Cartas

Ano 11 - N° 533 - 10 de Setembro de 2017

De: Karen Figueiredo (São Paulo, SP)

Terça-feira, 5 de setembro de 2017 às 14:42:46

Estou passando pela Mudança de Consciência e sinto que vivo a vida com pureza e sem maldade. Eu queria entender essa evolução que estou tendo. Num estado de consciência o ser humano não possui mais os seus próprios desejos e vontades? Poderia me explicar?

Karen

Resposta do Editor:

Os seres humanos progridem paulatinamente, uns mais rapidamente, outros menos. À medida que evoluem, seu nível de consciência se amplia. Seria bom que a leitora lesse o tópico intitulado “Os quatro níveis de consciência” constante da matéria intitulada Divaldo Franco: “Vale a pena amar, vale a pena perdoar”, publicada nesta mesma edição. Cremos que ali encontrará resposta para a sua dúvida.

 

De: Fátima S. (Montenegro, RS)

Sexta-feira, 1º de setembro de 2017 às 21:09:42

Gostaria de saber se vocês têm um estudo online baseado na obra do francês Allan Kardec.

Fátima

Resposta do Editor:

Há, sim, em nosso site vários estudos baseados nas obras de Kardec que podem ser lidos e baixados sem custo algum, tanto na parte fixa, quanto em nossas edições semanais. Como todos permanecem on-line, eles podem ser acessados com um simples clique. Os estudos da parte fixa do site podem ser acessados clicando aqui

 

De: Maria Teresa Cavalcanti (Recife, PE)

Terça-feira, 5 de setembro de 2017 às 17:27:56

Aprendemos no Espiritismo que o amor maternal decorre de uma espécie de missão e faz parte das leis da natureza. Se isso é verdade, por que a missão da maternidade nem sempre é um mar de rosas?

Obrigada pela atenção.

Maria Teresa

Resposta do Editor:

A resposta à pergunta contida na mensagem acima é o tema da seção O Espiritismo responde publicada nesta mesma edição. Para acessá-la, clique aqui

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)

Sexta-feira, 1º de setembro de 2017 às 13:29

Assunto: Roteiro de história da filosofia

Na série ANTIGOS LIVROS ESPÍRITAS, trazemos algumas informações sobre o livro acima, de BERTHO CONDÉ, "um historiador da filosofia sob o ponto de vista do Espiritismo", livro esse que teve origem em cursos promovidos pela União da Mocidade Espírita de São Paulo (UMEESP), nos anos 1950.

Confira: eis o link

ACGuimarães

 

De: Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo (SP) 

Terça-feira, 5 de setembro de 2017 às 15:47

Assunto: 4º FEMESBC – Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo.

Amigo leitor, chegou a hora de votar!

Entre em nosso site e vote. O prazo vai até o dia 24 de setembro. As 10 músicas mais votadas irão para a grande final.

Para acessar nosso site, clique neste link

Coordenação do 4º FEMESBC

 

De: Carlos Cesar Barro (São José do Rio Preto, SP)

Quinta-feira, 31 de agosto de 2017 às 10:33:20

Assunto: Especial 467 - Ernest Renan e a relevância do seu legado à luz do pensamento espírita

Ótimo artigo. Junto com Renan também temos outros estudiosos de Jesus dentro de uma ótica mais positivista, como Strauss e outros da escola germânica. Depois veio Albert Schweitzer, músico, médico, filósofo, filantrópico, ganhador do Nobel da Paz por sua obra assistencial médica na África, com sua obra Em Busca do Jesus Histórico. Quem gosta destes estudos não pode perder esta leitura. Um abraço ao articulista.

Carlos Cesar

 

De: Ricardo Fontanna (São Luís, MA)

Segunda-feira, 4 de setembro de 2017 às 14:06:24

De alguns anos para cá tenho notado o número crescente de pessoas HIV, principalmente nas casa espíritas. Elas merecem nosso respeito, apoio, assistência e orientação. E é pensando na orientação e proteção delas, que gostaríamos de saber se a pessoa soro positivo pode fornecer o passe?

Ricardo

Resposta do Editor:

A questão proposta merece atenta reflexão. Pessoalmente entendemos que tais pessoas devem receber o passe, com vistas ao seu fortalecimento fisiopsíquico, mas não ministrá-lo. O assunto é posto, no entanto, à consideração de nossos leitores e colaboradores que desejarem manifestar-se sobre o tema.

 

De: Wilson Garcia (Recife, PE)

Domingo, 3 de setembro de 2017 à 00:19

Assunto: Entre traças, poeira e páginas rotas

Por diferentes vias e de diversas maneiras, chegaram-me às mãos ao longo dos últimos 50 anos uma quantidade considerável de livros, revistas e documentos importantes para a história do espiritismo, livros em boa parte esgotados e alguns até mesmo ignorados do público, bem como as referidas revistas. Dei início à publicação das respectivas resenhas com o trabalho sobre a Revista Metapsíquica, como forma de desincumbir-me deste que considero um compromisso público, uma vez que formo entre aqueles que entendem que nada que seja de interesse público pode ficar retido sob a rubrica de patrimônio particular; que tudo deve ser disponibilizado, aberta e livremente, ao conhecimento da sociedade, pois que, no fim das contas, a ela de fato pertence. Na sequência, dei conhecimento de outra revista – Verdade e Luz – e, após, iniciei a publicação em separado de resenhas mais extensas de alguns livros cuja importância pedia um destaque especial. Agora, aqui, faço a conclusão do trabalho, publicando sobre aqueles documentos que, de maior ou menor interesse, guardam todos eles a oportunidade de esclarecer, informar ou enriquecer este ou aquele estudioso e pesquisador. Todos estes livros estarão à disposição dos interessados, uma vez que ficarão sob a guarda da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires, que, certamente,  os disponibilizará ao público. A coleção inteira, contudo, dos textos publicados, poderá ser encontrada aqui, neste blog, na página DOCUMENTOS e suas consequentes subpáginas: Revista Ilustração Espírita, Revista Metapsíquica, Revista Verdade e Luz, Opúsculos raros e Livros raros.

Para ler o complemento da matéria acima, clique em expediente on-line

Wilson Garcia
 


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita