WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
O Espiritismo responde
Ano 1 - N° 50 - 6 de Abril de 2008 

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
  

Júlia me pergunta: “Diz O Livro dos Espíritos, na questão 779, que o homem se desenvolve naturalmente, por si mesmo. Como entender esse ensinamento?”

Na citada questão os imortais disseram que o homem se desenvolve naturalmente, por si mesmo, mas nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma forma. E aduzem: É então que os mais avançados ajudam, pelo contato social, o progresso dos outros. Esse é o motivo pelo qual o aperfeiçoamento da Humanidade segue sempre uma marcha progressiva, ainda que morosa.

Segundo os ensinos espíritas, existe o progresso regular e lento que resulta da força das coisas; contudo, quando um povo não avança como deveria, Deus lhe suscita de tempos em tempos um abalo físico ou moral que o transforma.

Lemos nas obras espíritas que muitas pessoas que preferem viver na ociosidade, mesmo quando se encontram no mundo espiritual, despertam para a necessidade de progredir quando vêem que os amigos e os familiares mais queridos aproveitaram o tempo e se adiantaram, enquanto eles permaneceram estacionários. Esse despertamento os impulsiona para a frente, fazendo com que, a longo prazo, se cumpra o princípio de que todos nós chegaremos um dia à perfeição. A diferença está na velocidade desse processo, mas ele acaba tornando-se inevitável porque assim o quer a lei do progresso, instituída pelo Criador.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita