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Raul Teixeira responde
Ano 1 - N° 49 - 30 de Março de 2008

  

– Podem as tendências inatas negativas ser trabalhadas e superadas pelo processo educativo? Até que limite?

Raul Teixeira: Sim, podem, uma vez que o programa educacional bem urdido se propõe a levar o educando a essa superação, já que educar é a arte de formar caracteres, conforme as expressões de Allan Kardec (O Livro dos Espíritos, pergunta 685-a, Nota).

Quanto mais dócil às investidas educacionais é o espírito, mais distante se achará esse limite. Deparar-nos-emos com o limite apresentado pelos indivíduos na faixa em que a educação começar a tocar em áreas íntimas e em situações-problemas que eles não queiram ou não possam modificar, ainda, por fragilidade do caráter.

Na criança tal limite será encontrado, não por iniciativa dela mesma de não querer modificar-se, mas no ponto em que as referidas tendências estiverem profundamente encravadas em velhos vícios, enraizados na individualidade há milênios, carecendo de muito tempo, e, às vezes, mais de uma reencarnação, para serem superadas definitivamente. É claro que a persistente e nobre educação vai diminuindo, com o passar do tempo, a intensidade da dificuldade.

 

Do livro Desafios da Educação, 1a edição,  questão 24, de Camilo, psicografado por J. Raul Teixeira e publicado pela Editora Fráter Livros Espíritas, de Niterói-RJ.
 


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