Punta del Este foi o palco do 1º Congresso Latino-Americano de Medicina e Espiritualidade


Os dias 16, 17 e 18 de março de 2018 foram o marco do 1º Congresso Latino-Americano de Medicina e Espiritualidade realizado na cidade de Punta del Este, Uruguai. O evento ocorreu nas instalações do elegante hotel Jean Cleavert.

Várias entrevistas de televisão e rádio foram realizadas nos dias que antecederam o Congresso, com o objetivo de informar e convidar as pessoas, o que resultou em mais de 270 congressistas que se reuniram para compartilhar palestras de representantes médicos de vários países da América Central e do Sul: Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia e Panamá.

O evento foi organizado pela FEU  - Federação Espírita Uruguaia, sob os auspícios da AME Internacional e apoiado pelas entidades AME-Brasil, AME-Argentina, AME- Colômbia e AME-Panamá, assim como pelos médicos espíritas chilenos. Outras três AMEs brasileiras estiveram representadas no evento:  AME-Livramento, AME- Minas Gerais e AME-Osasco (SP).

Na sexta-feira, dia 16, às 19 horas, foi aberto o Congresso, formando a mesa representativa com todos os palestrantes e autoridades presentes. Dr. Fabio Villarraga, como secretário de AME Internacional, apresentou uma saudação da presidente da AME Internacional, Dra. Sonia Doi, a todos os presentes, e Dra. Maria de la Gracia Ender, do Panamá, proferiu a conferência de abertura com o tema Medicina e Espiritualidade, perante um público aproximado de 400 pessoas, que lotaram o auditório.

Ainda no dia 16 de março, após a conferência de abertura do Congresso, uma reunião com todo o pessoal da área de saúde foi realizada, com o intuito de projetar um resumo histórico e atual das metas, objetivos e atividades da Associação Médico-Espírita Internacional, após a qual houve várias intervenções dos membros dos AME presentes e perguntas do público que foram amplamente atendidas. O Dr. Renato Perurena, médico líder uruguaio, prometeu continuar tendo contato com todos, com o objetivo de formar um núcleo de estudo médico visando a uma futura AME uruguaia. 

Na noite de 17 de março, uma segunda reunião foi realizada e dessa vez a sós com membros que representavam as AMEs presentes: Dr. Gilson Luis Roberto, da AME-Brasil; Dr. Marco Aurelio Vasconcellos, da AME-Livramento; Dr. Andrei Moreira, da AME-Minas Gerais; Dr. Alejandro Vera, da pela AME-Osasco; Dra. Maria de la Gracia Ender, da AME-Panamá; Dr. Daniel Gomez Montanelli, da AME-Argentina; Dr. Fabio Villarraga, da AME-Colômbia, e ainda os representantes médico-espíritas do Chile, Dr. Javier Franco, e do Uruguai, Dr. Renato Perurena.

Sobre a futura AME-Uruguai, o Dr. Renato Perurena, que tem voz e liderança para organizá-la, agradeceu o canal de informações estabelecido com a AME-Livramento para a troca de ideias que serão fundamentais para sua tarefa. Os diferentes temas a serem tratados nessas etapas iniciais foram analisados ​​pelos presentes, nos quais o estudo da doutrina espírita é fundamental para a orientação, com a formação de grupos ou núcleos de estudo para esse fim. Para isso, a Federação Espírita Uruguaia poderá apoiar o curso básico do Espiritismo para todos, utilizando os meios tecnológicos disponíveis, se necessário.

Sobre a programação do 2º Congresso Latino-Americano de Medicina e Espiritualidade, todos acordaram em que o evento se realizará no Chile em 2020, sob a responsabilidade dos médicos espíritas chilenos Javier Franco e Angelica Bedoya, apoiados pelo movimento espírita chileno e, claro, pela AME Internacional. A notícia foi divulgada na cerimônia de encerramento deste primeiro congresso, quando os participantes foram convidados a comparecer.

Destaque-se que se instalou uma feira de livros durante os três dias do congresso, a qual despertou o interesse dos participantes pela literatura espírita e médico-espírita.

 

Eduardo dos Santos é vice-presidente da Federação Espírita Uruguaia. 


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita