WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 1 - N° 51 - 13 de Abril de 2008

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena (Áustria) 

 

Caminhando com a evangelização na Europa

Espanhóis, holandeses e belgas voltam sua atenção para a importante tarefa da evangelização infanto-juvenil, algo considerado sem importância até pouco tempo atrás

É gratificante e animador acompanhar o crescente interesse dos espíritas na Europa pela evangelização espírita infanto-juvenil, tarefa que até muito pouco tempo atrás era considerada inexpressiva e desnecessária pela maioria.

Aos poucos, esse panorama vem se modificando e hoje, a cada seminário que realizamos num dos países da Europa, a participação e o interesse é algo surpreendente.

A Federação Espírita Espanhola, empenhada em divulgar cada vez a evangelização infanto-juvenil no Centros Espíritas, promoveu nos dias 7, 8 e 9 de março, conferências e workshops  a respeito do referido tema. Estiveram presentes em torno de 60 participantes, entre pais, dirigentes e trabalhadores.

Os eventos tinham por objetivo sensibilizar pais, evangelizadores, freqüentadores e dirigentes espíritas quanto à importância de se realizar o trabalho de evangelização da infância e da juventude para a educação integral do ser humano.

Nossa visita à Espanha iniciou-se por Alicante, cidade de inúmeras belezas, e fomos recebida, já no aeroporto, com muito carinho pelos trabalhadores da Sociedad Espiritista Alicantina. O público presente assistiu atento e interessado à conferência e, ao final, alguns minutos foram dedicados a perguntas e respostas. A noite foi repleta de muita fraternidade e intenso desejo de conseguir realizar a tarefa.

No dia 8 de março, Valência era o destino e Salvador Martin, presidente da Federação Espírita Espanhola, foi o responsável pela agradável viagem. A Asociación Espírita de Valencia (Asesva) recebeu a conferencista com um delicioso almoço, que se revelou um momento de grande confraternização. Após o almoço realizamos um pequeno passeio pela cidade, a fim de conhecer o lugar que sediará o próximo Congresso Espírita Mundial, marcado para 2010. 

Dirigentes espíritas, pais e trabalhadores em geral voltaram
a ser crianças para aprender,
juntos, sobre o tema
“Deus Criador”
 

Ficamos muito emocionada em conhecer a cidade que abrigará tão importante evento e desde já recomendamos a presença de todos, pois o local é belíssimo e possui uma atmosfera familiar e contagiante.

À noite, a Asociación Espírita de Valencia recebeu com muita fraternidade os participantes da conferência que, durante todo o tempo, acompanharam com muita atenção o

ALICANTE (Espanha)

HAIA (Holanda)

HAIA (Holanda)

SAN MARTIN (Espanha)

SAN MARTIN (Espanha)

VALÊNCIA (Espanha)

VALÊNCIA (Espanha)

desenvolvimento dos trabalhos. Após o término da exposição, todos puderam fazer perguntas, momento em que houve uma grande troca de experiência. Os companheiros da Asesva, com muito carinho, prepararam um pequeno jantar e todos aproveitaram o momento para estreitar ainda mais os laços de amizade e compromisso perante o trabalho de divulgação do Espiritismo. Foi muito gratificante estar com estes novos amigos.

No dia 9 de março a vez foi de San Martin de Valdeiglesias e, para nós, estar novamente nessa cidade é motivo de muita alegria, já que nos sentimos realmente participante de uma grande família, família essa muito especial.

Os amigos do Centro Espírita Entre el Cielo y la Tierra prepararam um belo almoço, tipicamente espanhol. A casa estava lotada e a alegria estampada no rosto de todos. Foi muito emocionante ver pais, filhos, dirigentes e trabalhadores reunidos para aprender ainda mais sobre esta tarefa de tanta importância que é a evangelização espírita.

O workshop transcorreu ali com animada participação de todos, e o tempo passou sem que percebêssemos. Depois de quase três horas de trabalho e um pequeno intervalo, foi realizada uma pequena aula de evangelização, visando a demonstrar como devemos elaborar e realizar a tarefa. Nesse momento, pais, filhos e amigos tornaram-se nossos evangelizandos, o que tornou o momento muito enriquecedor e divertido. Na atividade de fixação do tema, foram distribuídas massinhas de modelar e foi solicitado que cada um criasse alguns elementos da natureza, tais como peixes, flores etc. Após a tarefa, foram colocados na mesa os mesmos elementos, mas os criados por Deus. Os participantes foram levados, então, por meio de perguntas específicas, a comparar suas criações com as criações divinas, com vistas a verificar qual a diferença existente.

O domingo, como se vê, foi de extrema alegria, quando todos voltaram a ser crianças e puderam, juntos, aprender sobre o tema “Deus Criador”. 

Os presentes conscientizaram-se  de que
a evangelização é a melhor contribuição que
pode ser oferecida ao Espírito encarnado 

No domingo passado, dia 6 de abril, a tarefa se desenvolveu noutro país, a Holanda, onde o Conselho Espírita Holandês também promoveu um seminário sobre a evangelização espírita infantil, com vistas a sensibilizar trabalhadores e dirigentes para a implementação da tarefa, já que essa é uma das prioridades do citado Conselho.

O evento realizou-se na agradável cidade de Haia, e contou com a participação dos espíritas de diversas regiões da Holanda. O dia foi considerado especial pela Espiritualidade superior, pois, contrastando com os dias anteriores, o domingo amanheceu resplandecente, com um sol radiante e um lindo céu azul. Obviamente, todos estavam muito animados e felizes com aquele inesperado dia de sol.

O seminário transcorreu num ambiente acolhedor e fraterno, em que todos puderam entender com clareza a diferença que existe entre instruir e educar, pois, segundo Allan Kardec, “é pela Educação, mais do que pela Instrução que se transformará a Humanidade”.   

Os presentes conscientizaram-se de que a evangelização é a melhor contribuição que pode ser oferecida ao Espírito encarnado em seu processo evolutivo. A criança evangelizada torna-se um jovem digno, transformando-se em cidadão do amor, com expressiva bagagem de luz para toda a vida, mesmo que transitando em trevas exteriores. Já nos dizia Bezerra de Menezes:  “Criança que se evangeliza – adulto que levanta no rumo da felicidade porvindoura”.

Ao final do seminário, os participantes puderam elaborar  perguntas sobre o tema, o que foi aceito com alegria e animação. Devido ao enorme interesse de todos, as perguntas surgiram em grande número e, como o tempo era restrito, as perguntas restantes serão respondidas por nós pelo correio eletrônico.

Com muita emoção e carinho, a dirigente do Conselho Espírita Holandês,  Maria Moraes, agradeceu a presença de todos e, finalizando, colocou-se à disposição dos Grupos Espíritas para  a implementação da tarefa de evangelização infantil na Holanda.

A próxima etapa se desenvolverá na Bélgica, onde a União Espírita Belga promove no próximo dia 26 de abril, em Liège, das 10 às 17h, atividade semelhante. Os interessados em participar do evento belga podem obter mais informações com a confreira Flávia pelo e-mail harpaseternas@hotmail.com.

Vamos caminhando, companheiros, pois o trabalho é urgente e Jesus conta conosco!
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita