Questões vernáculas

por Astolfo O. de Oliveira Filho

Aqui estão mais cinco tópicos extraídos do texto intitulado “50 erros de português que você não pode mais cometer”, publicado napágina Sociedade do jornal O Globo, versão digital, do dia 30/8/2016, ao qual nos referimos nas três últimas edições:

16. Demais/De mais

Na maior parte dos casos, emprega-se o advérbio "demais", que significa excessivamente, muito. Já a locução "de mais" é comparável à expressão "a mais", como em "nem sal de mais, nem de menos". "De mais" também é associada a estranheza: "Não vejo nada de mais naquilo".

17. Em princípio/A princípio

"Em princípio" assemelha-se a "em tese". "A princípio" é como "no início".

18. Uso do hífen

O prefixo terminado por vogal é separado por hífen se a palavra seguinte começar com a mesma vogal ou H. Caso contrário, sem hífen. Exemplos: autoescola, micro-ondas, semianalfabeto, autoestima.

19. Tachar/Taxar

"Tachar" significa "denominar, chamar de, considerar". Já "taxar" é impor uma taxa ou imposto. Portanto, contextos diferentes.

20. Através de/Por meio de

Expressões com significados distintos. "Através de" expressa a ideia de atravessar, indica um movimento físico. "Por meio de" é semelhante a "por intermédio de" e se relaciona a "instrumento para a realização de algo". Portanto, ao começar um e-mail, por exemplo, o correto é "Venho por meio deste", e não "Venho através deste".

 

*

Caso o leitor queira ler o texto tal como foi publicado pelo jornal O Globoclique aqui



 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita