Cartas

Ano 11 - N° 517 - 21 de Maio de 2017

De: Joaquim Balsas (Lisboa, Por-tugal)
Terça-feira, 16 de maio de 2017 às 21:27:41
Saudações espíritas:
Sendo v/leitor assíduo, há bem pouco tempo li na net em vários locais que o Dr. Bezerra de Menezes, enquanto Presidente da FEB, defendeu a im-plantação do Roustainguismo em detrimento de Kardec, relegando para 2º plano a Codificação. Não é isto uma contradição num Espírito que se recusou a "subir" para nos acudir e amparar aqui na Terra. Por favor, sou um aprendiz de espírita mas que está a encontrar contradições como o Roustaing, Ramatis etc. Agradecia uma vossa ajuda, e muito obrigado por isso.
Joaquim
 

Resposta do Editor: 

Realmente, o início da íntima relação entre a FEB e “Os Quatro Evangelhos”, obra mediúnica publicada sob a respon-sabilidade de J.-B. Roustaing, teve sim a participação do Dr. Bezerra de Menezes quando encarnado. Curiosamente, em nenhum momento de sua obra como desencarnado Dr. Bezerra (Espírito) men-ciona a referida obra, ao passo que enaltece a importância da obra de Kardec e até utilizou um neologismo – kardequizar – em uma conhecida frase: “Kardequizar é a legenda de agora”, constante da mensagem “Kardec e Vida”, publicada no livro Vereda de Luz, psicografado por Francisco Cândido Xavier no ano de 1990.

Ensina o Espiritismo que muitas pessoas, quando no plano espiritual, costumam retificar por completo as ideias que cultivavam quando encarnados, logo que percebem o engano que eventualmente hajam cometido. Certamente esse teria sido o caso ocorrido com o notável e querido Benfeitor, a quem os espíritas do Brasil estimam muito.
 

 

De: José Lucas (Óbidos, Portugal)
Domingo, 14 de maio de 2017 às 16:01:11
Assunto: Especial 516 - Passe espírita é tema de pesquisa em universidade mineira
Excelente artigo, parabéns.
Seria possível ter acesso ao estudo em PDF, pois é uma área que estudo e pesquiso há anos, e do qual tenho feito palestras?
Muito obrigado.
José Lucas

Resposta do Editor:

Esta revista não teve ainda acesso ao texto da pesquisa. Seria interessante aos interessados que mantenham contato com a autora da matéria, jornalista Giovana Campos, que certamente poderá informar como obtê-lo. Eis seu endereço na Web: giovana@ccbeunet.br
 

 

De: Marthinha Rios Guimarães (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 10 de maio de 2017 às 14:27
Caros companheiros,
Segue link da edição maio/junho da Revista Digital Integração, da USE Regional SP. Pedimos que, após lei-tura, caso achem interessante, di-vulguem para seus contatos. A RD Integração tem como objetivo pro-mover reflexões sobre a Doutrina Es-pírita e, ainda, divulgar assuntos de interesse do movimento espírita. No site da USE Regional SP (useregionalsp.org.br) é possível en-contrar TODOS os números já publicados. Vale a pena conferir!
Edição de maio/junho 2017: clique aqui
Abraços.
Marthinha
USE Regional SP

 

 

De: João Madeira Neto (Auckland, New Zealand)
Segunda-feira, 15 de maio de 2017 às 08:51:58
Assunto: Especial 516 - Passe espírita é tema de pesquisa em universidade mineira
Estudo sério e consistente. Foi man-dado para revista internacional?
João Madeira

 

 

De: Flávio Vasconcellos (Conse-lheiro Lafaiete, MG)
Segunda-feira, 15 de maio de 2017 às 10:12:17
Assunto: Especial 516 - Passe espírita é tema de pesquisa em universidade mineira
Pesquisa interessante, não só mos-trando como o passe é benéfico como também a oração, não importando a distância. Achei interessante a frase "imposição das mãos”. Pois vemos em centros os(as) passistas gesticularem muito sendo que o Cristo era o contrário. Pesquisa muito séria para confirmar o poder que temos quando a nossa vontade é de ajudar o seme-lhante.
Parabéns.
Flávio

 

 

De: Aparecido Paulo (São Paulo, SP)
Terça-feira, 16 de maio de 2017 às 16:14:36
Como tenho observado, ou a maioria das religiões e seus dirigentes são muito espertos, ou as pessoas real-mente são acomodadas e gostam de serem ludibriadas.
Pergunto: Jesus fez mesmo algumas curas e milagres ou ensinou-nos que quem resolve os nossos problemas e cura as nossas dores e enfermidades, somos nós mesmos, procedendo numa vida regrada e responsável?
Abraços.
Paulo
 

Resposta do Editor

Que Jesus fez inúmeras curas e deter-minados prodígios que a Igreja chama de milagres, cremos que não padece dúvida. O assunto é objeto da seção O Espiritismo responde publicado nesta mesma edição. Para ver o texto publicado:  http://migre.me/wDUBl
 

 

De: Carlos de Oliveira (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 10 de maio de 2017 às 18:25:54
O Lugar onde vivo.
Ontem, hoje ou amanhã, penso
Logo, existo
Uma vez mais insisto...
Garantida pelo amor do Pai, Criador
Amorosamente essa vida flui, sem cessar...
Resultado de uma grande paixão, existir...
Ouço a voz do vento a soprar...
Nada pode me abalar, pois sei que sou feliz...
Diretamente do Universo cheguei aqui ressumado...
Estou em viagem pelas esferas des-tinadas ao aperfeiçoamento do ser
Vou buscar a cada instante, a luz do divinal querer
Indo e vindo, com bons pensamentos, buscando saber, seduzida...
Voltando ao ponto de partida, sem temor...
Ouço sempre a palavra AMOR, per-feição absoluta de vida.
Talma

 

 

De: Alexandre Fontes da Fonseca (Campinas, SP)
Terça-feira, 16 de maio de 2017 às 18:35:39
Olá, Paz a todos!
Eu gostaria de fazer um comentário sobre o artigo "Energia, pensamento e vontade", do irmão Wagner Ideali.
O artigo lembra uma importante rela-ção entre os nossos pensamentos e aquilo que eles afetam diretamente, segundo o Espiritismo: os fluidos. Que o irmão Wagner não se magoe, mas temos uma crítica não a ele mas ao uso que se tornou indiscriminado e cego do termo "energia" nos meios es-píritas. Infelizmente, o termo "ener-gia", por mais que seja muito utilizado no meio espírita, está mal empregado. As pessoas simplesmente repetem o que ouvem sem um estudo mais aprofundado. O resultado é fornecer munição aos críticos, ao demonstrar falta de estudo daquilo que escre-vemos e falamos. Infelizmente, o con-ceito de energia não serve como sinônimo de matéria, nem de fluidos.
A equação de Einstein, E = mc2, não reflete a interpretação de que "tudo na natureza é energia". Infelizmente, essa interpretação não é capaz de "encarar a razão face a face" da Física, na atualidade. A equação acima ape-nas diz que a medida de massa de um corpo é proporcional à sua energia interna, isto é, a uma quantidade de energia contida internamente ao cor-po. Essa é a interpretação correta da referida equação. Matéria é um con-ceito de substância enquanto que energia é um conceito abstrato asso-ciado aos sistemas materiais. Matéria contém energia, mas não é energia. Energia não se transforma em matéria nem vice-versa, simplesmente porque em todos os fenômenos conhecidos a energia total se conserva. Referências para quem quiser se esclarecer e não mais expor de modo errado essa relação entre energia e matéria: http://migre.me/wDUCL

http://migre.me/wDUDL
De uma forma geral, falar em "boas energias", por exemplo, não é nenhum pecado. Mas, associar a ação do pen-samento à produção de energia, é um problema de natureza técnica que a recomendação de fé raciocinada do Espiritismo nos convida a refletir e corrigir. O que precisamos distinguir é a matéria densa dos fluidos espiri-tuais. Estes últimos têm papel em to-dos os fenômenos espíritas.
Cuidemos, pois Kardec disse que o Espiritismo deve "caminhar de par com o progresso" (Gênese, cap. I, item 55), então precisamos estudar com profundidade o que a Ciência en-tende por todos esses conceitos mo-dernos que utilizamos.
Abraços fraternais,
Alexandre
 




 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita