Cartas

Ano 11 - N° 559 - 18 de Março de 2018

De: Gilmar Rodrigues (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 9 de março de 2018 às 22:10:23

Qual a relação entre forma pensamento e mediunidade?

Gilmar

 

Resposta do Editor:

É íntima e direta a relação entre pensamento e mediunidade, visto que, conforme ensinamento bastante conhecido de André Luiz, “a mente permanece na base de todos os fenômenos mediúnicos”.

Como Kardec registrou em O Livro dos Médiuns,  é pela irradiação do seu pensamento que os Espíritos se comunicam com os encarnados.

No estudo que fez acerca da obra Nos Domínios da Mediunidade, de André Luiz, Martins Peralva escreveu: "Para que um Espírito se comunique é mister se estabeleça a sintonia da mente encarnada com a desencarnada. Essa realidade é pacífica. É necessário que ambos passem a emitir vibrações equivalentes; que o teor das circunvoluções seja idêntico; que o pensamento e a vontade de ambos se graduem na mesma faixa".

Em face do exposto, caso o médium queira manter relações com Espíritos de grande elevação, terá de adquirir um padrão mental igualmente elevado, o que somente é possível com o cultivo de bons atos, bons sentimentos e – obviamente – bons pensamentos.

 

De: Tania Mara Costa Chiferi (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 9 de março de 2018 às 15:24:33

Qual a diferença entre Radiação e Irradiação (fluídica)?  Por favor, dê alguns exemplos.

Tania Mara

 

Resposta do Editor:

A questão proposta pela leitora é o tema da seção O Espiritismo responde publicada nesta mesma edição. Para acessá-la, clique neste link

 

De: Mariza Ferreira (Conselheiro Lafaiete, MG)

Quinta-feira, 8 de março de 2018 às 18:48:44

Como a doutrina espírita explica o que está na Bíblia católica sobre a Síria? Estão enviando no face trecho onde fala da destruição da Síria. Gostaria de obter essa informação para repassar a meus amigos e para meu entendimento.

Mariza

 

Resposta do Editor:

Desconhecemos o assunto contido na mensagem acima, razão pela qual não podemos atender à solicitação da leitora.

 

De: Simone Lima (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 14 de março de 2018 às 08:05:06

Bom dia!

Gosto do conteúdo que este site nos proporciona. Achei genial a disponibilização do ESE em formato aleatório!

Hoje gostaria de fazer um pedido: Vocês teriam o endereço eletrônico ou telefone de contato do professor Gerson Sestini?

Agradeço!

Att

Simone Lima

 

Resposta do Editor:

Não temos os contatos do professor Gerson Sestini, os quais poderão ser obtidos na instituição em que ele atua ou atuava até recentemente: Consolador – Comunidade Espírita Cristã, com sede na rua Cinco de Julho, nº 276 – Copacabana, Rio de Janeiro. Eis o website da instituição: https://goo.gl/rvBtAF

 

De: Dirigente Espírita Newsletter (São Paulo, SP)

Quinta-feira, 8 de março de 2018 às 06:39

Assunto: Seminário abre comemorações do sesquicentenário d´A Gênese

A agenda comemorativa do sesquicentenário da quinta obra do pentateuco kardequiano em solo paulista foi aberta no último 4 de março com o seminário “150 Anos de A Gênese – Um Resgate Histórico”, com a presença de Simoni Privato Goidanich e outras lideranças espíritas, no Brasil e no mundo.  O Encontro reuniu cerca de 500 participantes e foi acompanhado por milhares de internautas, no Brasil e no mundo.

Simoni apresentou resultados de suas pesquisas em torno dos episódios que envolvem a quinta edição de A Gênese, as quais demonstram, à luz dos fatos, que ela contém adulterações ao texto original das quatro primeiras edições francesas, que foram legalmente registradas pelo Codificador.

Várias entidades fizeram-se representar no encontro, incluindo Federação Espírita Uruguaia, Confederação Espírita Pan-Americana; Federativas do Amapá, Amazonas e Minas Gerais; e representantes da Associação Jurídico-Espírita nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, além da presidente da Abrape, Ercília Zilli, e Astrid Sayeg, do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (IEEF).

O presidente da Confederação Espírita Argentina, Gustavo Martínez, justificou a ausência em carta dirigida à presidente da USE, Julia Nezu. Nela, Gustavo reforça a relevância do trabalho de Simoni Privato, que ele já fez chegar também ao conhecimento do Conselho Espírita Internacional.

Segundo o presidente da CEA, o livro El Legado de Allan Kardec responde a sua pergunta: Qual o texto definitivo de A Gênese? Que texto devemos traduzir e estudar? E com base nos resultados de suas pesquisas, Gustavo Martínez fez a tradução de La Genèse - Les Predictions e Les Miracles selon Le Spiritisme, ao espanhol, a partir do texto original de Allan Kardec

Com base no exemplo argentino, outros países na América Latina e Europa já iniciaram o trabalho de resgate de A Gênese, com base nas quatro primeiras edições francesas. As repercussões continuam nas redes sociais, com muitas manifestações de apoio à iniciativa. O vídeo já está disponível no Youtube.

O livro de Simoni Privato - O Legado de Allan Kardec - em português, está à venda na Livraria da USE e também nas distribuidoras Boa Nova e Candeia.

O preço de capa é 38 reais. Aos órgãos de unificação, há descontos. Mais informações na Secretaria - use@usesp.org.br ou no telefone 11 2950-6554. Pedidos também podem ser feitos nas páginas da USE e do CCDPE  (www.ccdpe.org.br).

Dirigente Espírita

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 8 de março de 2018 às 05:35

Assunto: Lógica e bom senso.

Que dizer da compreensão um tanto quanto fragmentada quando o assunto é Vida imortal do Espírito? Muito se tem falado em Espírito, Alma, Planos Espirituais, Umbral, Sombras, Trevas, Colônias, mas, vivendo na Terra onde nossos limites são tão limitados, como absorver os livros que nos comungam tais realidades se em nós ainda reside a dúvida a envolver nossos sentimentos os mais religiosos?

Ainda no prefácio do livro “No Mundo Maior”, Emmanuel nos coloca em meditação quanto ao assunto. Vejamos: “A lógica e o bom-senso nem sempre se compadecem com argumentos teológicos imutáveis”. Devemos considerar aqui que nem sempre a lógica nos escaninhos da razão tem a sua apresentação aceitável principalmente quando interpretamos mal a Misericórdia Divina. Temos limites sentimentais, sim, em que nem tanto o que falamos em público se nos é garantia para testificar a fé que ainda não possuímos.

Verdadeiramente, em tais situações, o homem probo de princípios cristãos procura exemplificar-se em algo que acredite ser o caminho certo para as suas inspirações religiosas. Nada tão valioso. Mas será até onde este mesmo homem pode estar certo ou não? No segundo caso, na negativa, como ele poderá chegar nessa conclusão se almeja para si os mesmos princípios esposados por grandes líderes religiosos?

Aí é que entra o bom senso dito tão explicitamente pelo mentor acima por mim mencionado. Decerto que, se estamos numa embarcação que sabemos irá naufragar em mar revolto, de fato deveremos nos resguardar para que não nos afundemos com ela. Trocando em miúdos, a nossa consciência nos alerta dos perigos à nossa volta. Agora, a nossa fé será a boia salvadora que a pegaremos ou não segundo a nossa convicção de que mesmo sem ela iremos sair a salvos da tormenta dos instintos.

Ledo engano para muitos que assim pensam, pois que nem sempre razão e lógica pode ser entranhadamente aceitas sem que a consciência possa ser bem mais absorvida nos seus arcanos espirituais.

Por isso é bom para todos nós arguirmos nossas intenções mesmo aquelas mais louváveis para nós. O sentimento muitas vezes se extravia a trilhas onde encontraremos sempre as sombras dislexias a nos fazer tropeçar e cair. E nessas quedas, levantar e seguir em frente pode ser uma jornada sem êxito quando não estamos preparados para falarmos o que realmente deveríamos praticar.

Exemplo a ser seguido demanda conhecimento de causa, renúncia de sentimentos, coragem a ser publicamente assumida na hora do nosso testemunho.

Será que estamos prontos para esse passo tão significante em nossas vidas, Leitor Amigo?

Aécio César

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)

Sexta-feira, 9 de março de 2018  às 06:18

Assunto: Planificação e elaboração de palestras

Veja no link abaixo, do site APRENDIZADO ESPÍRITA.NET, um resumo didático sobre como PLANIFICAR, ELABORAR e APLICAR uma PALESTRA ESPÍRITA.

Com ROTEIROS, MAPAS MENTAIS, GLOSSÁRIO e DICAS. Confira: clique neste link

ACGuimarães

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Sábado, 10 de março de 2018 às 22:53

Olá, Caros amigos. Saudações Kardequianas!

Fechando o ciclo:

- Comemoração - 150 anos de A Gênese - O Resgate Histórico de A Gênese (Adulteração da obra de Allan Kardec)

- Com o lançamento da obra... O Legado de Allan Kardec de Simoni Privato... Que pode ser adquirido na Editora Mundo Maior....

Um evento ocorrido... Em São Paulo... Tendo um público de mais de 500 pessoas... Com vastas repercussões nos meios espíritas... Aonde a Simoni.. Trazendo provas documentais... De fontes ilibadas...

Estamos trazendo um breve resumo... Do Seminário.. Através de um vídeo do Youtube... E de personagens que vem reforçar este tema... JUNTAMENTE COM AS FOTOS DESTE SEMINÁRIO...

Colocamos a posição da FEB... SOBRE ESTA QUESTÃO!!!

Pedimos que os amigos possam ir a página para acompanhar as grandes lutas que foram travadas...

LINK: clique aqui

E se quiserem adquirir a obra O LEGADO DE ALLAN KARDEC - SIMONI PRIVATO...

Link: Mundo Maior

No Canal Espírita Jorge Hessen

Atualizamos... Seminário: 150 anos de A Gênese - O Resgate Histórico com Simoni Privato Goidanich (Na íntegra)

Link: vídeo

Sendo assim a luta segue.

Fiquem com Deus.

Wanderlei

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita