Brasil
por Giovana Campos

Ano 11 - N° 548 - 24 de Dezembro de 2017


 

Lançamento traz cartas respondidas mediunicamente pelo Dr. Bezerra


Uma ideia singela e desejosa de respostas fez com que estudantes da área da saúde pertencentes ao Departamento Acadêmico da AME-Brasil elaborassem, em forma de cartas, suas dúvidas para que fossem respondidas pelo patrono da associação, Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.

Em um trabalho que levou aproximadamente cinco anos, o organizador Marcus Renato Ribeiro, estudante de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, coletou as cartas e, com auxílio de outros acadêmicos, reuniu vídeos que exemplificassem o ideal de um grupo.

Desse trabalho surgiu o livro Cartas ao dr. Bezerra de Menezes.

Marcus Renato Ribeiro falou-nos sobre a origem e o propósito da obra.

Como surgiu a ideia de organizar este livro?

Às vésperas do Congresso Nacional do Departamento Acadêmico de 2012, realizado em Belo Horizonte (MG), o Departamento Acadêmico da AME-Brasil se reuniu em um workshop pré-congresso. Pretendíamos discutir nossas possibilidades presentes, reavaliar nossas ações passadas e planejar nosso futuro. Muitos membros do encontro, naquele momento, estavam chegando ao final do curso, outros ainda lutando para obter uma formação de qualidade, guardavam, cada qual com suas angústias e questionamentos. Recebemos a inspiração do mundo espiritual para que, ao final da reunião, os participantes escrevessem cartas ao dr. Bezerra de Menezes. Mais tarde, ampliamos o convite àqueles que não puderam estar presentes, mas que também esposavam os mesmos anseios e angústias do grupo de jovens acadêmicos espíritas membros do Departamento Acadêmico. As cartas foram entregues e passamos a discutir o futuro daquele material, com muitas ideias na cabeça e, com a orientação segura da dra. Marlene Nobre, fomos aconselhados a esperar que o próprio dr. Bezerra respondesse às cartas, por intermédio do médium dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza, vice-presidente da AME-Brasil. E assim, durante três anos, sem que o médium tivesse qualquer tipo de contato com as cartas, as respostas foram chegando uma a uma, dando forma a essa belíssima obra que nos toca profundamente o coração.

O que foi considerado na elaboração dos textos?

Nós pedimos aos acadêmicos que no momento em que fossem escrever que procurassem um lugar tranquilo, fizessem uma prece, imaginassem-se de frente ao dr. Bezerra e colocassem, então, no papel o que gostariam de dizer a ele. Poderia ser um questionamento, um agradecimento ou o que visse em seus corações. Tivemos várias cartas e 15 respostas. Essas se referem a temas basilares do paradigma médico-espírita e englobam questões acerca de ciência, saúde, biologia, prática médica, espiritualidade, dos pacientes, das escolhas profissionais, práticas integrativas e complementares e muito mais. 

Todos os capítulos tem ao final um QR code. De que se trata?

Os QRs codes desse livro são uma parte muito especial. No decorrer da construção dessa obra observamos que não se tratava somente de um livro destinado aos acadêmicos, mas que se havia tornado um roteiro para todos aqueles que pretendem abraçar o ideal médico-espírita. Nesse sentido, era impossível não pensar naquela que doou a sua vida para a divulgação e materialização desse ideal aqui na Terra. Portanto, ao final de cada capítulo o QR code dá acesso a um vídeo da dra. Marlene Nobre, em que ela fala sobre o assunto do capítulo ou outro tema relacionado. É uma forma de manter vivo em nós o amor e compromisso dela por esse trabalho de Jesus.

O que mais o leitor poderá apreciar nas narrativas contidas nesta obra?

Além da abertura e sinceridade dos acadêmicos, a sabedoria e capacidade de síntese do dr. Bezerra e o amor e eloquência da dra. Marlene, fazem parte também do livro textos de diversos profissionais das AMEs de todo o Brasil que compartilharam suas experiências pessoais e seu conhecimento a respeito dos temas contidos nas cartas, a fim de enriquecer, ainda mais, a obra. Será de emocionar a todos. 
 


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita