Questões vernáculas

por Astolfo O. de Oliveira Filho

Um leitor pergunta-nos:

– O vocábulo “que” é uma conjunção ou um pronome?

A resposta a essa pergunta é mais complexa do que parece à primeira vista, em face das inúmeras funções que a palavra “que” pode assumir em uma frase.

São nove as funções do “que”:

1. Preposição – Quando, equivalendo à preposição “de”, liga dois verbos. Exemplo: Temos que viajar logo.

2. Advérbio – Quando, equivalendo à palavra “quão”, se liga a um advérbio ou a um adjetivo, para intensificar a expressão. Exemplo: Queestranho é esse som!

3. Substantivo – Quando, equivalendo a “coisa”, ocupa o lugar de um substantivo de sentido genérico e é, então, acentuado e precedido de artigo ou palavra adjetiva. Exemplo: Ela tem um quê encantador.

4. Interjeição – Quando exprime, de forma sintética, uma emoção ou um estado interior e é acentuado. Exemplo: Quê! Jamais renunciarei!

5. Partícula expletiva – Quando, sozinho ou na locução “é que”, não tem função sintática na frase. Exemplos: Quantas bobagens que fiz na vida! O João é que acendeu o fogo.

6. Conjunção – Quando estabelece relação entre duas orações, caso em que o “que” pode funcionar como conjunção subordinativa ou coordenativa. Exemplos: Imagino que tudo correu bem. Desejo que não mudem nada. Anda que anda e nunca chega a lugar nenhum.

7. Pronome relativo – Quando liga duas orações, reportando-se a um termo da oração antecedente, caso em que equivale a “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”. Exemplos: Visitei a casa que comprei na semana passada. Aqui estão os contratos que você deve assinar. Acabei de falar com o rapaz que pintou nossa casa.

8. Pronome substantivo indefinido – Quando, equivalendo a “que coisa”, funciona como núcleo de uma função peculiar a um substantivo: sujeito, objeto etc. Exemplos: Que aconteceu? Esse doce é feito de quê?

9. Pronome adjetivo indefinido – Quando antecede um substantivo, na função de adjunto adnominal. Exemplos: Que inverno enfrentamos! Quepaís é esse?



 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita