WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 1 - N° 51 - 13 de Abril de 2008

FABIANO HENRIQUE
fabhenrique@bol.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)
  

Esperantista é convocado para trabalhar nos Jogos Olímpicos

 

Alheio aos protestos pela emancipação do Tibet, um esperantista inscreveu-se como voluntário para os Jogos Olímpicos de Pequim. Conforme informou o site Libera Folio, Zhong Sheng, de 52 anos, decidiu colaborar na organização do evento. Para tanto, declarou no ato de inscrição que o esperanto é sua língua de trabalho. Autoridades da província de Jiang entraram em contato com o voluntário, que ficou surpreso ao receber a notícia de sua convocação. Zhong Sheng irá trabalhar no local das competições de esgrima. O fato causou grande repercussão na comunidade esperantista chinesa, motivando a criação de uma campanha de divulgação do idioma durante as Olimpíadas.

 

Congresso Brasileiro de Esperanto é tema de entrevista na Polônia

 

O esperantista brasileiro Wandemberg Ribeiro Morais (foto)   foi entrevistado no programa radiofônico Varsovia Vento. O principal assunto da conversa foi o congresso brasileiro de esperanto deste ano. Wandemberg, que é presidente da comissão organizadora do evento, aproveitou a oportunidade para convidar o público ouvinte para visitar a capital cearense,  a  fim  de  participar  do  conclave.  A  íntegra  da

entrevista pode ser ouvida no endereço: www.viavento.republika.pl/esperante.htm.

 

Jornal carioca divulga o esperanto

 

O jornal O Sol Nascente, do Rio de Janeiro, estampa mensalmente a coluna Esperanto em Marcha. Assinaturas e informações pelo telefone (21) 2404-1791 ou pelo correio eletrônico osolnasc@uol.com.br.

 

Heróis invadem revista de esperanto

 

Foi anunciado o lançamento da edição deste mês da revista Brazilei. O periódico é editado pela seção brasileira da Liga Internacional de Professores de Esperanto. O destaque da capa é a matéria sobre a invasão dos heróis de histórias em quadrinho. Encomendas e informações no endereço www.ileibr.org.


Cidade italiana utiliza oficialmente a língua internacional

 

Mais uma cidade adota a língua internacional. A Prefeitura Municipal de San Vittore del Lazio, na região central da Itália, anunciou a publicação do site oficial em esperanto. O trabalho de tradução foi realizado pelo esperantista Giuseppe Valente. No portal estão disponíveis informações institucionais, econômicas e culturais sobre a cidade. O endereço é www.prolocosanvittore.it.

 

Portal divulga jogos e passatempos em esperanto

 

Um site com jogos e passatempos em esperanto: esta é a proposta do portal Pepere. Desde 2004, mais de 30 mil pessoas acessaram a página, que acabou por se tornar uma comunidade de fãs e amigos. São utilizadas 27 línguas, dentre as quais o idioma criado por Zamenhof. O portal está localizado no endereço www.pepere.org.

 

Coral completa 25 anos divulgando o esperanto

 

O grupo musical COROUDEB completou 25 anos de atividades. Idealizado pelo comunicador Givanildo Costa, o coral tem como meta divulgar o tríplice ideal Evangelho-Espiritismo-Esperanto. O ponto alto da carreira foi o lançamento do CD La Espero, com canções em português e na língua internacional neutra. A passagem do jubileu de prata foi comemorada no último domingo,  dia  6  de  abril,  no  bairro  carioca  de Padre

Miguel. Mais de 100 pessoas compareceram. Diversos artistas do movimento espírita fluminense marcaram presença.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita