O Espiritismo responde

por Astolfo O. de Oliveira Filho

A leitora Rosana Caruso, numa mensagem publicada na seção de Cartas desta edição, escreveu-nos:

Em reunião de estudo de mediunidade foi psicografada uma carta, a princípio, de um bebê recém-nascido, que se encontra na UTI por ter nascido um pouco antes do tempo e apresentar síndrome de Down. A carta tem muita lucidez e rogava ajuda para a família, que estava apresentando uma dificuldade muito grande em aceitar a situação. A família frequenta o mesmo centro onde a carta foi redigida. Como é um grupo de estudos da mediunidade, houve um questionamento sobre a possibilidade desse espírito ter essa condição tão lúcida de escrever. Gostaria, se possível, de maiores comentários a respeito desse caso.

A questão proposta envolve dois aspectos relacionados com a prática mediúnica: a) comunicação mediúnica entre pessoas vivas, isto é, encarnadas; b) comunicação mediúnica feita por crianças, encarnadas ou não.

A resposta nos dois casos é afirmativa: 1) O intercâmbio mediúnico pode dar-se entre duas pessoas encarnadas. 2) Crianças, encarnadas ou desencarnadas, podem perfeitamente comunicar-se mediunicamente.

O fundamento para tal conclusão encontramos em três obras: O Livro dos Médiuns (Allan Kardec), Comunicações mediúnicas entre vivos (Ernesto Bozzano) e Manifestações de Espírito de pessoa viva (Em que condições elas ocorrem), de Paulo da Silva Neto Sobrinho.

No capítulo XXV – Das evocações, item 284, d´O Livro dos Médiuns, Allan Kardec oferece-nos as seguintes informações relativas ao tema:

37. A encarnação do Espírito constitui obstáculo absoluto à sua evocação?

“Não, mas é necessário que o estado do corpo permita que no momento da evocação o Espírito se desprenda. Quanto mais elevado for em categoria o mundo onde se acha o Espírito encarnado, tanto mais facilmente ele virá, porque em tais mundos os corpos são menos materiais.”

38. Pode-se evocar o Espírito de uma pessoa viva?

“Sim, visto que se pode evocar um Espírito encarnado. O Espírito de um vivo também pode, em seus momentos de liberdade, se apresentar sem ser evocado, dependendo da simpatia que tenha pelas pessoas com quem se comunica.”

39. Em que estado se acha o corpo da pessoa cujo Espírito é evocado?

“Dorme, ou cochila; é quando o Espírito está livre.”

No prefácio do livro de Ernesto Bozzano a que nos reportamos, J. Herculano Pires escreveu:

Ernesto Bozzano apresenta nesta obra um dos seus estudos mais lúcidos e mais pertinentes sobre a natureza dos chamados fenômenos psi. Tratando das comunicações mediúnicas entre vivos, demonstra que o psiquismo independente da criatura humana é o mesmo e age da mesma maneira nos fenômenos anímicos (ou mentais, como são hoje classificados) e nos fenômenos espíritas. Vai além, demonstrando que a simples admissão do extrassensorial prova que o psiquismo humano não pode ser reduzido às funções orgânicas. Se podemos ter percepções e comunicar-nos sem o intermediário habitual dos sentidos físicos é porque não somos somente materiais. 

O livro de Bozzano foi objeto de estudo metódico e sequencial nas edições 491 a 517 desta revista. Para ler a primeira parte do estudo, publicada na edição 491, clique neste link

O assunto foi, de igual forma, o foco específico do e-book Manifestações de Espírito de pessoa viva (Em que condições elas ocorrem), de Paulo da Silva Neto Sobrinho, publicado pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, que os interessados podem baixar gratuitamente clicando neste link

Com relação à manifestação de crianças, Paulo Neto apresenta em sua obra três casos, adiante reproduzidos:

Caso 1

Da Revista Espírita 1865, mês de janeiro, no artigo intitulado “Evocação de um surdo-mudo encarnado”:

O Sr. Rui, membro da Sociedade de Paris, nos transmite o fato seguinte:

"Conheci, disse ele, em 1862, um jovem surdo-mudo de doze a treze anos, e, desejoso de fazer uma observação, pedi aos meus guias protetores se me seria possível evocá-lo. Tendo a resposta sido afirmativa, fiz vir essa criança em meu quarto, e a instalei em uma poltrona, em companhia de um prato de uva, que se pôs a debulhar com pressa. Coloquei-me, de minha parte, numa mesa; pedi, e fiz a evocação, como de hábito, ao cabo de alguns instantes minha mão tremeu, e escrevi: Eis-me.

"Eu olhei o menino: Ele estava imóvel, os olhos fechados, calmo, adormecido, o prato sobre os joelhos, e tinha parado de comer. Dirigi-lhe as seguintes perguntas:

P. Onde estás neste momento? – R. Em vosso quarto, em vossa poltrona.

P. Queres me dizer por que és surdo-mudo de nascença? – R. É uma expiação de meus crimes passados.

P. Quais crimes, pois, cometeste? – R. Fui parricida.

P. Podes me dizer se tua mãe, que amas tão ternamente, não teria sido, seja como teu pai ou tua mãe na existência da qual falas, o objeto do crime que cometeste?

"Em vão esperei a resposta; minha mão ficou imóvel. Levei de novo os olhos sobre o menino; ele acabava de despertar, e comia avidamente suas uvas. Tendo então pedido aos meus guias explicar-me o que acabara de se passar, me foi respondido:

“Ele te deu as informações que desejavas, e Deus não permitiu que te desse as outras.”

Vejamos o que Kardec coloca em nota:

Nota. – Faremos, de nosso lado, uma outra observação sobre este assunto. A prova da identidade resulta aqui do sono provocado pela evocação, e da cessação da escrita no momento do despertar. Quanto ao silêncio guardado sobre a última pergunta, prova a utilidade do véu lançado sobre o passado. […].

Caso 2

Ainda na Revista Espírita 1860, mês de junho, temos o relato intitulado “O Espírito de um idiota”, cuja evocação aconteceu a 25 de maio de 1860:

Charles de Saint-G… é um jovem idiota de treze anos, vivo, e cujas faculdades intelectuais são de tal nulidade que não reconhece seus pais, e pode, com dificuldade, tomar ele mesmo seu alimento. Há nele parada completa do desenvolvimento de todo o sistema orgânico. Pensara-se que aí poderia estar um interessante assunto de estudo psicológico.

1. (A São Luís.) Quereis dizer-nos se podemos evocar o Espírito dessa criança? – R. Podeis evocá-lo como evocais o Espírito de um morto.

2. Vossa resposta nos faria supor que a evocação poderia dar-se a qualquer momento. – R. Sim; sua alma liga-se ao seu corpo por laços materiais, mas não por laços espirituais; ela pode sempre se desligar.

3. Evocação de Ch. de Saint-G… – R. Sou um pobre Espírito amarrado à Terra como um pássaro por uma pata.

5. Quando o vosso corpo dorme, e que o vosso Espírito se desliga, tendes as ideias tão lúcidas como se estivésseis num estado normal? – R. Quando meu infeliz corpo repousa, estou um pouco mais livre para elevar-me ao céu a que aspiro.

7. Lembrai-vos de vossa existência precedente? – R. Oh! Sim; foi a causa de meu exílio na presente.

8. Qual foi essa existência? – R. Um jovem libertino ao tempo de Henrique III.

13. Em vosso estado de vigília, tendes consciência do que se passa ao vosso redor, e isso apesar da imperfeição dos vossos órgãos? – R. Eu vejo, ouço, mas meu corpo não compreende nem vê nada.

Comentário de Kardec:

Ninguém desconhecerá o alto ensinamento moral que ressalta desta evocação. Ela confirma, por outro lado, o que sempre se disse sobre os idiotas. Sua nulidade moral não se prende à nulidade de seu Espírito que, abstração feita dos órgãos, goza de todas as suas faculdades. A imperfeição dos órgãos não é senão um obstáculo à livre manifestação das faculdades; ela não as aniquila. É o caso de um homem vigoroso cujos membros sejam comprimidos por laços. Sabe-se que, em certos países, os cretinos, longe de serem um objeto de desprezo, são cercados de cuidados benevolentes. Esse sentimento não se prenderia à intuição do verdadeiro estado desses infortunados, tanto mais dignos de considerações quanto seu Espírito, que compreende sua posição, deve sofrer por se ver o resto da sociedade?

Caso 3

Em nota inserida após a questão 57ª do item 284 d´O Livro dos Médiuns, Kardec escreveu:

Uma senhora que conhecemos, médium, teve um dia a ideia de evocar o Espírito de seu neto, que dormia no mesmo quarto. A identidade foi comprovada pela linguagem, pelas expressões habituais da criança e pela narração exatíssima de muitas coisas que lhe tinham acontecido no colégio, mas ainda uma circunstância veio confirmá-lo. De repente, a mão da médium para em meio de uma frase, sem que lhe seja possível obter coisa alguma. Nesse momento, a criança, meio despertada, virou-se várias vezes em sua cama. Alguns instantes depois, tendo novamente adormecido, a mão da médium começou a mover-se outra vez, continuando a conversa interrompida. A evocação das pessoas vivas, feita em boas condições, prova, da maneira menos contestável, a ação distinta do Espírito e do corpo e, por conseguinte, a existência de um princípio inteligente independente da matéria. (Vejam-se, na Revista espírita de 1860, muitos exemplos notáveis de evocação de pessoas vivas.)

Esperamos que as informações acima atendam à expectativa da leitora, a quem lembramos, a título complementar, que a comunicação atribuída ao bebê, caso seja realmente autêntica, pode ter sido transmitida, em nome da criança, por um dos benfeitores que normalmente assistem os recém-nascidos, tendo em vista a importância do conteúdo que a mensagem apresenta.


  
 


 
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